Campus Farroupilha

Debates sobre Federalização

A Escola Técnica de Farroupilha era ligada à Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), mas desde o ano de 2008, a FUCS junto à comunidade, iniciou os debates para federalização do espaço.

Federalização do ETFAR e criação do Campus Farroupilha

O Campus Farroupilha foi criado a partir da federalização da Escola Técnica de Farroupilha (ETFAR). Anteriormente, a Escola era ligada à Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), mas desde o ano de 2008, a FUCS junto à comunidade iniciou os debates para federalização do espaço.

25 de fevereiro

Implantação do Núcleo Avançado de Farroupilha

Em 25 de fevereiro de 2010 implantou-se o Núcleo Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul em Farroupilha, mediante incorporação da ETFAR, por meio do Convênio nº 016/1999 e 068/2001/PROEP, firmados entre o MEC e a FUCS.

junho

Primeiro processo seletivo

Neste ano, ocorreu o primeiro processo seletivo para ingresso de alunos no Campus Farroupilha, com aulas iniciando efetivamente em agosto do mesmo ano.

Oferta de cursos através do PRONATEC

O Campus, além dos cursos regulares, passa a ofertar cursos na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) através do Programa Nacional de Acesso do Ensino Técnico e ao Emprego (PRONATEC).

23 de abril

Oficialmente Campus Farroupilha do IFRS

O Núcleo Avançado de Farroupilha foi transformado oficialmente em Campus Farroupilha do IFRS. Portaria nº330/2013

1 de fevereiro

Inauguração coletiva

A inauguração simbólica do Campus Farroupilha ocorreu em Brasília no dia 1º de fevereiro, juntamente com outros 5 (cinco) campi do IFRS: Erechim, Ibirubá, Feliz e Canoas. Na ocasião houve a entrega da placa pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva ao diretor-geral e demais autoridades presentes.

3 de agosto

Aniversário de 10 anos do Campus Farroupilha

No dia 03 de agosto de 2020 o campus Farroupilha completou 10 anos de existência. Devido as restrições estabelecidas pela Covid-19, diversas atividades de celebração tiveram que ser suspensas e outras tiveram que ser feitas a distância. Uma das atividades realizadas foi uma entrevista do diretor Leandro Lumbieri à rádio Spaço FM. Na entrevista o […]