Biblioteca Virtual

URGENTE

Orientações para emergências e recuperação em lugares de memória

Orientações emergenciais de salvaguarda – Acervos e coleções Museológicas – Catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul (Autoria Fernanda Auada et al, distribuído pelo Colegiado de Museus do Rio Grande do Sul e GT Acervos ANPUH/RS)

AesIniciaisparaSalvaguardadeArquivos_AN_09.05.2024 NuMem-IFRS (Arquivo Nacional e Arquivo Público do RS)

Recomendação para o resgate de acervos arquivísticos danificados por água (Conarq, 2012)

Respondendo a emergências: orientações gerais para a implantação de forças-tarefas em museus (Coordenação de Preservação e Segurança (COPRES)
Departamento de Processos Museais – IBRAM)

Retorno seguro aos lares

Informações úteis sobre como agir em caso de inundação (Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário – UPF)

Guia de Cuidados ao Retornar para Casa (Unisinos)

Biblioteca virtual do NuMem/IFRS

Esta biblioteca reúne acervos digitais publicados pelo IFRS, por outros institutos federais e universidades. Aqui você encontra documentos de diversos tipos tais como: trabalhos de conclusão, artigos, dissertações, teses, entre outros.

Os documentos estão divulgados de forma integral, contendo texto, imagem, vídeo e áudio, de acesso livre que abordam as temáticas memória, identidade e patrimônio.

Livros produzidos pelos Núcleos de Memória do IFRS:

Educação Profissional e Tecnológica – Experiências e Lugares de Memória – Organizadores: Marcelo Vianna, Maria Augusta Martiarena de Oliveira, Luana Monique Delgado Lopes, Gabriela Silva Morél de Oliveira, Júlia Pinto Ferri, Fernanda Cristina Ferreira e Amanda Mesquita Goldani (NuMem Campus Osório)

Também disponível no Repositório Digital IFRS.

Artigos de Silvia Schiedeck, Caroline Cataneo e Marcelo Vianna (NuMem Reitoria); Caroline Poletto (NuMem Campus Bento Gonçalves); Carla Diefenbach, Elisa Iop, Elias José Camargo, Eloenes Silva, Luciana de Oliveira e Roberto Sander (NuMem Campus Sertão); Fábio Roberto Krzysczak e Maria Inês Varela Paim (NuMem Campus Erechim);  Diane Blank Bencke, Gisele Belusso, Andreia Augusta dos Santos e Raupp Bruna Betamin de Sousa (NuMem Campus Alvorada); Fernanda Ferreira Boschini e Fabia Dalla Nora (IFSP); Denilson de Cássio Silva, Denise Maria Ribeiro Tedeschi, Leandro Braga de Andrade, Maria Eliza de Campos Souza e Raphael Freitas Santos (CEFET-MG); Marcelly Kathleen Pereira Lucas e Olivia Morais de Medeiros Neta (IFRN/UFRN).

“A proposta desta publicação parece modesta: apresentar experiências em lugares de memória da EPT e oportunizar análises críticas, suscitar debates sobre as contribuições aqui apresentadas. Há diferentes perspectivas, a partir dos capítulos desta obra, que podem contribuir para essa reflexão, como a constituição de ações em História Oral, sistematização de acervos documentais ou mesmo a concepção de sites e a organização de exposições virtuais dedicados à memória. Talvez um ponto de convergência dessas experiências, além de obviamente o cuidado em preservar e disseminar a história e a memória institucional, seja se constituir como um lugar de memória – e como tal, cercado de complexidades e de necessidades que façam sentido a toda sua comunidade. As experiências relatadas nesta obra, como os NuMem, são próximas daquelas compartilhadas por Ana Maria Camargo e Silvana Goulart (2015) a respeito dos centros de memória: eles lutam para superar a acumulação sem critérios de documentos (a massa inerte conhecida como “arquivo morto”), procuram não se limitar às meras efemérides comemorativas (próprias do marketing institucional) e buscam mobilizar suas ações e seus acervos à disposição de todos pertencentes à instituição e aqueles que procuram estudá-la.”

Educação Profissional e Tecnológica: Memória e Conhecimento histórico – Organizadores: Marcelo Vianna (NuMem Campus Osório/Alvorada/IFRS), Maria Augusta Martiarena de Oliveira e Amanda Silveira Rhoden (NuMem Campus Osório)

Também disponível no Repositório Digital IFRS

Artigos de Guilherme Pereira Palmeira, Paulo Henrique Heitor Polon e Marcus Vinícius da Costa (NuMem Campus Ibirubá); Diego José Baccin e Fábio Roberto Krysczak (NuMem Campus Erechim); Solange Lopes de Alencar e Lêda Cristina Correia da Silva (CHMD IFPE); Denis Pereira Tavares, Douglas Biagio Puglia, Flávio Rocha Puff e Lívia Serretti Azzi (Centro de Memória IFMG); Eduardo Cristiano Hass da Silva (UFRN) e Bárbara Virgínia Groff da Silva (Red. Mun. Cachoeirinha/RS); Maria Augusta Martiarena (NuMem Campus Osório) e Valesca Brasil Costa (Unisinos); Marcelo Vianna (NuMem/IFRS e NuMem Campus Alvorada), Sandra Cristina Donner (NuMem Campus Canoas), Caroline Cataneo (NuMem Reitoria); Alcione Moraes Jacques, Marcos Vinícios Luft e Sandra Beatriz Rathke (NuMem Campus Veranópolis); Ângela Flach (IFRS Campus Porto Alegre); Vanessa Petró (IIFRS Campus Feliz).

“Muitos dos trabalhos que compõem esta obra envolvem resultados de projetos de ensino, pesquisa e extensão, que demarcam a importância do apoio institucional para preservação e disseminação da memória. A concepção e ação de núcleos ou centros de memória, especialmente instituídos para esse fim, possibilitaram expandir essa preocupação com o passado das instituições de EPT e suas comunidades. Ao leitor, é possível explorar cada capítulo, explorando concepções teóricas e metodologias que permitiram acessar aquilo que as instituições escolares muitas vezes descartam ou ignoram: documentos impressos ou manuscritos, fotografias, depoimentos orais, entre outros, que devidamente analisados, se tornam fontes valiosas. Elas permitem compreender diferentes vivências da EPT, como a repercussão de uma política educacional em uma comunidade local, o impacto da pandemia da Covid-19 nas atividades das instituições escolares ou mesmo a trajetória escolar e profissional de egressas de um curso técnico. Em suma, os capítulos aqui reunidos envolvem escalas e temporalidades distintas que são revisitadas por atentos olhares, preocupados em registrar, analisar e compartilhar um pouco das histórias que envolvem a EPT.”

Livros

Retrospectiva histórica do Campus Bento Gonçalves do IFRS: desde a Escola de Viticultura e Enologia (2020)  – Autor: Áureo Vandré Cardoso

Praticando conceitos e conceituando práticas : um olhar sobre os processos educativos no IFRS – Campus Sertão (2020) – Autoras: Raquel Breitenbach, Leila de Almeida Castilhos, Lisiane Schuster Gobatto, Gabriele Albuquerque Silva

Instituto Federal: uma organização composta de organizações (2018) – Autores: Francisco das Chagas de Mariz Fernandes e Wyllys Abel Farkatt Tabosa

Fundamentos político-pedagógicos dos Institutos Federais diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora (2015) – Autor: Eliezer Pacheco

De escola técnica a IFRS de Feliz: Memórias sobre sua fundação e percepções educacionais, políticas, econômicas e sociais dos atores envolvidos (2012) – Autora: Carolina López Israel

10 anos de pesquisa no IFRS : histórico, reflexões e perspectivas – Autoria: Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2021).

Educação Profissional e Tecnológica: Práticas, Organização e Memórias – Organizadores: Michelle C. Pizzato, Clarice Monteiro Escott e Rhuany Soares (2021).

Trabalhos Acadêmicos

Movimento da Existência de Francisco Rodolfo Simch – Lugares de Memória: entre os documentos do acervo familiar e a Escola de Comércio de Porto Alegre (2019) – Autora: Alice Marc

De Colégio Técnico Industrial (CTI/FURG) a Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS): História, Marcas Institucionais e Sociais (2023) – Autor: Jerônimo Silveira Maiorca

A experiência histórica dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio nos contextos escolares do IFRS Campus – Sertão e do Instituto Educar – Polo Pontão na perspectiva do ensino (2018) – Autora: Naiara Migon

Políticas educacionais, conflitividade e convivência escolar entre adolescentes : intervenções político-pedagógicas no IFRS-Campus Sertão (2017) – Autora: Gabriele Albuquerque Silva

Evasão e permanência de estudantes indígenas no IFRS – Campus Sertão : os discursos que permeiam o processo (2016) – Autora: Vanda Aparecida Fávero Pino

Compreensão de currículo na educação profissional: possibilidades e tensões do ensino médio integrado (2014) – Autor: Lenir Antonio Hannecker

Ensino médio técnico integrado no IFRS – Câmpus Sertão : o cuidado afetuoso nas relações do ensinar (2014) – Autora: Leila Almeida Castilho

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul: a construção de uma Nova Institucionalidade (2014) – Autor: Amilton de Moura Figueiredo

“Formação de cabeças ou de braços” : tensionamentos entre educação geral e formação profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Sertão (1963-2008) (2013) – Autor: Odair José Spenthof

A gênese do curso de refrigeração industrial e domiciliar do Colégio Técnico Industrial (CTI) da cidade de Rio Grande na década de 1960 (2013) – Autor: Jarbas Luiz Lima de Souza.

Prelúdio: uma proposta de educação musical – 1982-2002 (2005) – Autora: Nidia Beatriz Nunes Kiefer

Biblioteca Clóvis Vergara Marques: Histórias e Memórias de Servidores (2017) – Autora: Suzinara da Rosa Feijó

“E essa tal de EPT?” Estudo sobre a história e memória da Educação Profissional e Tecnológica do IFRS Campus Farroupilha (2021) – Autora: Deise Inára Cremonini Dagnese.

Instituto Federal do Rio Grande do Sul Câmpus Sertão: memórias da cultura escolar através das narrativas de egressos do Curso Técnico em Agropecuária (1972-2010) (2013) – Autora: Carla Verônica Vasconcellos Diefenbach.

Trajetórias educacionais e profissionais de egressos do Curso Técnico em Guia de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Restinga (Porto Alegre, RS, Brasil) (2018) – Autora: Mirelle Barcos Nunes

Institutos federais de educação, ciência e tecnologia: contexto de influência, produção de texto e tensões, na construção da política pública, relativa ao processo de criação dos Institutos federais (2019) – Autor: Amilton de Moura Figueiredo

Artigos acadêmicos

Memórias de uma instituição em construção: a narrativa imagética do IFRS-Campus Osório (2010-2013) (2020) – Autores: Maria Augusta Martiarena de Oliveira e Marcelo Vianna

Filhas da Memória da Restinga: histórias das mulheres na formação da comunidade (2019) – Autores: Shaiane Rodrigues, Mylena Souza Cunha e Luiz Gustavo da Luz Rodrigues

A transformação da escola técnica da UFRGS em campus Porto Alegre do IFRS (2016) – Autores: Paulo Roberto Sangoi e Luciana Calabró

Traçando as imagens do tempo através da educação, da tecnologia e do trabalho (2013) – Autoras: Gyselle Antunes, Maria Cristina França e Sheyla Santos

A Escola de Comércio de Porto Alegre de 26 de novembro de 1909: memória do Campus Porto Alegre do IFRS e da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS a partir da trajetória social de Francisco Rodolfo Simch (2019)  – Autoras: Alice Marc e Maria Cristina Caminha de Castilhos França

O Núcleo de Memória do IFRS: Revisitando ações em prol da preservação e divulgação da memória institucional (2023) – Autores: Marcelo Vianna, Caroline Cataneo e Hayra Schleicher.

Cursos técnicos em agropecuária integrados ao Ensino Médio: Aspectos de sua implementação no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS (2020) – Autores: Tiago Goulart e Isabel Bilhão.

Entrevistas

Preservação da memória institucional: Núcleos de Memória buscam aproximar IFRS e comunidade (2023)

Pagina – Conif

Livreto: 10 anos dos Institutos Federais

113 Anos formando profissionais – Conif

Institutos Federais dos Brasileiros: a história contada por quem fez (2023). Organizador: Jesué Graciliano da Silva

Lugares de Memória

Centro de Documentação e Informação CDI/CMDI – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Centro de História, Memória e Documentação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Recife

Centro de Memória – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Coordenadoria de Documentação e Memória (CDM) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Memória CEFET-MG: espaços, trajetórias e práticas

Projeto Centro de Preservação da Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – MEMORIAL IFMA

Memorial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Centro de Memória Virtual – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – Campus Curitiba

Memorial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Núcleo Informatizado de Memória e Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (NIMPI)

Memorial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Rio do Sul

Memorial CEFET-RS 

Documentário

A origem de uma nova institucionalidade em EPT: narrativas e memórias sobre os institutos federais – Autora: Silvia Schiedeck

Referências para História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica

Memórias institucionais

A trajetória de 100 anos dos eternos titãs – Da Escola de Aprendizes Artífices ao Instituto Federal

Instituto Federal de Goiás – História, Reconfigurações e Perspectivas

Passado, Presente e Futuro: 10 anos de IFPR 

Cem anos de educação profissional e tecnologica na Bahia

UTFPR: uma história de 100 anos

Artigos/obras de referência

Ciavatta, Maria. A produção do conhecimento sobre a configuração do campo da educação profissional e tecnológica. In: Holos, v. 6, 2016, p.33-49.

Ciavatta, Maria. A historicidade das reformas da educação profissional. In: Cadernos de Pesquisa em Educação – PPGE-UFES, v.19, n.39, 2014, p.50-64.

Colombo, Irineu M. Escola de Aprendizes Artífices ou Escola de Aprendizes e Artífices. In: Educar em Revista, Curitiba, v.26, 2020, p.1-28.

Fonseca, Celso Suckow da. História do ensino industrial no Brasil. Rio de Janeiro: SENAI, 1986.

Kunze, Nádia C. O surgimento da Rede Federal de Educação Profissional nos primórdios do regime republicano. Revista brasileira da educação profissional e tecnológica, Brasília: MEC, SETEC, v.2, n. 2, nov. 2009, p. 8-24.

Ramos, Marise N. História e política da educação profissional. Curitiba: IFPR, 2014.

Silva, Juan C. Cruz; Medeiros Neta, Olivia Morais de. História do ensino industrial no Brasil: uma análise historiográfica da obra de Celso Suckow da Fonseca. In: História da Educação, v.19 n. 49, 2019, p. 1-24.