Ações Desenvolvidas em 2021

Reitoria

Projeto #TBT

Com a intenção de resgatar momentos relevantes para a comunidade do IFRS, o NuMem desenvolveu o Projeto TBT: #MomentosQueDeixamSaudade. A proposta foi divulgar nas redes sociais do IFRS momentos que envolveram estudantes, servidores e comunidade externa e que deixaram boas lembranças.

Publicação de 07 de outubro de 2021

Publicação de 30 de setembro de 2021

Publicação de 09 de setembro de 2021

Publicação de 26 de agosto de 2021

Publicação de 05 de agosto de 2021

NuMemCast

Aproveitando a crescente popularidade dos podcasts, o NuMem criou seu próprio canal de podcast batizado de NuMemCast. O canal divulga a história do IFRS por meio de dois tipos de episódios: o Drops, contendo breves trechos da história do instituto; e Entrevista, onde diversas pessoas que fizeram a diferença no IFRS são questionadas sobre os acontecimentos, bastidores e motivações para as decisões que transformaram o instituto na instituição que é hoje.

Link para o NuMemCast

Tainacan – Acervo digital

08/12/2021 – Lançado oficialmente o repositório do acervo digital do Núcleo de Memória do IFRS por meio da base de dados Tainacan – 338 itens originalmente cadastrados

14/12/2021 – Principais novidades: Relatórios da Escola Agrotécnica Federal de Sertão (EAFS) e fotografias diversas dos campi – 370 itens atualmente

18/12/2021 – Principais novidades: Boletins de Serviço Cefet Bento Gonçalves, Boletins de Serviço EAFS e fotografias diversas dos campi – 403 itens atualmente

23/12/2021 – Principais novidades: Planos de cursos Escola Técnica da UFRGS (ETCOM) e fotografias diversas dos campi – 468 itens atualmente

Link para o Acervo Digital

Campus Erechim

Olhares sobre o ensino remoto

O Núcleo de Memória do IFRS – campus Erechim, juntamente com o projeto de extensão “IFRS – Campus Erechim: espaços de memória” realizou o concurso de fotografias “Olhares sobre o Ensino Remoto”. Este projeto teve como objetivo selecionar as três melhores fotografias que representassem o ensino remoto no campus Erechim durante o período de ensino remoto. Puderam participar do concurso a comunidade interna do campus Erechim e a comunidade externa. Foram critérios para o julgamento das propostas pela comissão julgadora: criatividade, originalidade e relação com o tema. A comissão julgadora foi formada por representantes da 15ª Coordenadora Regional de Educação (CRE), Secretaria Municipal de Educação (SMED) e Núcleo de Memória (NuMem) do IFRS/Reitoria.

I Seminário do Patrimônio Histórico do Campus Erechim

Entre os dias 17 e 19 de agosto de 2021, o Núcleo de Memória Campus Erechim realizou, em conjunto com o Projeto de Extensão Pluralidade, Mundo e Política, o I Seminário do Patrimônio Histórico do Campus Erechim.

Link para programação

Campus Osório

Projeto Memórias Afetivas

O NuMem do Campus Osório realizou o projeto Memórias Afetivas. A cada quinta-feira, uma fotografia representativa da História e da Memória do campus Osório foi publicada na conta oficial do campus no Instagram.

Campus Sertão

Vídeos comemorativos – 64º aniversário do Campus Sertão

Divulgação do vídeo enviado pelo professor Roberto Sander, coordenador da iniciativa.

Para comemorar seus 64 anos de história, o Núcleo de Memória (NuMem) e o Memorial do IFRS – Campus Sertão, convidou servidores e ex-servidores da instituição, alunos e ex-alunos, bem como moradores da comunidade local, para que gravassem um vídeo parabenizando a instituição pelo seu aniversário.  A ação foi coordenada pelo integrante do NuMem e Memorial do Campus, o ex -servidor Roberto Sander. 

Link para a playlist do Campus Sertão no Canal do Youtube do NuMem IFRS

Campus Porto Alegre

Projeto “Fatos e Fotos”

O projeto de extensão “Fatos & Fotos: preservando a memória e divulgando a história do Campus Porto Alegre do IFRS” teve início em 2021 e é uma ação vinculada ao programa de extensão Núcleo de Memória – NuMem do Campus Porto Alegre do IFRS. Para tanto, o projeto Fatos e Fotos objetiva recuperar, reunir e disponibilizar aos públicos interno e externo, itens como documentos, fotografias e materiais jornalísticos, audiovisuais e físicos que visem contribuir para o resgate e a preservação da memória institucional e da história dessa instituição de ensino centenária,e que suscitem memórias e contem um pouco da história do Campus Porto Alegre desde a sua fundação como Escola de Comércio em 1909, até o IFRS de hoje.

Link do projeto