Ações Desenvolvidas em 2023

NuMem Alvorada

Contando a História de Alvorada

Projeto de Pesquisa coordenado por Fábio Marçal e Fabiano Soria Vaz, com apoio de membros do NuMem Alvorada, que visa a sistematização e análise de fontes documentais que abarquem elementos da cultura e relações sociais, no período dos séculos XVIII ao final do século XX nos territórios que vieram a compor o município de Alvorada, bem como a produção de conteúdo impresso, digital e áudio visual com fins didáticos e de pesquisas.

NuMem Bento Gonçalves

Enoteca IFRS – Bento Gonçalves – História Engarrafa

O Projeto foi executado anteriormente de modo a digitalizar e publicisar o acervo existente na sede da vinícola-escola e ampliar o acervo digital, durante o período de afastamento social, na pandemia de COVID-19. Com o retorno das atividades presenciais, busca-se retomar a ampliação dos acervos físico e virtual, bem como possibilitar o enriquecimento acadêmico a partir do reconhecimento dos fatores de evolução do mercado do vinho nacional através da consulta ao acervo histórico e atual. A Enoteca física foi fundada na década de 1970, revitalizada em 2009, digitalizada em 2019 e disponibilizada no site da Reitoria – NuMem/Tainacan. Assim, torna-se necessária a busca de parcerias com entidades e empresas que atuam no segmento da Enologia, para a ampliação do acervo e a disponibilização do recurso desenvolvido a um público maior.

NuMem Erechim

A preservação da memória através de fotografia

Atividade do NuMem Erechim, por meio de Fábio Krzysczak, realizada na 24.ª Feira do Livro de Erechim, no dia 26 de abril de 2023. A atividade envolveu a apresentação do capítulo:  “A preservação da memória institucional do IFRS Campus Erechim através de fotografias” do livro Educação Profissional e Tecnológica: experiências e lugares de memória. 1ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2022, v. 01, organizado pelo Núcleo de Memória do IFRS. 

Após a análise do capítulo sobre fotografia e memória, o público participou de um resgate histórico do IFRS Campus  Erechim e também da cidade de Erechim, por intermédio de fotografias. Também foram analisadas as roupas/vestimentas dos erechinenses, contando como suporte  o livro  Moda, arte e história: um encontro na obra da estilista Rei Kawakubo – 1ª ed. 2021, de autoria da professora Camila Carmona Dias

Link para notícia

Conhecendo o IFRS Campus Erechim e sua memória institucional

Com o projeto “Conhecendo o IFRS Campus Erechim e sua memória institucional” projeto vinculado ao Núcleo de Memória do IFRS, se prevê apresentar essa história institucional, desconhecida por boa parte da comunidade local, para alunos de nono ano do ensino fundamental e de terceiro ano do ensino médio de escolas da região, bem como para comunidade interessada, através de um encontro para cada turma com ações educativas. Para tal propõe-se receber os alunos visitantes, apresentar e aprofundar os temas propostos e desenvolver ações educativas preparadas. Ações que pretendem propiciar aos alunos um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de aspectos significativos da memória, do patrimônio e de abrangência do Campus e, por sua vez, do contexto histórico/cultural em que vivem e do próprio IFRS.

NuMem Ibirubá

Mostra de História e Memória organizada pelo NuMem – Núcleo de Memória do IFRS e NAC Núcleo Arte e Cultura do IFRS

A mostra contemplou as dimensões do Ensino e da Pesquisa, envolvendo a primeira exposição de maquetes elaboradas pelos alunos da Turma 102 – Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio sobre o Mundo Antigo e Medieval e a segunda, com a exposição de fotografias históricas organizadas a partir do projeto de pesquisa intitulado Campus Ibirubá: resgatando o passado, que no ano de 2022, se concentrou no Programa Mulheres Mil, ocorrido em 2011-2013.

Link para notícia da mostra

NuMem Osório

Núcleo de Memória IFRS Campus Osório: histórias e memórias de uma instituição e sua comunidade

Projeto de Extensão do NuMem Osório, sob coordenação de Maria Augusta Martiarena de Oliveira, que procura constituir um espaço de memória sobre a instituição e seus agentes sociais, permitindo reunir fontes para pesquisas e ações de Ensino e Extensão em História, Educação e demais áreas afins. Entre as atividades encontram-se a realização de entrevistas com membros da comunidade e organização do acervo imagético e documental do campus, em formatos físicos e digitais, integrando-os ao repositório Tainacan do NuMem/IFRS.

NuMem Porto Alegre

Exposição do I Concurso de fotografias do NuMem/IFRS

Na próxima segunda-feira, 20/03/2023, às 10h, no auditório Rui Cruse (Térreo/Torre Norte) do IFRS – Campus Porto Alegre, o Núcleo de Memória (NuMem) do Campus Porto Alegre promove a abertura da mostra fotográfica “Imagens para o mundo: olhares para a educação pós-pandemia”, com a roda de conversa “Núcleos de Memória no IFRS: articulando passado, presente e futuro”. A atividade terá como convidados o coordenador do Programa Institucional Núcleo de Memória do IFRS (NuMem IFRS), Marcelo Vianna, e a coordenadora do NuMem IFRS/POA, Cristine Thomas, com mediação da diretora de Extensão do Campus Porto Alegre, Helen Ortiz.

A mostra “Imagens para o mundo: olhares para a educação pós-pandemia” apresenta um compilado de fotografias selecionadas que concorreram no primeiro concurso fotográfico do IFRS, realizado em 2022, incluindo as três imagens vencedoras do concurso. No ano passado, a exposição teve sua estreia durante o 7º Salão do IFRS, realizado no Campus Bento Gonçalves. Neste ano ela segue itinerante, passando por diversos campi do IFRS. O primeiro a recebê-la foi o Campus Erechim, e agora é a vez do Campus Porto Alegre.

O Primeiro Concurso de Fotografias do IFRS , organizado no ano de 2022 pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) e Núcleos de Memória do IFRS e do Campus Erechim por meio do Edital IFRS 094/2022, teve por objetivo incentivar a comunidade a compartilhar fotografias de atividades em um contexto de retomada da normalidade, promovendo registros históricos desse momento. O concurso foi aberto a todos estudantes matriculados em cursos regulares do IFRS, servidores efetivos, substitutos e terceirizados de todas as unidades do instituto.

Saiba mais no link: https://memoria.ifrs.edu.br/concurso-de-fotografias-do-ifrs/. (texto original do NuMem Campus Porto Alegre)

Projeto Fatos & Fotos

O projeto de extensão “Fatos & Fotos: preservando a memória e divulgando a história do Campus Porto Alegre do IFRS” teve início em 2021 e é uma ação vinculada ao programa de extensão Núcleo de Memória – NuMem do Campus Porto Alegre do IFRS.

Saiba mais no link: https://sites.google.com/view/fatosefotosifrspoa/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0 (texto original do NuMem Campus Porto Alegre)

NuMem Rio Grande

Comemorações 59 anos do IFRS Campus Rio Grande + Canal do NuMem Rio Grande

O Núcleo de Memória do IFRS – Campus Rio Grande tem por objetivo salvaguardar as memórias institucionais, desde o antigo CTI (Colégio Técnico Industrial – Prof. Mário Alquati) ao atual campus do IFRS.

O Núcleo de Memória do IFRS Campus Rio Grande, com a coordenação de Jerônimo Maiorca, realizou nesta quinta-feira (30 de março) e sexta-feira (31 de março) evento para relembrar um pouco da história da instituição e de seus integrantes. 

No dia 30 de março, no Anfiteatro Prof. Earle Barros foram apresentados dois vídeos da Série biográfica-institucional que o NUMEM preparou em homenagem ao ex-diretor do Campus Rio Grande Prof. Dr. Osvaldo Casares Pinto , intitulada “De Aluno a Reitor”.

O NuMem Rio Grande disponibilizou um canal próprio no YouTube e realiza uma série de atividades de preservação e divulgação da memória institucional do campus, com depoimentos, catalogação de acervos doados pela comunidade, visita à linha do tempo na Sala de Exposições, entre outras ações.

Saiba mais no link: https://ifrs.edu.br/riogrande/numem-realiza-evento-alusivo-aos-59-anos-do-ifrs-campus-rio-grande/ (texto adaptado da Comunicação do IFRS Campus Rio Grande)

Reitoria e Projetos Coletivos

NuMemCast

Aproveitando a crescente popularidade dos podcasts, o NuMem criou seu próprio canal de podcast batizado de NuMemCast. O canal divulga a história do IFRS por meio de dois tipos de episódios: o Drops, contendo breves trechos da história do instituto; e Entrevista, onde diversas pessoas que fizeram a diferença no IFRS são questionadas sobre os acontecimentos, bastidores e motivações para as decisões que transformaram o instituto na instituição que é hoje.

Link para o NuMemCast

Instagram NuMem IFRS

Com a intenção de resgatar a história e a memória do IFRS para a comunidade, o NuMem desenvolveu seu próprio espaço no Instagram, no qual divulga momentos históricos que envolveram estudantes, servidores e comunidade externa, além de dar visibilidade ao acervo documental e fotográfico do NuMem.

Link para o Instagram

Quando todos aprenderam e todos ensinaram. Experiências da comunidade escolar do IFRS durante a pandemia de covid-19

Projeto coletivo envolvendo os NuMem Locais e Reitoria visando registrar nos 17 campi as experiências da comunidade escolar do IFRS durante a pandemia da Covid-19.

Link para o projeto

O processo de formação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto de Pesquisa com recursos CNPq/FAPERGS (2022/2023) que busca historicizar a proposta e execução de uma nova institucionalidade da EPT, proposta nos anos 2000 e que resultou, entre outras transformações, na criação dos Institutos Federais pela Lei n.º 11.892/08.

Curta-documentário “Moçambique” (1977-1978)

Uma iniciativa entre o IFSul e o IFRS possibilitou a recuperação de um curta-documentário de importante valor histórico e cultural. A película “Moçambique” (reprodução de imagem nas fotos 1 e 2), filmada em Osório entre 1977 e 1978, foi produzida pelo folclorista e etnógrafo gaúcho Carlos Galvão Krebs e retrata a devoção do Maçambique, uma das muitas configurações religiosas brasileiras das tradições afro-católicas, conhecidas também como congadas ou quicumbis.

Link para o documentário no repositório do NuMem/IFRS

Notícia no site do IFSul (Campus Visconde da Graça)

Tainacan – Acervo digital

02/01/2023 – Principais novidades: fotografias Campus Feliz (Obras em 2012); Campus Viamão (Programa Mulheres Mil Alvorada 2013); Campus Rolante (Desfile 7 de Setembro 2016); Campus Sertão (Desfile EAFS 2005, Encontro Egressos 2019 – parcial); Campus Vacaria (Trote Solidário 2015); Campus Farroupilha (processo seletivo 2019); Reitoria (Participação Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica 2009; I Seminário de Iniciação Científica e Tecnológicas 2012). audiovisual: teasers depoimentos Experiências da Comunidade Escolar durante a pandemia de Covid-19. 5006 itens atualmente em quatro coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, Enoteca Virtual).

05/01/2023 – Notícia sobre 5.000 itens cadastrados (05.01.2023)

10/02/2023 – Principais novidades: fotografias Campus Porto Alegre (Inauguração Espaço Prelúdio – 2013); Reitoria (Reunião preparatória intercâmbio estudantes Ciência sem Fronteiras – 2013, Sorteio tablets – Programa de Modernização da Rede Federal – 2013, Estudantes e servidores no 34.º SEURS – 2013, Visita ministro da Educação ao IFRS Campus Bento Gonçalves – 2010); audiovisual: teasers depoimentos Experiências da Comunidade Escolar durante a pandemia de Covid-19; apresentação cursos (IFRS Campus Caxias do Sul, Farroupilha, Porto Alegre); documental: Campus Farroupilha (atas Concamp – 2013), Campus Erechim (Informativo Mulheres Mil – 2012). 5138 itens atualmente em quatro coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, Enoteca Virtual).

09/03/2023 – Principais novidades: fotografias Reitoria (Reunião Comitê de Ensino – 2013); Campus Rolante (Caminhada da Igualdade e do Empoderamento da Mulher – 2017); audiovisual: teasers depoimentos Experiências da Comunidade Escolar durante a pandemia de Covid-19; documental: Campus Feliz (InFoRmeS – Informativo do campus Feliz – 2013/4), Campus Bento Gonçalves (Pareceres Conselho de Campus – 2011). 5309 itens atualmente em quatro coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, Enoteca Virtual).

02/04/2023 – Principais novidades: fotografias Reitoria (XXXIII Reditec – 2009); Erechim (Formaturas Mulheres Mil – 2012, 2014); audiovisual: entrevista Osvaldo Casares Pinto (NuMem Rio Grande, 2013); teasers depoimentos Experiências da Comunidade Escolar durante a pandemia de Covid-19; 2.º Debate do II Simpósio dos Institutos Federais (2010), matérias sobre o Cefet Bento Gonçalves e IFRS Campus Bento Gonçalves (2006-2022); documental: Reitoria (Prestações de conta – 2009 – 2012; minutas Projeto Pedagógico Institucional – 2011); Campus Bento Gonçalves (documentos sobre a História do campus – coleção Melina Leite); Campus Sertão (documentos Escola Agrotécnica Federal de Sertão – coleção Josiane Roman); Campus Veranópolis (projeto de implantação UNEP Veranópolis – 2013); tridimensional: camisetas Campus Osório, Reitoria. 5542 itens atualmente em cinco coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, acervo tridimensional, Enoteca Virtual).

03/05/2023 – Principais novidades: fotografias Campus Bento Gonçalves digitalizadas pelo NuMem Bento Gonçalves (Desfile Cefet Bento Gonçalves, 2003; Jantar servidores e estudantes, 2003; Obras no Cefet Bento Gonçalves, 2003; Mostra de Talentos, 2003, entre outros); Campus Restinga (Formatura primeira turma ADS, 2015; Curso Libras Pronatec, 2014), Campus Farroupilha (doação Roberta Dal Prá, Equipe Lanceiros Negros, 2019); Campus Bento Gonçalves (Galeria dos ex-diretores, 2019); audiovisual: teasers depoimentos Experiências da Comunidade Escolar durante a pandemia de Covid-19; documental: Reitoria (Folder Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek, 1989; O CVE Edição Especial, 1999; Documentos PDI 2012/2014); Campus Alvorada (publicação Onze de Abril: o Dia da Audácia). 5807 itens atualmente em cinco coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, acervo tridimensional, Enoteca Virtual).

09/06/2023 – Principais novidades: fotografias Campus Bento Gonçalves digitalizadas pelo NuMem Bento Gonçalves (Eleição Diretor-Geral CEFET 2003), Campus Canoas (Curso agricultor familiar Pronatec 2013), Campus Viamão (Pronatec 2014), Campus Restinga (formatura cursos técnicos nível médio 2014), Campus Sertão (X Encontro de Ex-alunos e Ex-servidores, 2011); audiovisual: audiovisual: teasers depoimentos Experiências da Comunidade Escolar durante a pandemia de Covid-19; Reitoria (reuniões Consup 2018 e 2019), EAD (Conhecendo o IFRS, 2018); Campus Rio Grande (série de vídeos produzidos pelo NuMem Campus Rio Grande). 6528 itens atualmente em cinco coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, acervo tridimensional, Enoteca Virtual).

04/07/2023 – Principais novidades: fotografias festas juninas (Campus Canoas, 2017; Campus Bento Gonçalves, 2014; Campus Porto Alegre, 2011; Campus Restinga, 2012), fotografias Campus Sertão digitalizadas pelo NuMem local (esportes no Colégio Agrícola de Sertão/EAFS entre final dos anos 1960 e 1970); Reitoria (acervo da Comunicação e da Proex sobre os 1.º Jogos do IFRS, 2014); documental: Conif (regimentos internos, atas Forpog, metodologias sobre matriz orçamentária); Campus Bento Gonçalves (documentos sobre a História do campus – coleção Melina Leite); Campus Restinga (clipping notícias 2012); audiovisual: teasers depoimentos Experiências da Comunidade Escolar durante a pandemia de Covid-19; Campus Sertão (série de vídeos digitalizados do acervo do NuMem/Memorial como a VI Semana Nacional da Juventude, 1999); Campus Restinga (II Mostra científica em 2012, cobertura da TV Restinga). 7401 itens atualmente em cinco coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, acervo tridimensional, Enoteca Virtual).

29/07/2023 – Principais novidades: Reitoria (Audiência instalação escola técnica federal em Caxias do Sul, 2008; I Encontro NAPNEs do IFRS, 2010; Visita Reitoria ao Campus Erechim, 2013; Aniversário Campus Osório, 2013; Reunião PDI Reitoria, 2013; Visita presidente Instituto Politécnico do Porto, 2012; Posse e reunião Reitora, 2009; Encontro dirigentes com o Presidente da República, 2010); Campus Restinga (Atividade Guiamento de Turismo, 2015); Campus Bento Gonçalves (Início da produção do suco da safra 2009; Visita servidores à granja Tuiuty, 2009); Campus Alvorada (Conhecendo território Onze de Abril, 2019); documental: MEC (Cartilhas temáticas, 2005 a 2010; documentos EPT, 2007-2010; relatórios e estudos COAGRI, 1979-1983); Reitoria (Atas Conselho de Dirigentes, 2017; I Encontro NAPNE no IFRS, 2010); Campus Bento Gonçalves (documentos sobre a História do campus – coleção Melina Leite); audiovisual: teasers depoimentos Experiências da Comunidade Escolar durante a pandemia de Covid-19; Campus Canoas (formaturas e IV Semana Acadêmica Matemática, 2017); Campus Feliz (Concampo, 2019); Campus Sertão (Intervenção artística mundo pós-Covid-19, 2020, 2021). 7623 itens atualmente em cinco coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, acervo tridimensional, Enoteca Virtual).

06/09/2023 – Principais novidades: Atualização dos itens da Enoteca Virtual (com cadastramento de + 400 imagens); Reitoria (7.º Jogos do IFRS – modalidade Xadrez, 2022); Campus Feliz (Formatura Curso Técnico Meio Ambiente, 2016; 1.º Mostra Técnica, 2012); Campus Rio Grande (Talent Show, 2011); Campus Sertão (1.ª Mostra de Cursos Superiores, 2010), Campus Farroupilha (construção Escola Técnica Farroupilha – primeira parte, 1999); Acervo documental: Reitoria (Atas CONSUP 2013); Acervo audiovisual: teasers depoimentos Experiências da Comunidade Escolar durante a pandemia de Covid-19; Campus Bento Gonçalves (depoimentos memória IFRS Campus Bento Gonçalves – Projeto IFRS-BG Si Vê, 2019; vídeos tecnologias CTA, 2012), MEC (vídeos comemorativos/divulgação Rede Federal EPT), Campus Alvorada (Documentário “Ficamos em Casa”, 2022). 8427 itens atualmente em cinco coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, acervo tridimensional, Enoteca Virtual).

02/11/2023 – Principais novidades: Acervo fotográfico: Reitoria (reuniões diversas, 2013); Campus Feliz (2.º Mostra Técnica, 2013); Campus Bento Gonçalves (atividades CTG CEFET-BG, 2003); Campus Rio Grande (V Encontro Desportivo de Escolas Técnicas Federais – EDET, 1998); Campus Alvorada (Obras de instalação do campus, 2015) Campus Caxias do Sul (Obras de instalação do campus, 2014 – coleção Cátia Sandri); Campus Rolante (fachada novo prédio do campus, 2016); Campus Farroupilha (construção Escola Técnica Farroupilha – segunda parte, 1999-2000); Campus Porto Alegre (11.ª Mostratec, 2010); documental: Campus Porto Alegre (Portfolio Institucional, 2016; Informativo PETNews, 2022-23); Reitoria (clipping notícias, 2009); Campus Restinga (clipping notícias, 2012); Campus Bento Gonçalves (documentos sobre a História do campus – coleção Melina Leite); Acervo audiovisual: teasers depoimentos Experiências da Comunidade Escolar durante a pandemia de Covid-19; Reitoria (Filmes institucionais, 2019; 6.º Salão IFRS, 2021); Campus Caxias do Sul (Documentário “Me conta uma história?”, 2023); Campus Farroupilha (7.º Pense, 2021); MEC (vídeos comemorativos/divulgação Rede Federal EPT). 9006 itens atualmente em seis coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, acervo tridimensional, Enoteca Virtual, História escolarização Alvorada).

26/12/2023 – Alcançamos os 10.000 itens em nosso repositório digital. Principais novidades: Acervo fotográfico: Reitoria (reuniões diversas, 2013); Campus Rio Grande (Volta às aulas, 2013 e 2016); Campus Restinga (Cobertura dos 2.º Jogos do IFRS); Campus Vacaria (aula inaugural curso Agronomia); Campus Caxias do Sul (Inauguração da nova sede do campus, 2014 – coleção Cátia Sandri; Inauguração quadra poliesportiva, 2019); Campus Rolante (inauguração quadra poliesportiva, 2023); Campus Sertão (I Mostra Científica, 2011); Campus Osório (Aula inaugural Pronatec, 2012); documental: Reitoria (Clipping notícias, 2009; I Encontro do PROEJA: Integrando Saberes, Práticas e Experiências, 2013; atas Consup, 2013); Campus Porto Alegre (atas Concamp, 2013); Acervo audiovisual: teasers depoimentos Experiências da Comunidade Escolar durante a pandemia de Covid-19; Reitoria (Extensão em Diálogo, 2020-2021; IFRS 360º , 2019) MEC (vídeos institucionais, incluindo o documentário “Institutos Federais, a Cara do Brasil” e a cobertura do evento dos 15 anos dos Institutos Federais, 2023); Campus Restinga (vídeos Plano de Ação 2005). 10023 itens atualmente em seis coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, acervo tridimensional, Enoteca Virtual, História escolarização Alvorada).