Experiências da Comunidade do IFRS – Memórias da pandemia de Covid-19

Projeto coletivo envolvendo os Núcleos de Memória (NuMem) Locais e Reitoria visando registrar nos 17 campi as experiências da comunidade escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul durante a pandemia da Covid-19, contemplando docentes, técnicos, discentes e dirigentes, a partir das perspectivas e métodos da História Oral.

Mal o ano letivo de 2020 havia começado, acompanhávamos notícias de uma pandemia que progressivamente chegava ao país. Era a Covid-19, que levou à suspensão das atividades no IFRS em março por 15 dias, posteriormente um mês, por fim, meses… rotinas foram alteradas e protocolos foram estabelecidos, impactando nas atividades administrativas e nas ações Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição. Enquanto na segurança do lar, com as incertezas do período, todos tiveram de se adaptar ao trabalho e às aulas remotas, mantínhamos contatos à distância, tomados de incertezas sobre o que viria. Foi um período difícil, com reflexos na vida dos estudantes, servidores e dirigentes do IFRS, tendo em vista o afastamento abrupto do espaço escolar, das dificuldades financeiras, das perdas ocasionadas pela Covid-19. Foi um período de reflexão, resistência e mobilização da comunidade do IFRS para superar esses momentos até o progressivo retorno presencial em 2022.

Para cristalizar a memória destes tempos tristes que criamos este projeto. O Núcleo de Memória do IFRS, um programa institucional de caráter multicampi e interdisciplinar, tem como missão estudar, debater e preservar a memória e História desta instituição. Por isso, tão importante quanto a guarda de documentos e registros institucionais, também a produção destes. Em um tempo “fora do curso”, em que todos tivemos nossas vidas afetadas, o que restará para estudo de tudo isso, além de nossas memórias pessoais e das gravações das lives e aulas? O Numem se coloca com um espaço para olhar e produzir e pensar sobre esse tempo.

Depoentes do projeto de diferentes unidades do IFRS – acervo NuMem/IFRS

O objetivo principal do projeto é recolher depoimentos da comunidade do IFRS, sendo docentes, discentes e técnicos, sobre a vivência do Ensino Remoto no contexto da pandemia de Covid-19, nos diversos campi do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, a partir das perspectivas e métodos da História Oral.

Como objetivos específicos:

• Recolher os depoimentos de estudantes, docentes, técnicos e gestores sobre a experiência do ensino remoto e demais atividades institucionais com fins a produzir documentos para posteriores pesquisas;
  • Através do ato de contar sua história, auxiliar na elaboração das vivências desse período traumático da sociedade brasileira;
  • Pela formação de acervo a ser disponibilizado no repositório digital do NuMem/IFRS, a de modo a permitir que os futuros pesquisadores e pesquisadoras tenham materiais para possibilitar reflexões pedagógicas, sobre acertos e erros, sobre didáticas aplicadas, avanços e possibilidades a fim de ampliar o campo de conhecimento da educação.
  • Registrar a memória do período para que pesquisadores e pesquisadoras possam, através do uso desta documentação, produzir historiografia sobre o período 2020-2022.

Coordenam o projeto a representante do NuMem Campus Canoas, Sandra Donner ([email protected]), e o presidente da Comissão Central do NuMem, Marcelo Vianna ([email protected]), além de coordenadores vinculados aos NuMem Locais e seus apoiadores.

Protocolo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/IFRS): 57763622.1.0000.8024

Depoimentos/registros

Depoimentos disponíveis no Canal do YouTube do NuMem/IFRS

Projeto Documentando a experiência da COVID-19 no Rio Grande do Sul

Em 2022, o NuMem/IFRS passou a colaborar com o projeto Documentando a experiência da COVID-19 no Rio Grande do Sul, iniciativa interinstitucional que contempla diferentes instituições de pesquisa, universidades e centros de memória do Rio Grande do Sul, contribuindo para registrar e preservar relatos orais e outros documentos relativos ao período pandêmico. O projeto encerrou-se em 19 de março de 2024, mas maiores informações sobre o projeto, assim com acesso aos depoimentos coletados, encontram-se no link preservado.

• Arquivo Público do Estado do RS: para acessar as entrevistas realizadas pela equipe do APERS com gestores públicos diretamente envolvidos no combate à pandemia no estado e com servidores do Poder Executivo estadual, clique aqui (Canal YouTube Arquivo Público RS).
  • Museu de História da Medicina: para acessar as entrevistas realizadas pela equipe do MUHM com médicos jovens (que estavam na linha de frente de atendimento), médicos mais velhos (que precisaram ser afastados de suas funções por estarem nos grupos de risco e passaram pela adaptação a novas formas de exercer a profissão), estudantes de medicina de diversas universidades e com pessoas que tiveram Covid-19, clique aqui. (Canal YouTube Museu de História da Medicina MUHM).
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Para acessar as entrevistas realizadas pela equipe da UFRGS (NPH e REPHO), com estudantes de baixa renda e seus familiares, clique aqui (Canal Youtube REPHO) ou aqui (site REPHO).
  • Universidade Federal do Pampa: para acessar as entrevistas realizadas pela equipe da UNIPAMPA com estudantes, docentes, técnicos(as) da Universidade e membros de movimentos sociais da região, clique aqui (Canal YouTube do Projeto na UNIPAMPA).