Início do conteúdo

2022

Reitoria

NuMemCast

Aproveitando a crescente popularidade dos podcasts, o NuMem criou seu próprio canal de podcast batizado de NuMemCast. O canal divulga a história do IFRS por meio de dois tipos de episódios: o Drops, contendo breves trechos da história do instituto; e Entrevista, onde diversas pessoas que fizeram a diferença no IFRS são questionadas sobre os acontecimentos, bastidores e motivações para as decisões que transformaram o instituto na instituição que é hoje.

Link para o NuMemCast

Instagram NuMem IFRS

Com a intenção de resgatar a história e a memória do IFRS para a comunidade, o NuMem desenvolveu seu próprio espaço no Instagram, no qual divulga momentos históricos que envolveram estudantes, servidores e comunidade externa, além de dar visibilidade ao acervo documental e fotográfico do NuMem.

Link para o Instagram

Quando todos aprenderam e todos ensinaram. Experiências da comunidade escolar do IFRS durante a pandemia de covid-19

Projeto coletivo envolvendo os NuMem Locais e Reitoria visando registrar nos 17 campi as experiências da comunidade escolar do IFRS durante a pandemia da Covid-19.

NuMem Ibirubá

Campus Ibirubá: resgatando o passado

Coordenador: Marcus Vinícius da Costa

A história da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica é extremamente importante para uma melhor compreensão dos processos educativos e de formação da sociedade nacional. Lentamente esta Rede foi se constituindo e hoje conta com grande número de Institutos Federais e outros centros educacionais envolvidas num projeto de construção de uma sociedade mais justa, igualitária e participativa. Por tudo isto a história da constituição desta Rede e de seu desenvolvimento deve ser melhor conhecida pela comunidade de Ibirubá e região. O presente projeto se propõe a contribuir com a construção deste conhecimento repensando a questão em torno da memória e do patrimônio histórico do IFRS – Campus Ibirubá.

NuMem Veranópolis

Memorial do Campus Veranópolis – IFRS – Fase 1

Coordenador: Marcos Vinícios Luft

Em meados de 2014, foi implantado no município de Veranópolis – RS, o Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Atualmente, com oferta gratuita de cursos em nível superior e médio integrado ao técnico, além de atividades de pesquisa e extensão, atendendo uma região com mais de vinte pequenos municípios. Movimentos políticos de diferentes agentes interessados na implantação deste Campus, foram, aos poucos, formando parte da história desta instituição. Este projeto visa identificar e organizar notícias, imagens, vídeos, entre outros materiais de divulgação, relacionados ao Campus, sua implantação e história, com vistas ao resgate, a preservação e a valorização dessa iniciativa política, que pretende impactar no desenvolvimento regional. A metodologia, para essa primeira fase do projeto, consiste na identificação de todo material físico e digital sobre o Campus, por meio de matérias publicadas em jornais e sites; fotos e vídeos; documentos arquivados junto ao departamento de ensino e jurídicos da instituição; e outros elementos, objetos e ações que possam ainda ser identificados para fazer parte do acervo a ser preservado para o acesso das futuras gerações.

Tainacan – Acervo digital

05/01/2022 – Principais novidades: Fotografias diversas dos campi (Canoas, Feliz, Ibirubá, Osório, Sertão, Vacaria) – 541 itens atualmente em duas coleções (acervo documental e acervo fotográfico)

18/01/2022 – Acervo da Enoteca Virtual – 1318 itens cadastrados relativos a este acervo. Inaugurada em outubro de 1975, a Enoteca se encontra-se localizada nas dependências da Vinícola-Escola do Campus e possui um acervo de mais de 3000 itens, sendo uma importante referência material da história e memória da Enologia e Viticultura no país, contribuindo também para o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem que envolvam essas áreas. Atualmente o acervo encontra-se sob responsabilidade da equipe do projeto Enoteca Virtual do IFRS. coordenado por Raquel Bondan de Lima a partir de 2020, com apoio do NuMem IFRS Campus Bento Gonçalves.

21/01/2022 – Principais novidades: Informativos do campus Ibirubá, relatórios Comissão Própria de Avaliação (CPA) IFRS (Reitoria), fotografias diversas (Porto Alegre, Osório, Rio Grande, Veranópolis) – 1945 itens atualmente em três coleções (acervo documental, acervo fotográfico, Enoteca Virtual).

10/02/2022 – Principais novidades: fotografias da audiência pública para instalação do campus Veranópolis (ano 2016) – 2012 itens atualmente em três coleções (acervo documental, acervo fotográfico, Enoteca Virtual).

14/03/2022 – Principais novidades: Informativos do campus Rio Grande e do campus Feliz, recomendações normativas Colégio de Dirigentes (2011-2012), relatório de ações PROAD (2013-2016), Execuções Orçamentárias (Escola Agrotécnica Federal de Sertão), Notícias SEMEC/MEC, fotografias Banda Marcial e formaturas da Escola Agrotécnica Federal Pres. Juscelino Kubitschek – 2160 itens atualmente em três coleções (acervo documental, acervo fotográfico, Enoteca Virtual).

31/03/2022 – Principais novidades: Fotografias campus Porto Alegre (MostraPoA 2016), campus Vacaria (construção), vídeo sobre Escola Agrotécnica Federal de Sertão (1999) e reportagem sobre o IFRS Campus Bento Gonçalves (2009) – 2222 itens atualmente em quatro coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, Enoteca Virtual).

17/04/2022 – Principais novidades: Fotografias do 1.º e 2.º Seminário Anual de Servidores (SAS) realizados em 2012 e 2013 – 2390 itens atualmente em quatro coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, Enoteca Virtual).

30/04/2022 – Principais novidades: Fotografias 2.º Seminário Anual de Servidores (SAS) realizado em 2013, campus Canoas – atividades docentes, campus Farroupilha – mostra científica PEnsE; MEC – Boletins SETEC – 2432 itens atualmente em quatro coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, Enoteca Virtual).

Link para o Acervo Digital

Fim do conteúdo