Campus Erechim

Escola Técnica Federal do Alto Uruguai

A história do Campus remete ao ano de 2006, quando foi instalada, através de ato do MEC, a Escola Técnica Federal do Alto Uruguai.

Escola Técnica do Alto Uruguai recebe terreno da prefeitura

A instituição recebeu da Prefeitura Municipal o terreno e os prédios localizados na Rua Domingos Zanella, nº 104, no Bairro Três Vendas.

24 de abril

Aprovação da unidade de ensino através de chamada pública

O município de Erechim é aprovado para receber nova unidade de ensino ao aderir à Chamada Pública MEC/Setec nº 001/2007, no âmbito do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica – Fase II.

26 de novembro

Aprovação de doação de terreno municipal à Escola Agrotécnica Federal de Sertão

O município de Erechim, por meio do projeto de Lei  n° 121/2007, autorizou o Executivo Municipal a doar imóvel de sua propriedade à Escola Agrotécnica Federal de Sertão, Rio Grande do Sul, objetivando a instalação de Escola Técnica Federal do Alto Uruguai – Pólo Erechim. Para visualizar o projeto de lei, clique aqui. (Câmara de […]

13 de fevereiro

Galeria de Diretores

Acesso ao documento aqui.

2 de abril

Concurso Público

É realizado o primeiro concurso público visando a nomeação de professores e técnicos administrativos.

28 de junho

Primeiro processo seletivo

No dia 28 de junho, o campus Erechim realizou seu primeiro processo seletivo. O certame ofertou vagas nos cursos de Técnicos em Mecânica, Vestuário e Agroindústria e foi realizado no Colégio Haidée Tedesco Reali.

novembro

Início das atividades

O Campus Erechim iniciou efetivamente suas atividades em novembro de 2009.

29 de janeiro

Galeria de Diretores

Acesso ao documento aqui.

março

Autorização de funcionamento e primeiros cursos

Autorização de funcionamento do Campus, através da publicação da Portaria n° 126/2010 do MEC. Inicialmente foram ofertados quatro cursos técnicos subsequentes ao ensino médio: Agroindústria, Mecânica, Vendas e Vestuário.

6 de março

Obras de ampliação no Campus

Lançamento oficial da obra de ampliação do Campus Erechim, com o Bloco III, que contemplou a Instituição com 12 novas salas de aula, laboratórios e usinas da área de Alimentos, salas para professores, técnicos, coordenações de curso, entre outros.

30 de janeiro

Galeria de Diretores

O professor administrador Eduardo Angonesi Predebon foi nomeado Diretor-geral  Pro Tempore do Campus Erechim para o período de 2013-2016. Acesso ao documento aqui.

julho

Obras de ampliação no Campus

Em julho de 2014, foi iniciada a obra de construção do Bloco V.

1 de fevereiro

Inauguração coletiva

A inauguração simbólica do Campus Erechim ocorreu em Brasília no dia 1º de fevereiro, juntamente com outros 5 (cinco) campi do IFRS: Farroupilha, Ibirubá, Feliz e Canoas. Na ocasião houve a entrega da placa pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva ao diretor-geral e demais autoridades presentes.

9 de abril

Inauguração do bloco III

O Bloco III é inaugurado em 09 de abril de 2015. A ampliação contemplou a Instituição com 12 novas salas de aula, laboratórios e usinas da área de Alimentos, salas para professores, técnicos, coordenações de curso, entre outros, numa área total é de 3.754 m².

8 de outubro

Galeria de Diretores

Eduardo Angonesi Predebon foi reeleito Diretor-geral do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Com 45,37% dos votos válidos, Predebon foi candidato único no pleito realizado no dia 8 de outubro. O resultado final das eleições foi divulgado na última segunda-feira, dia 19 de outubro, pela Comissão Eleitoral Central. Além de […]

23 de fevereiro

Portaria de nomeação do Diretor-geral

Acesso ao documento aqui.

26 de julho

Inauguração do bloco V

O Bloco V é inaugurado em 26 de julho de 2016. A ampliação contemplou a Instituição com salas de aula e laboratórios da área de Mecânica. O prédio possui área total de 700,57 m².  

1 de julho

Campus realiza o 3º Arraiá da Diversidade

Organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), o 3º Arraiá da Diversidade reuniu estudantes, servidores e comunidade na tarde de 1º de julho, na Praça Júlio de Castilhos, em Erechim. Na ocasião, o NEPGS promoveu brincadeiras típicas de […]

12 de setembro

Aula inaugural da primeira turma da Pós Graduação em Gestão Estratégica e Inteligência de Negócios

Em 12 de setembro de 2019 ocorreu a aula inaugural da primeira turma da Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica e Inteligência de Negócios do campus Erechim.

3 de outubro

Galeria dos Diretores

Com o resultado das eleições ocorridas no dia 02 de outubro, o professor Eduardo Angonesi Predebon foi reeleito Diretor-geral do campus com 50% dos votos. Gestão 2020-2024. Resultado preliminar – acesso em https://ifrs.edu.br/erechim/wp-content/uploads/sites/3/2019/10/Edital-06-resultado-preliminar.pdf

13 de fevereiro

Primeira turma de Informática do Ensino Médio Integrado

Iniciam as aulas da primeira turma do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. Leia mais.

17 de fevereiro

Portaria de nomeação do Diretor-geral

Acesso ao documento aqui.

março

Ações de Combate à Pandemia

Durante os meses de suspensão das atividades presenciais, por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), o Comitê de Crise do Campus Erechim, trabalhou na produção de Equipamentos de Proteção Individual para Secretaria de Saúde do município e do Hospital Santa Terezinha. Confira outras ações realizadas pelo campus Erechim.

7 de maio

Primeira colação de grau virtual

Campus Erechim realizou a primeira Cerimônia de Colação de Grau por meio de webconferência da história do campus. Na ocasião dezesseis alunos dos cursos Bacharelado em Engenharia Mecânica e Tecnologia em Design de Moda colaram grau de forma remota, representados presencialmente pelo formando e juramentista Cleber Pizzatto Dallegrave. Também participaram da sessão o Diretor Geral […]

24 de julho

Primeira Dupla Diplomacia

Cleber Pizzatto Dallegrave, formado pelo curso Engenharia Mecânica do IFRS –  Campus Erechim, defendeu a dissertação de mestrado em Engenharia Industrial no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), de Portugal, no dia 24 de julho. Esta é a primeira dupla diplomação na história do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

27 de julho

Projeto de Extensão Pluralidade, Mundo e Política e Núcleo de Memória/IFRS - Campus Erechim organizaram a I Semana do Patrimônio Histórico

O professor Fábio Roberto Krzysczak, coordenador do Núcleo de Memória/IFRS – Campus Erechim, divulgou para a comunidade a  I Semana do Patrimônio Histórico. O evento, organizado em conjunto com o Projeto de extensão Pluralidade, Mundo e Política, convidou todos os interessados em conhecer um pouco da história patrimonial do estado, a participar. 

17 de agosto

I Semana do Patrimônio Histórico do Campus Erechim

O Campus Erechim sediou a I Semana do Patrimônio Histórico nos dias 17 a 19 de agosto, com o objetivo de dialogar com a comunidade de abrangência, sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural. A data de 17 de agosto foi proposital, pois se comemora o dia do Patrimônio Histórico no Brasil. […]

15 de outubro

Concurso de fotografias "Olhares sobre o ensino remoto”

O Campus Erechim, através do seu Núcleo de Memória e do projeto de extensão “IFRS – Campus Erechim: espaços de memória” realizou o concurso de fotografias “Olhares sobre o Ensino Remoto” – Edital Campus Erechim nº 31/2021, que teve como objetivo selecionar as três melhores fotografias que representassem o ensino remoto no campus. Para o […]