Campus Erechim

A história do Campus Erechim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) iniciou no ano de 2006, quando, através de ato do Ministério da Educação, foi implantada a Escola Técnica Federal do Alto Uruguai. No ano seguinte, a instituição recebeu da Prefeitura Municipal o terreno e os prédios localizados na Rua Domingos Zanella, nº 104, no Bairro Três Vendas. Em 30 de dezembro de 2008, foi sancionada a Lei 11.892, que criou os Institutos Federais, passando a instituição à condição de campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Em abril de 2009, foi realizado concurso público visando à nomeação de professores e técnico-administrativos. O Campus Erechim iniciou efetivamente suas atividades em novembro de 2009, tendo seu funcionamento autorizado pelo Ministério da Educação através da Portaria nº 126, de 29 de janeiro de 2010.

No dia 6 de março de 2012 ocorreu o lançamento oficial da obra de ampliação do Campus Erechim, com o Bloco III, que contemplou a Instituição com 12 novas salas de aula, laboratórios e usinas da área de Alimentos, salas para professores, técnicos, coordenações de curso, entre outros. A área total é de 3.754 m², e a inauguração ocorreu em 9 de abril de 2015, conforme figura abaixo:

Inauguração do Bloco 3 do Campus Erechim. Data: 9 de abril de 2015

Em julho de 2014, foi iniciada a obra de construção do Bloco V, que abriga salas de aula e laboratórios da área de Mecânica. O prédio possui área total de 700,57 m² e foi inaugurado em 26 de julho de 2016, conforme foto abaixo:

Inauguração do Bloco 5 do Campus Erechim. Data: 26 de julho de 2016

Conta atualmente com 50 técnicos administrativos e 60 docentes efetivos. Até o primeiro semestre de 2018, 775 profissionais técnicos já se formaram nos cursos do Campus Erechim e 176 profissionais graduados nos cursos superiores, atendendo às demandas regionais. Os eixos de atuação do campus são Alimentos, Mecânica, Vestuário/Moda, Gestão e Informática.

IFRS. Histórico do Campus Erechim.

IFRS. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRS – 2019-2023.