Campus Porto Alegre

O Campus Porto Alegre do IFRS está localizado na capital do Estado do Rio Grande do Sul, município que possui cerca de  1.409.351 habitantes de acordo com dados do IBGE de 2017. A unidade do IFRS, abrange, além da própria cidade de Porto Alegre, os municípios da região metropolitana, por isso sua atuação torna-se imprescindível ao oferecer educação pública, gratuita e de qualidade a essa população.

A história da instituição inicia com a fundação, em 26 de novembro de 1909, da Escola de Comércio de Porto Alegre que, mais tarde, viria a ser Escola Técnica da UFRGS, até dezembro de 2008, quando se desvincula da universidade e se torna o campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

A Escola de Comércio de Porto Alegre foi criada anexa à Faculdade Livre de Direito, sendo mantida e custeada por ela durante um período de 35 anos. Nesse período, a Escola manteve dois cursos: o Curso Geral, que habilitava aos cargos da Fazenda, sem concurso, e às funções de guarda-livros e perito judicial, com dois anos de duração, que entrou em funcionamento em 1910; e o Curso Superior, que habilitava o acesso, sem concursos, aos cargos do Ministério das Relações Exteriores, Corpo Consular, Atuário de Companhias, chefe de Contabilidade de Empresas Bancárias e Grandes Casas comerciais, cujo pré-requisito era o Curso Geral, também com dois anos de duração. A partir de 1916, a Escola de Comércio de Porto Alegre foi declarada como uma Instituição de “utilidade pública”, tendo seu trabalho reconhecido pelo Governo Federal.

Em 1954 é criado o Curso Técnico de Administração e, em 1958, o Curso Técnico de Secretariado. Somente na década de 60 a Escola passou a ter uma Direção própria.  O primeiro Diretor foi o Professor Clóvis Vergara Marques, também professor do magistério superior da mesma Universidade, permanecendo 22 anos na direção da Escola Técnica. Hoje, a Biblioteca do Campus leva seu nome em homenagem a sua memória.

Após muitas mudanças de nomenclatura, sedes e cursos oferecidos, a então Escola Técnica da UFRGS passou a ser vinculada ao IFRS quando da criação dos Institutos Federais em 2008.

No ano de 2011 o Campus Porto Alegre entrou em funcionamento na sua nova sede, própria, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre (R. Cel. Vicente, 281, esquina Voluntários da Pátria), em pleno coração da Capital gaúcha.

IFRS. Histórico do Campus Porto Alegre.

IFRS.Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRS – 2019-2023.