Campus Bento Gonçalves

22 de outubro

Criação da Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves

A Instituição foi criada pela Lei nº 3.646 de 22 de outubro de 1959 como Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves, vinculada ao Ministério da Agricultura.

27 de março

A instituição passa a funcionar de forma efetiva

A instituição passou a funcionar de forma efetiva a partir de 27 de março de 1960.
Primeira turma de formandos

15 de dezembro

Primeira turma de formandos

Após 3 anos de funcionamento, em 15 de dezembro de 1962, a Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves realizou a formatura da primeira turma do curso Técnico em Viticultura e Enologia.

13 de fevereiro

Passou a denominar-se Colégio de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves

Em 13 de Fevereiro de 1964 foi publicado o Decreto nº 53.558, o qual alterou a denominação de todas as escolas agrícolas para colégios. Consequentemente passou a denominar-se Colégio de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves. Posteriormente, a sigla CVE tornou-se marca dos produtos que são produzidos e comercializados pela Instituição até hoje.

19 de maio

É transferido para a Coagri

Por meio do Decreto nº 60.731, de 19 de maio de 1967, foram transferidos para a Coordenação Nacional de Ensino Agropecuário (Coagri), órgão vinculado à Secretaria de Ensino de 1º e 2º Graus do Ministério da Educação e Cultura todas as instituições relacionadas ao ensino que integravam o Ministério da Agricultura.
Fachada do Colégio Viticultura e Enologia - atual Campus Bento Gonçalves - Bloco A (1974)

Colégio de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves

A Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves, por meio do Decreto nº 53.558 de 13 de fevereiro de 1964, passa a denominar-se Colégio de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves, ficando com essa nomenclatura até 1979. Na foto, vista da entrada principal da instituição (atual Bloco A).
Inauguração da Vinícola-Escola (1979) do Colégio Viticultura e Enologia - atual Campus Bento Gonçalves

Concluída a construção da Vinícola-escola

As aulas de vinificação da Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves, que ocorriam no subsolo do refeitório, ganharam novas instalações com a inauguração da Vinícola- escola. A construção iniciou em 1973 e previa 3 andares (Blocos A e B): o primeiro andar para recebimento, laboratório de análises e escritório; o segundo, para o  […]

4 de setembro

Foi transformada em Escola Agrotécnica Federal de Bento Gonçalves

Por meio do Decreto nº 83.935 de 04 de setembro de 1979 todos os estabelecimentos de ensino subordinados à Coagri passaram a receber a denominação uniforme de Escola Agrotécnica Federal, seguida do nome da cidade em que se localizava. Nesse sentido, passa a denominar-se Escola Agrotécnica Federal de Bento Gonçalves.

25 de março

Alteração do nome para Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek

A Lei nº 7.390, de 25 de março de 1985, alterou a denominação da Escola Agrotécnica Federal de Bento Gonçalves para Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek.

26 de dezembro

Autorização de funcionamento do primeiro cursos superior

Em 26 de dezembro de 1994, através de Decreto, foi autorizado o funcionamento do primeiro curso superior ofertado pela Instituição, o Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, o qual teve o primeiro ingresso de alunos em 1995.

março

Aconteceu o primeiro ingresso de estudantes no Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia

Em 1995 ocorreu o primeiro ingresso de estudantes no Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia.

16 de agosto

Foi implantado o Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (Cefet-BG)

Por meio do Decreto de 16 de agosto de 2002 foi implantado o Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (Cefet-BG), “mediante transformação e mudança de denominação da autarquia Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek”.
Desfile cívico de 7 de setembro de 2003

7 de setembro

Cefet-BG em momento cívico

Recém transformado de Escola Agrotécnica para Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves, a instituição marcou sua presença no desfile cívico do dia 07 de setembro de 2003, com a presença de servidores e alunos.

29 de dezembro

Passou a compor o IFRS como Campus Bento Gonçalves

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves – Cefet BG passa a integrar o IFRS como Campus Bento Gonçalves.

5 de novembro

Início da construção do novo pórtico do campus

Foram iniciadas as atividades para a construção do novo pórtico de acesso à sede da Instituição. De acordo com o diretor de Administração do Campus Bento Gonçalves, Márcio Cristiano dos Santos, a obra proporcionou melhor acesso a todos, separando a entrada de pedestres dos veículos e levando também em consideração as questões relativas à acessibilidade […]

19 de outubro

Campus inaugurou Galeria de Gestores em momento de comemoração

Ocorreu no dia 19 de outubro, uma intensa e variada programação para celebrar os 60 anos do Campus Bento Gonçalves. A programação foi dividida em uma série de eventos durante todo o sábado e a primeira atividade da manhã foi a inauguração da Galeria de Diretores, situada no hall do Bloco A, porta de entrada […]