Ações Desenvolvidas em 2022

Reitoria

NuMemCast

Aproveitando a crescente popularidade dos podcasts, o NuMem criou seu próprio canal de podcast batizado de NuMemCast. O canal divulga a história do IFRS por meio de dois tipos de episódios: o Drops, contendo breves trechos da história do instituto; e Entrevista, onde diversas pessoas que fizeram a diferença no IFRS são questionadas sobre os acontecimentos, bastidores e motivações para as decisões que transformaram o instituto na instituição que é hoje.

Link para o NuMemCast

Instagram NuMem IFRS

Com a intenção de resgatar a história e a memória do IFRS para a comunidade, o NuMem desenvolveu seu próprio espaço no Instagram, no qual divulga momentos históricos que envolveram estudantes, servidores e comunidade externa, além de dar visibilidade ao acervo documental e fotográfico do NuMem.

Link para o Instagram

Quando todos aprenderam e todos ensinaram. Experiências da comunidade escolar do IFRS durante a pandemia de covid-19

Projeto coletivo envolvendo os NuMem Locais e Reitoria visando registrar nos 17 campi as experiências da comunidade escolar do IFRS durante a pandemia da Covid-19.

Link para o projeto

NuMem Erechim

Conhecendo o IFRS Campus Erechim e sua memória institucional

Entre os dias 13 a 20 de outubro de 2022 o Núcleo de Memórias do IFRS Campus Erechim recebeu os alunos de 9º ano de todas as escolas municipais de Erechim (EMEF Caras Pintadas, EMEF Cristo Rei, EMEF D. Pedro II, EMEF Jaguaretê, EMEF Luiz Badalotti, EMEF Othelo Rosa, EMEF Paiol Grande e CEJA), totalizando mais de 300 alunos e 15 professores. A ação possui o objetivo de promover, preservar e fortalecer a história local, o patrimônio cultural e as relações do IFRS com a comunidade através da visitação de alunos da rede municipal na Instituição. Foram desenvolvidas diversas atividades de resgate e valorização da história local e institucional; utilizou-se das potencialidades do projeto como uma ferramenta de divulgação institucional do Campus Erechim e como ferramenta pedagógica; proporcionou ao participante uma visão histórico/social mais ampla de seu pertencimento enquanto sujeito social e também foram realizadas atividades educativas com os visitantes nesses espaços.

NuMem Ibirubá

Campus Ibirubá: resgatando o passado

Coordenador: Marcus Vinícius da Costa

A história da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica é extremamente importante para uma melhor compreensão dos processos educativos e de formação da sociedade nacional. Lentamente esta Rede foi se constituindo e hoje conta com grande número de Institutos Federais e outros centros educacionais envolvidas num projeto de construção de uma sociedade mais justa, igualitária e participativa. Por tudo isto a história da constituição desta Rede e de seu desenvolvimento deve ser melhor conhecida pela comunidade de Ibirubá e região. O presente projeto se propõe a contribuir com a construção deste conhecimento repensando a questão em torno da memória e do patrimônio histórico do IFRS – Campus Ibirubá.

NuMem Veranópolis

Memorial do Campus Veranópolis – IFRS – Fase 1

Coordenador: Marcos Vinícios Luft

Em meados de 2014, foi implantado no município de Veranópolis – RS, o Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Atualmente, com oferta gratuita de cursos em nível superior e médio integrado ao técnico, além de atividades de pesquisa e extensão, atendendo uma região com mais de vinte pequenos municípios. Movimentos políticos de diferentes agentes interessados na implantação deste Campus, foram, aos poucos, formando parte da história desta instituição. Este projeto visa identificar e organizar notícias, imagens, vídeos, entre outros materiais de divulgação, relacionados ao Campus, sua implantação e história, com vistas ao resgate, a preservação e a valorização dessa iniciativa política, que pretende impactar no desenvolvimento regional. A metodologia, para essa primeira fase do projeto, consiste na identificação de todo material físico e digital sobre o Campus, por meio de matérias publicadas em jornais e sites; fotos e vídeos; documentos arquivados junto ao departamento de ensino e jurídicos da instituição; e outros elementos, objetos e ações que possam ainda ser identificados para fazer parte do acervo a ser preservado para o acesso das futuras gerações.

NuMem Sertão

Exposição 65 anos do IFRS – Campus Sertão

Organização: Comissão Especial de Organização das Comemorações dos 65 anos do IFRS – Campus Sertão e pelo Núcleo de Memória (NuMem)

Exposição comemorativa dos 65 anos do IFRS Campus Sertão, cuja abertura se deu em 01 de julho de 2022. O evento contou com a presença de autoridades municipais e comunidade acadêmica, tendo o professor Heitor José Cervo como mestre de cerimônias. A exposição ficará disponível até dezembro de 2022, no hall de entrada e corredores do prédio central do campus (A1), onde se localiza o Memorial do campus.

Maiores informações sobre a abertura da Exposição encontram-se neste link.

Maiores informações sobre o Memorial e Núcleo de Memória de Sertão encontram-se neste link.

Tainacan – Acervo digital

05/01/2022 – Principais novidades: Fotografias diversas dos campi (Canoas, Feliz, Ibirubá, Osório, Sertão, Vacaria) – 541 itens atualmente em duas coleções (acervo documental e acervo fotográfico)

18/01/2022 – Acervo da Enoteca Virtual – 1318 itens cadastrados relativos a este acervo. Inaugurada em outubro de 1975, a Enoteca se encontra-se localizada nas dependências da Vinícola-Escola do Campus e possui um acervo de mais de 3000 itens, sendo uma importante referência material da história e memória da Enologia e Viticultura no país, contribuindo também para o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem que envolvam essas áreas. Atualmente o acervo encontra-se sob responsabilidade da equipe do projeto Enoteca Virtual do IFRS. coordenado por Raquel Bondan de Lima a partir de 2020, com apoio do NuMem IFRS Campus Bento Gonçalves.

21/01/2022 – Principais novidades: Informativos do campus Ibirubá, relatórios Comissão Própria de Avaliação (CPA) IFRS (Reitoria), fotografias diversas (Porto Alegre, Osório, Rio Grande, Veranópolis) – 1945 itens atualmente em três coleções (acervo documental, acervo fotográfico, Enoteca Virtual).

10/02/2022 – Principais novidades: fotografias da audiência pública para instalação do campus Veranópolis (ano 2016) – 2012 itens atualmente em três coleções (acervo documental, acervo fotográfico, Enoteca Virtual).

14/03/2022 – Principais novidades: Informativos do campus Rio Grande e do campus Feliz, recomendações normativas Colégio de Dirigentes (2011-2012), relatório de ações PROAD (2013-2016), Execuções Orçamentárias (Escola Agrotécnica Federal de Sertão), Notícias SEMEC/MEC, fotografias Banda Marcial e formaturas da Escola Agrotécnica Federal Pres. Juscelino Kubitschek – 2160 itens atualmente em três coleções (acervo documental, acervo fotográfico, Enoteca Virtual).

31/03/2022 – Principais novidades: Fotografias campus Porto Alegre (MostraPoA 2016), campus Vacaria (construção), vídeo sobre Escola Agrotécnica Federal de Sertão (1999) e reportagem sobre o IFRS Campus Bento Gonçalves (2009) – 2222 itens atualmente em quatro coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, Enoteca Virtual).

17/04/2022 – Principais novidades: Fotografias do 1.º e 2.º Seminário Anual de Servidores (SAS) realizados em 2012 e 2013 – 2390 itens atualmente em quatro coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, Enoteca Virtual).

30/04/2022 – Principais novidades: Fotografias 2.º Seminário Anual de Servidores (SAS) realizado em 2013, campus Canoas – atividades docentes, campus Farroupilha – mostra científica PEnsE; MEC – Boletins SETEC – 2432 itens atualmente em quatro coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, Enoteca Virtual).

15/05/2022 – Principais novidades: Fotografias equipes Drop Team, Lanceiros Negros e IFEco; Vídeos Campus Rolante está ligado a você! Depoimentos de servidores e alunos do IFRS Campus Rolante no início da pandemia. 2518 itens atualmente em quatro coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, Enoteca Virtual).

31/05/2022 – Principais novidades: Fotografias IFRS Campus Canoas (diversas), Osório, Rio Grande (egressos primeira turma do CTI/FURG), Bento Gonçalves (primeiro dia de aulas, torneio GETAE) e Ibirubá (ação NEPGS); Rio Grande e Reitoria (homenagem Osvaldo Casares Pinto). 2580 itens atualmente em quatro coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, Enoteca Virtual).

15/06/2022 – Principais novidades: Fotografias IFRS Campus Sertão (vista áerea), Porto Alegre (festa Julina); Documentos: Atas Consup (2012), Atas Colégio Dirigentes (2012), Informativo eletrônico IFRS; Boletins MEC – SETEC; Vídeos Campus Rolante está ligado a você! Depoimentos de servidores e alunos do IFRS Campus Rolante no início da pandemia. 2800 itens atualmente em quatro coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, Enoteca Virtual).

01/07/2022 – Principais novidades: Vídeos Vivências e Experiências Campus Osório, Aniversário Campus Restinga, Recortes entrevista professor Osvaldo Casares Pinto. 2807 itens atualmente em quatro coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, Enoteca Virtual).

08/07/2022 – Plataforma Tainacan encontra-se em atualização. Previsão de volta: 08/07/2022.

31/07/2022 – Principais novidades: Fotografias Escola Agrotécnica Federal Pres. Juscelino Kubitschek/CEFET Bento Gonçalves (desfiles, anos 1990 e 2000); IFRS Campus Viamão (Conecta IF, 2019), Campus Feliz (IFestival, 2018-2019), Alvorada (Evento NAAFs, 2019), Reitoria (Jogos – Xadrez, 2022), Porto Alegre (11.º MostraPoa, 2010). 2893 itens atualmente em quatro coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, Enoteca Virtual).

15/08/2022 – Principais novidades: Atas Colégio de Dirigentes (2012-2016), periódicos campi (Restinga, Bento Gonçalves, Canoas), fotografias Campus (Feliz, Porto Alegre, Canoas, Osório). 3003 itens atualmente em quatro coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, Enoteca Virtual).

17/08/2022 – Implementado sistema de buscas por datas no Acervo Fotográfico.

31/08/2022 – Principais novidades: Atas Conselho de Campus Provisório – IFRS Campus Porto Alegre (2011); fotografias Campus Restinga anos 2013 e 2014 (formaturas, desfile cívico, Feira da Saúde no campus, II e III Seminário Educação e Diversidade), Campus Erechim (acervo doação da equipe Drop Team – participação no Salão do IFRS em 2019), Campus Farroupilha (Meninas na Ciência), Campus Feliz (formaturas 2022), Campus Bento Gonçalves (atividades Cefet-BG em 2007); audiovisual: teasers depoimentos Experiências da Comunidade Escolar durante a pandemia de Covid-19. 3256 itens atualmente em quatro coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, Enoteca Virtual).

29/09/2022 – Principais novidades: fotografias Campus Bento Gonçalves (II Mostra Técnica do Cefet-BG, 2006), Reitoria/Campus Erechim (atividades Pronatec, 2014), Reitoria (XXXIII Reditec, 2009; Jogos – Xadrez, 2022); audiovisual: teasers depoimentos Experiências da Comunidade Escolar durante a pandemia de Covid-19. 3553 itens atualmente em quatro coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, Enoteca Virtual).

26/10/2022 – Principais novidades: fotografias Reitoria (3.º SICT, 2.º SEMEX, 1.º SEMEPT – 2014; Construção Campus Canoas – Departamento de Obras, 2010); Campus Farroupilha (Escola Técnica Farroupilha/UCRS – 2009); audiovisual: teasers depoimentos Experiências da Comunidade Escolar durante a pandemia de Covid-19. 3823 itens atualmente em quatro coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, Enoteca Virtual).

16/11/2022 – Principais novidades: fotografias Concurso Fotografias 2022, Campus Osório (Feira do Livro 2010), Campus Porto Alegre (Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica); audiovisual: teasers depoimentos Experiências da Comunidade Escolar durante a pandemia de Covid-19 e vídeo institucional do NuMem IFRS; documentos: Projetos Pedagógicos de Cursos de diferentes campi IFRS (2010, 2011), Projetos Pedagógicos de Cursos – PRONATEC – de diferentes campi IFRS. 4087 itens atualmente em quatro coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, Enoteca Virtual).

27/12/2022 – Principais novidades: fotografias Campus Feliz (Obras em 2011), Campus Alvorada (Aula inaugural Pronatec 2012) Reitoria (Fachadas dos campi do IFRS em 2014); Campus Osório (Feira do Livro 2010), Campus Porto Alegre (40 anos do Projeto Prelúdio – anos 1980 até 2022); Campus Farroupilha (processo seletivo 2017); audiovisual: Campus Feliz (Projeto Observatório IFRS, 2019); Campus Erechim (palestras I Semana do Patrimônio Histórico, 2021); teasers depoimentos Experiências da Comunidade Escolar durante a pandemia de Covid-19; documentos: Relatórios – PRONATEC – de diferentes campi IFRS. 4521 itens atualmente em quatro coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, Enoteca Virtual).

Link para o Acervo Digital