Campus Caxias do Sul

O Campus Caxias do Sul teve seu início com a Chamada Pública MEC/SETEC nº 1, de 2007 para apoio à segunda fase do plano de expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica, que tinha como objetivo a instalação de uma escola técnica em cada cidade polo do país, prevendo o envio de propostas das prefeituras municipais envolvidas, com vistas a estabelecer uma ordem de prioridade para a implantação dessas unidades.

A Prefeitura Municipal de Caxias do Sul doou, em 12 de dezembro de 2008, uma área de 30.000 m², situada na Rua Avelino Antônio de Souza, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, às margens da represa São Miguel, integrante do Sistema Dal Bó. Desde janeiro de 2010 até a conclusão parcial das obras, o Campus funcionou em uma sede provisória, em um prédio de 1.600 m², na Rua Mário de Boni, no bairro Floresta, contando com sete salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, miniauditório, sala de professores, salas administrativas e espaço de convivência. A sede própria do Campus foi inaugurada em 20 de fevereiro de 2014, em um espaço de mais de 7.000 m² de área construída, incluindo os blocos A4, D e F. O Bloco A3 foi concluído em dezembro de 2014 e o Bloco A2 em dezembro de 2015.

Canteiro de obras do Campus Caxias do Sul – Data: julho de 2010

As aulas iniciaram em 2010 com os seguintes cursos: Licenciatura em Matemática, Licenciatura para Educação Profissional e Tecnológica (extinto em 2015), Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio (PROEJA), Técnico em Plásticos Subsequente e Tecnologia em Processos Metalúrgicos.

Processo Seletivo para ingresso da primeira turma do curso Técnico em Administração, modalidade PROEJA – Data:  junho de 2010

Reunião pedagógica – Data: junho de 2010.

Reunião geral de servidores – Data: 2011

Atualmente, o Campus Caxias do Sul oferta três cursos técnicos integrados ao ensino médio (Fabricação Mecânica, Plásticos e Química), um curso técnico integrado ao ensino médio na modalidade PROEJA (Administração), um curso técnico na modalidade subsequente (Plásticos), uma licenciatura (Matemática), dois cursos de tecnologia (Processos Gerenciais e Processos Metalúrgicos), duas engenharias (Produção e Metalúrgica) e um Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais (intercampi: Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz), contando com mais de mais de mil alunos estudando nos três turnos em que ocorrem os cursos.

IFRS.Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRS – 2019-2023.

IFRS. Histórico do Campus Caxias do Sul