Campus Osório

A instalação de um campus no Litoral Norte do RS fez parte da fase 2 do Plano de Expansão da Rede Federal. No dia 24 de abril de 2007 foi feito ao governo federal o encaminhamento da proposta para a implantação de uma Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) em Osório, diante da oportunidade e do interesse do município, articulados em conjunto com o poder público municipal e comunidade, para receber uma escola técnica de âmbito federal.

O Ministério da Educação anunciou, no dia 5 de setembro de 2007, os 150 municípios brasileiros que receberiam uma escola técnica dentro do Plano de Expansão da Rede Federal. Osório estava entre os 10 municípios do Rio Grande do Sul contemplados, e ficou em 4ª lugar na classificação estadual baseada nas contrapartidas oferecidas pelo município, que definiria a sequência das obras.

A prefeitura de Osório doou um terreno, localizado na Av. Santos Dumont, 2127, no bairro Albatroz. O então Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (Cefet-BG) supervisionou todo o processo de instalação da Uned em Osório. No dia 7 de dezembro de 2007, foi firmado o contrato com uma empresa de engenharia para elaboração do projeto arquitetônico, concluído em março de 2008. Em abril de 2008 foi aberta, então, a primeira licitação para a construção da escola. O edital precisou ser reaberto em julho e, em 15 de outubro, a empresa vencedora recebeu a ordem de serviço para a o início das obras. Em 21 de setembro de 2010 o MEC publicou a portaria de funcionamento do campus.

A pedra fundamental foi lançada no dia 28 de outubro de 2008, com a presença de diversas autoridades. O professor Roberto Saouaya, que acompanhava a instalação da escola desde setembro de 2007, foi nomeado diretor-geral da unidade em novembro de 2008, ficando a frente da instituição até 2015.

Atualmente, em sede própria, o campus está localizada na Rua Santos Dumont, 2127 – bairro Albatroz, Osório/RS, e estudam na Instituição em torno de 880 discentes nas diferentes modalidades e turnos de funcionamento.

IFRS. Histórico do Campus Ósorio