O processo de formação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto de Pesquisa com recursos CNPq/FAPERGS (2022/2023) que busca historicizar a proposta e execução de uma nova institucionalidade da EBT, proposta nos anos 2000 e que resultou, entre outras transformações, na criação dos Institutos Federais pela Lei n.º 11.892/08. 

Originados como uma política pública consolidada no segundo governo Lula (2006-2010), os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – instituídos pela Lei 11.892, de 29.12.2008 – constituíram um modelo de educação profissional capaz de aproximar os estudantes do mundo do trabalho a partir de uma concepção omnilateral de educação, como alternativa à dicotomia presente no campo educacional brasileiro. Este projeto visa conhecer e discutir o processo de formação dos Institutos Federais a partir das memórias narrativas dos indivíduos protagonistas (especialistas, gestores, políticos, futuros reitores) atuantes, analisando e divulgando seus depoimentos à comunidade. A partir das concepções da História Pública, da História Oral e da Educação Profissional, espera-se divulgar e constituir um acervo de depoimentos e fontes documentais como patrimônio cultural material e imaterial relativo à memória de formação dos Institutos Federais, subsidiar estudos que permitam compreender perfis de atuação dos agentes que trabalharam pela formação dos Institutos Federais e contribuir para reflexões entre as propostas originais e as práticas educacionais e experiências de estudantes e docentes.

Objetivos

O projeto tem como objetivos principais:

– Conhecer o processo de formação dos Institutos Federais a partir das memórias narrativas dos indivíduos protagonistas (especialistas, gestores, políticos, futuros reitores) atuantes;

– Coletar e divulgar os depoimentos através de teasers, trechos temáticos e entrevistas integrais através do canal do YouTube do NuMem/IFRS, de modo a disseminar a memória do processo de formação dos Institutos Federais, assim como suas diretrizes políticas e pedagógicas;

– Subsidiar estudos que permitam compreender perfis de atuação dos agentes que trabalharam pela formação dos Institutos Federais.

Projeto coordenado pelo NuMem/IFRS

Protocolo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/IFRS): 57763622.1.0000.8024