Ações desenvolvidas em 2024

Reitoria e Projetos Coletivos

NuMemCast

Aproveitando a crescente popularidade dos podcasts, o NuMem criou seu próprio canal de podcast batizado de NuMemCast. O canal divulga a história do IFRS por meio de dois tipos de episódios: o Drops, contendo breves trechos da história do instituto; e Entrevista, onde diversas pessoas que fizeram a diferença no IFRS são questionadas sobre os acontecimentos, bastidores e motivações para as decisões que transformaram o instituto na instituição que é hoje.

Link para o NuMemCast

Instagram NuMem IFRS

Com a intenção de resgatar a história e a memória do IFRS para a comunidade, o NuMem desenvolveu seu próprio espaço no Instagram, no qual divulga momentos históricos que envolveram estudantes, servidores e comunidade externa, além de dar visibilidade ao acervo documental e fotográfico do NuMem.

Link para o Instagram

Quando todos aprenderam e todos ensinaram. Experiências da comunidade escolar do IFRS durante a pandemia de covid-19

Projeto coletivo envolvendo os NuMem Locais e Reitoria visando registrar nos 17 campi as experiências da comunidade escolar do IFRS durante a pandemia da Covid-19.

Link para o projeto

O processo de formação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto de Pesquisa com recursos CNPq/FAPERGS (2022/2023) que busca historicizar a proposta e execução de uma nova institucionalidade da EPT, proposta nos anos 2000 e que resultou, entre outras transformações, na criação dos Institutos Federais pela Lei n.º 11.892/08.

Um diário de resgate: atividades de recuperação do Acervo Arquivístico do IFRS Campus Porto Alegre

O NuMem/IFRS está apoiando uma importante ação desenvolvida pelo IFRS Campus Porto Alegre relativo à recuperação do Arquivo da instituição. Maiores informações encontram-se na página dedicada ao processo de recuperação do acervo.

Link para ação

Salvando Histórias e Memórias: Recuperando acervos da enchente (2024)

Entre os dias 02 e 05 de julho de 2024, ocorreu o evento virtual Salvando Histórias e Memórias: Recuperando acervos da enchente, organizado pelo Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande do Sul e a Associação Nacional de História – Seção Rio Grande do Sul (GT Acervos) – com apoio do IFRS, a partir de seu Núcleo de Memória. O evento, transmitido no formato virtual, foi uma oportunidade de apresentar ao público e discutir o cenário envolvendo a tragédia ambiental e seu impacto nos acervos museológicos, arquivísticos e culturais do Rio Grande do Sul, apresentando falas de diferentes especialistas sobre o cenário e as atividades recuperação executadas.

O evento pode ser acessado no canal do IHGHRS no YouTube clicando aqui.

Também o evento contou com vídeos produzidos em instituições que já estão procedendo a recuperação de acervos documentais – a Sociedade Polônia, a Fundação Pão dos Pobres e o Arquivo do IFRS Campus Porto Alegre. Os registros audiovisuais realizados por Eduarda Martins (bolsista Fapergs) e Luciane Prado (Estagiária de Comunicação), estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia do Campus, orientadas por Marcelo Vianna, foram realizados de forma objetiva, de forma a demonstrar ao público os diferentes processos empregados e os avanços realizados para recuperação do patrimônio cultural atingido. As estudantes Letícia Porto e Gabriela dos Santos, estudantes do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS Campus Porto Alegre, bolsistas de Ensino e de Extensão respectivamente, coordenadas pela professora Angela Flach, prestaram apoio às gravações e ao evento.

Os vídeos podem ser consultados diretamente no canal do NuMem/IFRS no YouTube:
– Sociedade Polônia
– Fundação Pão dos Pobres
– Arquivo do IFRS Campus Porto Alegre

Exposição 15 Anos de História e Memória IFRS – registros de uma trajetória da EPT

Encontra-se em circulação nos campi, a partir dos NuMem Locais, a exposição apresentada durante o 8.º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS. A exposição já passou pelos campi Porto Alegre, Erechim, Alvorada e Viamão. A partir de outubro, estará no campus Feliz.

Exposição/evento organizado pelo NuMem Campus Porto Alegre (março de 2024)

Exposição organizada pelo NuMem Campus Viamão (setembro de 2024)

Exposição organizada pelo NuMem Campus Feliz (outubro de 2024)

Crise climática a partir de relatos – livro

Iniciativa proposta pelas Pró-reitorias de Pesquisa, Extensão e Ensino, com apoio do Núcleo de Memória e do Setor de Publicações, visando elaborar um livro sobre memórias da catástrofe climática ocorrida no Rio Grande do Sul em 2024. Link e Edital Conjunto n.º 02/2024

NuMem Alvorada

Registrando memórias de uma instituição e sua comunidade: o Núcleo de Memória IFRS Campus Alvorada

O Núcleo de Memória (NuMem) do IFRS Campus Alvorada, como parte da Extensão do IFRS, tem como objetivo atuar na preservação da memória institucional do campus e de sua comunidade. Entre as ações previstas, encontram-se a prospecção, organização e realização de entrevistas com antigos servidores, ex-servidores e egressos do campus, especialmente aqueles que atuaram em seus primeiros anos, assim como membros da comunidade que tiveram participação em sua instalação.

Entre as iniciativas do projeto, está a elaboração do informativo “Jornal Viagem no Tempo”, que traz um pouco das memórias do campus. As edições encontram-se acessíveis aqui.

História da Escolarização em Alvorada

Constituição de um acervo digital relativo ao processo de escolarização do município de Alvorada/RS, a partir do projeto de Pesquisa “Contando a História de Alvorada” coordenado por Fábio Marçal e Fabiano Soria Vaz, visando a sistematização e análise de fontes documentais que abarquem elementos da cultura e relações sociais, no período dos séculos XVIII ao final do século XX nos territórios que vieram a compor o município.

Link repositório: https://memoria.ifrs.edu.br/historia-da-escolarizacao-em-alvorada/

NuMem Bento Gonçalves

Enoteca IFRS – Bento Gonçalves – História Engarrafa

O Projeto foi executado anteriormente de modo a digitalizar e publicisar o acervo existente na sede da vinícola-escola e ampliar o acervo digital, durante o período de afastamento social, na pandemia de COVID-19. Com o retorno das atividades presenciais, busca-se retomar a ampliação dos acervos físico e virtual, bem como possibilitar o enriquecimento acadêmico a partir do reconhecimento dos fatores de evolução do mercado do vinho nacional através da consulta ao acervo histórico e atual. A Enoteca física foi fundada na década de 1970, revitalizada em 2009, digitalizada em 2019 e disponibilizada no site da Reitoria – NuMem/Tainacan. Assim, torna-se necessária a busca de parcerias com entidades e empresas que atuam no segmento da Enologia, para a ampliação do acervo e a disponibilização do recurso desenvolvido a um público maior.

Saiba mais no link: https://memoria.ifrs.edu.br/enoteca/

65 Anos do IFRS Campus Bento Gonçalves

O IFRS Campus Bento Gonçalves está comemorando 65 anos de existência. Nesse processo, foi formada uma comissão pelo campus para atuar na organização de uma série de eventos para marcar a data. Entre os eventos:

  • Lançamento do selo comemorativo dos 65 anos;
  • 1ª Mateada de Integração (23/03), que atraiu mais de 400 visitantes, incluindo estudantes, servidores e moradores de Bento Gonçalves e região;
  • Encontro de egressos celebra memórias e reencontros no Campus Bento Gonçalves (27.08.2024) – link
  • Exposição Memórias do Campus Bento (05.09.2024) – link
  • Homenagens por ocasião da data de 65 anos do IFRS Campus Bento Gonçalves (22.10.2024) – link

Exposição Memórias do Campus Bento – Organizada pela Comissão de Aniversário dos 65 anos do Campus Bento Gonçalves, a abertura da Exposição “Memórias do Campus Bento”, realizado no dia 5 de setembro no DTG do campus.

Exposição do NuMem Bento Gonçalves por ocasião das homenagens aos 65 anos do campus, realizado em 22 de outubro de 2024.

NuMem Ibirubá

Pequenos Fragmentos de Memórias do Campus Ibirubá do IFRS

A presente exposição fotográfica tem o objetivo de contribuir para a preservação, o resgate e a popularização de fotografias que mostram pequenos fragmentos da extensa história do Campus Ibirubá do IFRS. Para tanto, os integrantes do Núcleo de Memória do Campus, selecionaram nove momentos históricos, reproduzidos nas fotografias da exposição, para relembrar não somente a nossa história, mas também a História da Rede Federal de Educação Cientifica e Tecnológica e do IFRS que completa este ano 15 anos de História. As fotografias escolhidas retratam um pouco do dia-a-dia da instituição, são principalmente do ano (2014), momentos como a MOEPEX (2014), Aula de Hardware (2014), Feira das Durezas (2014) e Projeto Mulheres Mil (2012) são alguns dos momentos rememorados neste recorte histórico. A exposição está ocorrendo no Andar Superior do Prédio Central durante a I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão- SIPEX e 12ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão – MOEPEX. (14 a 18 de outubro de 2024).

NuMem Osório

Núcleo de Memória do IFRS – Campus Osório: histórias e memórias de uma instituição e sua comunidade

O Núcleo de Memória (NuMem) do IFRS Campus Osório, instituído por ocasião das comemorações de dez anos de funcionamento do referido campus (2020), tem como objetivo atuar na preservação da memória institucional do campus. Entre as ações previstas, a realização de entrevistas com antigos servidores, ex-servidores e egressos do campus, e encontros virtuais, organizados por temáticas de interesse e por segmentos (egressos do Ensino Médio, Superior e Pós-Graduação, técnicos, docentes e demais membros da comunidade). 

NuMem Porto Alegre

Projeto Fatos & Fotos

O projeto de extensão “Fatos & Fotos: preservando a memória e divulgando a história do Campus Porto Alegre do IFRS” teve início em 2021 e é uma ação vinculada ao programa de extensão Núcleo de Memória – NuMem do Campus Porto Alegre do IFRS.

Saiba mais no link: https://sites.google.com/view/fatosefotosifrspoa/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0 (texto original do NuMem Campus Porto Alegre)

#Voltamos Mais Resilientes

Projeto de Extensão que visa coletar depoimentos escritos e orais sobre as memórias da enchente no IFRS Campus Porto Alegre, visando constituir uma memória dos eventos.

O formulário para contribuições encontra-se disponível no Moodle do campus e em cartazes disponíveis no prédio.

NuMem Restinga

Observatório da Comunidade

O Observatório da Comunidade é um instrumento do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Restinga para o diálogo permanente entre a instituição e a comunidade (interna e externa), de modo presencial e virtual a partir de plataforma digital e de formações e encontros presenciais. Atua na perspectiva da pesquisa-ação, envolvendo a comunidade do bairro Restinga, onde o campus se localiza. O projeto consiste em um repositório virtual de informações, dados, estudos, metodologias sobre o bairro Restinga e sua comunidade ou produzidas por seus moradores e profissionais atuantes. Outro escopo de atuação são as ações de capacitação e interlocução permanente entre instituição e comunidade, numa retro-transformação a partir da conjunção de diferentes tipos de saberes. Desta forma, são realizadas trocas de conhecimentos com diferentes metodologias (palestras, cursos, rodas de conversa, mostras, exposições, atividades artísticas, entre outras). Este ano pretendemos retornar as ações de história oral e registro da memória do bairro que foram propostas nos projetos do Núcleo de Memória do Campus Restinga para dentro do escopo do projeto, a exemplo de anos anteriores à instituição do NUMEM. É uma ação que vem sendo implantada no Campus Restinga desde o ano de 2013, e utiliza metodologias diversificadas de atuação, tais como oficinas, rodas de conversa, site, informativos, exposições, entre outras. Ao longo dos dois últimos as principais ações do projeto estão relacionadas às temáticas de gênero, raça e território.

Saiba mais no link: https://observatorio.restinga.ifrs.edu.br/

NuMem Rio Grande

Canal do NuMem Campus Rio Grande

Espaço de divulgação de entrevistas e materiais históricos coletados pelo Núcleo de Memória do campus no canal do YouTube. O material também encontra-se no repositório digital do NuMem/IFRS.

NuMem/IFRS

Tainacan – Acervo digital

01/02/2024 – Principais novidades: Acervo fotográfico: Reitoria (reuniões diversas, 2013); Campus Sertão (Gestões da Cooperativa-escola, 1976-1995); Campus Feliz (Volta às aulas, 2014); Campus Ibirubá (I MOPEX, 2012; Salão do Ensino Técnico, 2012; Mostra científica ETAJ, 2003). 10303 itens atualmente em seis coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, acervo tridimensional, Enoteca Virtual, História escolarização Alvorada);

22/06/2024 – Principais novidades: Acervo fotográfico Reitoria (reuniões diversas, 2013; Pronatec em Diálogo, 2013); Osório (Pronatec formatura, 2012); Alvorada (Primeira turma formatura Mulheres Mil, 2013; Ordem de serviço obras campus Alvorada, 2014), Bento Gonçalves (Construção Prédio Vinícola, 1977; Imagens anos 1980 e 2000 da escola; Participação no Canal Rural, 2010; Jornada Pedagógica, 2011); Porto Alegre (Aula inaugural Pedagogia, 2011; formatura Pronatec, 2014); Caxias do Sul (primeiro dia de aulas novo campus, 2014); Veranópolis (Pronatec operador computador, 2015); Rio Grande (Semana Acadêmica, 2011); Erechim (Audiência pública instalação campus, 2009); Farroupilha (Participação Plastech, 2011). Acervo audiovisual Reitoria (Reditec, 2009 – série completa; entrevista com reitor eleito Osvaldo Pinto, 2016); Bento Gonçalves (Show de Talentos, 2015); Erechim (IFCast, 2016); Farroupilha (vídeo institucional, 2010); MEC (divulgação CNCT, 2020; Anúncio 100 novos institutos federais, 2024; “Institutos Federais, a cara do Brasil”, 2024); Acervo documental Sertão (Informativo Eletrônico, 2009-2010); Porto Alegre (Boletim de Serviço, 2010); Bento Gonçalves (Boletim de Serviço, 2007-2009), MEC (Apresentação Pronatec, 2013); Reitoria (Programação Reditec, 2009); Rio Grande (Relatório do Colégio Industrial, 1974); Restinga (notícias diversas, 2012). 11604 itens atualmente em seis coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, acervo tridimensional, Enoteca Virtual, História escolarização Alvorada);

01/09/2024 – Principais novidades: Acervo fotográfico Reitoria (1.º Salão Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS, 2016); Porto Alegre (aulas inaugurais, 2011); Alvorada (Evento “Chegou a vez de ouvir Marias, Mahins, Marielles, Malês”, 2019); Canoas (Início ano letivo, 2012); Feliz (Início ano letivo, 2011); Ibirubá (curso técnico em agropecuária, 2012); Restinga (1.ª Mostra Científica, 2011; evento “OCUpA tUDo – Mini Parada LGBT+ e Talk Show”, 2018); Rio Grande (Ação NEPGS, 2016). Acervo documental Reitoria (Relatórios de gestão, 2012-2023; Relatório de Gestão da Diretoria de Assistência Estudantil, 2020-2021); Bento Gonçalves (jornal O CVE, 1982, 1988; Calendário escolar, 1997); Rede Federal (Publicação Homem e a Técnica – Escola Técnica Federal de São Paulo, 1986; A Educação Tecnológica e a Transformação das ETFs em Cefets – CEFET Pelotas, 1994). 12.000 itens atualmente seis coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, acervo tridimensional, Enoteca Virtual, História escolarização Alvorada).