I Encontro NuMem/IFRS: História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica

Entre os dias 03 e 04 de outubro de 2023 ocorrerá o I Encontro NuMem/IFRS: História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo Núcleo de Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, com objetivo discutir a história e a memória da educação profissional e tecnológica no Brasil.

Apresentação

O I Encontro NuMem/IFRS: História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo Núcleo de Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul tem por objetivo discutir a história e a memória da educação profissional e tecnológica no Brasil.

Com o tema Memórias e Acervos da Educação Profissional e Tecnológica, o evento é direcionado aos estudantes, servidores e pesquisadores/extensionistas de instituições de Ensino Técnico e Tecnológico, assim como pesquisadores e instituições vinculadas à História da Educação de todo o Brasil. As pesquisas e ações apresentadas devem contribuir para a conscientização histórica e o desenvolvimento de ações de cidadania e políticas voltadas ao aprimoramento do ensino profissional no País.

O evento será realizado entre os dias 03 e 04 de outubro de 2023 em formato virtual, durante esse encontro serão apresentados estudos, pesquisas e ações de extensão, que tratam da valorização e da salvaguarda do patrimônio histórico educativo, empregando documentos e referenciais teóricos da cultura escolar, da história institucional, da história do currículo, da história das disciplinas e da história dos profissionais da Educação e dos estudantes, que são categorias de investigações empregadas nos projetos de memória e história da educação profissional e tecnológica.

Nesse encontro, profissionais de diferentes áreas do conhecimento estarão reunidos durante esses dois dias para discutir as interfaces entre arquivos escolares e os documentos de registros de entrevistas, de modo a gerar publicações de textos científicos para a preservação da memória e o aprimoramento da educação profissional e tecnológica.

O encontro será realizado através de palestras, mesas redondas e sessões de comunicações.

Serão bem-vindas submissões de trabalhos sobre a História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente as que contemplem a temática do evento. Entre os trabalhos esperados, encontram-se:

– História e memória institucional (instituições e campi);

– História dos profissionais da Educação e dos estudantes;

– Patrimônio escolar;

– História de culturas escolares da EPT;

– Arquivos e História da Educação Profissional;

– História do Trabalho e Educação;

– Experiências de História Oral na EPT.

Os artigos apresentados e aprovados nas sessões de comunicação serão publicados em livro eletrônico.

CONTAMOS COM SUA PARTICIPAÇÃO!

Cronograma e inscrições

  • Submissão de resumos de trabalhos: de 24 de maio a 31 de agosto de 2023 formulário de inscrição apresentação de trabalhos (inscrições encerradas)
  • Cartas de aceite: até 10 de setembro de 2023 até 15 de setembro de 2023ATENÇÃO! CARTAS DE ACEITES ENVIADAS POR E-MAIL!
  • Programação das sessões de apresentação: até 19 de setembro de 2023
  • Inscrições ouvintes: até 15 de setembro de 2023 até 25 de setembro de 2023 formulário de inscrição ouvintes (inscrições encerradas)
  • Evento: 03 e 04 de outubro de 2023.
  • Envio de trabalhos completos para publicação e-book do evento (com ISBN): até 31 de janeiro de 2024 19 de fevereiro de 2024.
  • Inscrições gratuitas!

Programação

Transmissão via Canal do Núcleo de Memória do IFRS no YouTube (www.youtube.com/@nucleodememoriaIFRS): abertura, palestra e mesas redondas (em breve serão disponibilizadas)

Apresentações de trabalho (restrito aos apresentadores): Google Meet previamente encaminhado aos participantes

Caderno de Resumos (provisório) já se encontra disponível no link:

03 de outubro de 2023

14h – Abertura e Conferência abertura do evento

Conferência de Abertura: O Trabalho como Fonte de Pesquisa – “O Rio dos Trabalhadores” e a História de Trabalho-educação

Profa. Dra. Maria Ciavatta – Professora Titular em Trabalho-educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense

Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1967) e em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1960), Mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas – RJ (1978) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990). Pós-doutorado em Sociologia do Trabalho em El Colegio de México, México, DF, (1994-95), na Università degli Studi di Bologna, Itália (1995-96) e no Departamento de Filosofia da La Sapienza Università di Roma, Itália (2017). Foi professora visitante na Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008 a 2013). Pesquisadora Sênior pelo CNPq. Coordenadora do Grupo THESE – Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF-UERJ-EPSJV-Fiocruz) (Currículo Lattes)

Link transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=pXycTGf6GW0

16h até 18h – 1.ª Sessões de apresentação de trabalhos

19h – Mesa Redonda: Acervos em Educação Profissional e Tecnológica


Licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista. Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo. Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas. Docente da Etec Cônego José Bento / CEETEPS-­SP. Professora coordenadora de projetos no Centro Paula Souza. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional do Centro Paula Souza. Integrante do Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação – MEMÓRIA, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em ensino-­aprendizagem. Atua como pesquisadora nos seguintes temas: história e memória da educação profissional, cultura material escolar e imigração japonesa.

Doutorado em Educação, mestrado em História e graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista Produtividade em Pesquisa – PQ 2/CNPq. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte exercendo o cargo de Pro-reitora Adjunta de Pesquisa (2023-atualidade). É professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Defensora da escola pública e sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Editora da Revista Brasileira de História da Educação (ISSN 2238-0094), Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (ISSN 1983-0408) e History of Education in Latin America – HistELA (ISSN 2596-0113). Coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE-ANPEd) e vice-coordenadora do Laboratório de História e Memória da Educação (Lahmed/UFRN). Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em história da educação, teoria e metodologia da história, historiografia e educação profissional.

04 de outubro de 2023

9h30min às 12h30min – 2.ª Sessões de apresentações de trabalhos

14h às 18h – 3.ª Sessões de apresentações de trabalhos

19h – Mesa Redonda: Experiências de história e memória da Educação Profissional e Tecnológica

Estágio pós-doutoral no Banco de Imagens e Efeitos Visuais (Biev) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGECi/UFRGS). Editora-chefe da Revista ScientiaTec (IFRS). Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Trabalho (CNPq/IFRS).

Professor Titular da Graduado em História pela Universidade Federal do Paraná (1986), mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Paraná (1992), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2004), com pós-doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Ingressou na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 1996, onde atualmente é professor titular do Departamento Acadêmico de Filosofia e Ciências Humanas, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), e chefe do Departamento de Patrimônio Histórico da referida universidade. Tem experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação profissional, educação profissional e tecnológica, ciência tecnologia e sociedade (CTS).

Sessões de apresentação de trabalhos

– As sessões ocorrerão através da plataforma Google Meet, sendo que o link será enviado ao e-mail dos autores dos trabalhos até a véspera dia da apresentação;

– Informamos que os apresentadores devem estar cinco minutos antes do horário de início de sua sessão;

– Em caso de queda do apresentador durante a sessão, será aguardado seu retorno até dois minutos, a fim de retomar a apresentação. Caso não retorne a tempo, a Comissão Avaliadora passará ao próximo trabalho. Se nesse período, o apresentador voltar à sessão, aguardará que a Comissão Avaliadora o autorize a terminar sua exposição;

– Os apresentadores devem permanecer até o final da sessão;

– As atividades são restritas aos apresentadores de suas respectivas sessões.

– Tempo de apresentação por trabalho: 15 minutos

  • Modelos de template em formato PPT (não obrigatório, o apresentador pode fazer seu próprio modelo)
  • Logo do evento
  • Caderno de Resumos
03/10/2023 – 16h até 18h – 1.ª Sessões de apresentação de trabalhos

Arquivos e História da Educação Profissional (sessão I)

Coordenadoras: Maria Augusta Martiarena de Oliveira (NuMem Campus Osório) e Cristine Stella Thomas (NuMem Campus Porto Alegre)

Número trabalhoTítulo (do trabalho)Autor principalInstituição e campus/departamento
21Histórias e memórias docentes em formaçãoNahara MoewiusInstituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Feliz
37HISTÓRIA E MEMÓRIA DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA – CAMPUS ILHÉUS (2011-2021): UMA VISÃO A PARTIR DE DOCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃOAnna Karenina Santos da Silva MouraInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Ilhéus
57NUMEM E ENOTECA: A VITIVINICULTURA BRASILEIRA ENGARRAFADAMaria Eduarda Alves BerbertIFRS Campus Bento Gonçalves – Estudante Curso Técnico Viticultura e Enologia
82Catalogação de acervos fotográficos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus OsórioGiulia Marques AlvesInstituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Osório
38Fontes Digitais: Uma análise acerca das Redes sociais e Acervos digitais na História da EducaçãoKeila da Silva SouzaIFRS – Campus Osório
42A utilização do Instagram na divulgação do NuMem – Projeto Fatos e Fotos IFRS Porto AlegreMichelle Leal Racheli da SilveiraIFRS Porto Alegre

Experiência e vivências da História e Memória da EPT (sessão I)

Coordenadores: Marcelo Vianna (NuMem/IFRS) e Luciana de Oliveira (IHGRGS)

Número trabalhoTítulo (do trabalho)Autor principalInstituição e campus/departamento
60Campus Ibirubá: resgatando o passado.Marcus Vinicius da CostaIFRS-Campus Ibirubá
85RESGATE DA TRADIÇÃO TEATRAL NO IFPE: QUASE 100 ANOS DE HISTÓRIAMário Luiz do Nascimento JúniorUniversidade Federal de Pernambuco – Campus recife; Instituto Federal de Pernambuco – Campus recife
76Uma história de democracia, luta e resistência: os 10 anos do IFRS – Campus AlvoradaGuilherme Brandt de OliveiraIFRS – Campus Alvorada
17MEMÓRIA INSTITUCIONAL: O RESGATE DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO IFFAR CAMPUS SANTA ROSA EM MAIS DE UMA DÉCADA DE ATUAÇÃOJOICE MARIA DULLIUSINSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA / DIREÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
19*A educação tecnológica no extremo norte brasileiro: 30 anos do Instituto Federal de RoraimaVagner Basqueroto MartinsUniversidade Estadual de Maringá/Programa de Pós-Graduação em História
90REVIVENDO MEMÓRIAS: MEMORIAL DO IFRS – CAMPUS SERTÃO (2018-2020)Luciana da Costa de OliveiraIHGRGS
* Trabalho alocado para sessão 04.10 (14h) – Arquivos e História da Educação Profissional (sessão II)

Memória e Patrimônio da EPT: análises e práticas educativas (sessão I)

Coordenadores: Fábio Krzysczak (NuMem Campus Erechim) e Marcos Vinícius Luft (NuMem Campus Veranópolis)

Número trabalhoTítulo (do trabalho)Autor principalInstituição e campus/departamento
31MEMÓRIAS DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFRS CAMPUS ERECHIMGiovane Rodrigues JardimIFRS/ Campus Erechim/ Departamento de Ensino
62O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: EXPECTATIVAS E POSSIBILIDADESJORDANE PEREIRA DA SILVAUNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
5PROJETO DE ENSINO: MEMÓRIAS DO MEU LUGAR EM MINAS GERAISJosé SimplícioIFNMG/Campus Teófilo Otoni/Depto. Ensino
24A FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS: O QUADRO DE EGRESSOSMilena Guedes do Espirito SantoUniversidade Federal do Pará – UFPA, Campus Universitário de Abaetetuba.
49“Caminhos da educação em Porto Alegre: entre o consagrado e o esquecido”Guilherme Rodrigues BierkaUFRGS – FACED
04/10/20239h30min às 12h30min – 2.ª Sessões de apresentações de trabalhos

Experiência e vivências da História e Memória da EPT (sessão II)

Coordenadores: Sandra Cristina Donner (NuMem Campus Canoas) e Marcos Vinícius Luft (NuMem Campus Veranópolis)

Número trabalhoTítulo (do trabalho)Primeiro autorInstituição e campus/departamento
27RECORDANDO MÉMORIAS DA MORADIA ESTUDANTIL DO IFFAR – CAMPUS SÃO VICENTE DO SULMargarete Dorneles SaucedoInstituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul
9A Experiência do TroteLeila de Almeida CastilloIFRS campus Canoas/Ensino
22“UM POUCO DE MIM E UM POUCO DAQUI”: O CAMPUS PINHEIRAL ENTRE RELATOS E MEMÓRIASMARCELA MARTINS FOGAGNOLI ERTHALIFRJ/CAMPUS PINHEIRAL
2CAMPI CENTENÁRIOS DO IFAL COMO LUGARES DE MEMÓRIA E DE IDENTIDADE: A PRODUÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO COMO INSTRUMENTO DE PRESERVAÇÃO INSTITUCIONALGerônimo Vicente dos SantosInstituto Federal de Alagoas – Campus Benedito Bentes
70Núcleo de Memória do Campus RestingaNaomi Gomes Amaro DiasIFRS Restinga
81Projeto de Extensão – INSIGNARJerônimo Silveira MaiorcaIFRS – Campus Rio Grande / NUMEM

História e Memória da EPT

Coordenador: Marcelo Vianna (NuMem/IFRS)

Número trabalhoTítulo (do trabalho)Primeiro autorInstituição e campus/departamento
29Trajetória do ensino profissional agrícola no Brasil: legislação e instituições (1910-1946)Bruno Santos CondeUniversidade Federal do Espírito Santo/PPGE
78As Escolas Técnicas Federais na implantação da Lei nº 5.692/1971Tainá da Silva BandeiraPPGEP/IFRN
35Educação Profissional e Tecnológica: uma modalidade sob a aparência de Rede muito recente.Graziella de Camargo da CostaUniversidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Santa Maria
80Uso da história oral para o registro das memórias sobre o processo de formação dos Institutos FederaisMarcelo ViannaNuMem/IFRS
39Narrativas memoriais da constituição dos Institutos Federais: Uma análise de dissertações do Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)Eduardo Pereira dos SantosIFFar – Campus Jaguari/Discente – Mestrado do ProfEPT
48ALGUNS MOMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) ATÉ A CONCEPÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAISLucinda ArsegoUniversidade de Caxias do Sul
11História da Educação Profissional e as perspectivas geradas sobre os Cursos TécnicosRenata de Souza PiresPUC-Campinas

Memória e Patrimônio da EPT: reflexões e práticas de divulgação

Coordenadoras: Maria Augusta Martiarena de Oliveira (NuMem Campus Osório) e Cristine Stella Thomas (NuMem Campus Porto Alegre)

Número trabalhoTítulo (do trabalho)Primeiro autorInstituição e campus/departamento
14Podcast Memória IFSP: difusão de histórias e memórias institucionais e coletivasFernanda Ferreira BoschiniInstituto Federal de São Paulo – IFSP
63HISTÓRIA E MEMÓRIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIROMARILSA APARECIDA ALBERTOCENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MNEIRO
52Diálogo entre Lugares de Memória Escolar: Reflexões sobre a Preservação do Patrimônio EducativoDanielle Brum Ginar TellesUFRGS PPGEDU
64Memória e Patrimônio Histórico-Educativo do IFPE: o edifício da Escola de Aprendizes Artífices de PernambucoLêda Cristina Correia da SilvaIFPE Campus Recife
47UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DA PARCERIA ENTRE O IFRS E O PNMO ATRAVÉS DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSORosangela Leal BjerkIFRS- Campus porto Alegre – ProfEPT
4Espaço Memória do IFAM – Campus Manaus Distrito Industrial.Sarley de Araújo SilvaCampus Manaus Distrito Industrial/DES

Memória e Patrimônio da EPT: análises e práticas educativas (sessão II)

Coordenadores: Caroline Cataneo (NuMem Reitoria) e Fábio Marçal (NuMem Campus Alvorada)

Número trabalhoTítulo (do trabalho)Primeiro autorInstituição e campus/departamento
28Análise dos Movimentos de Sentidos sobre valorização profissional dos Cursos de Pedagogia do IFRS.Luiza da Silva BraidoUniversidade Federal de Santa Maria/ Campus Santa Maria
36Análise dos Movimentos de Sentidos sobre experiências de um bolsista em um evento sobre Educação Profissional e TecnológicaGabriel Ávila BagolinUniversidade Federal de Santa Maria (Campus Santa Maria) / Educação
79Ensino de história e literatura: o residência pedagógica como espaço de criação.Larissa Azevedo da SilvaUFPEL
43OS ESPAÇOS DE MEMÓRIA COMO FONTE CIENTÍFICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS DE LICENCIANDASAmanda Vitória Santos da SilvaUniversidade Federal de Pernambuco/campus Recife/Centro de Filosofia e Ciências Humanas
88MEMÓRIA E PATRIMÔNIO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: CAMINHOS NO ENSINO DE HISTÓRIAMaria Clara Asfora de AzevedoUEPB – Universidade Estadual da Paraíba. Campus I
68PATRIMÔNIO ESCOLAR IMATERIAL: A FESTA DE REIS DE QUEIMADAS – PB COMO RECURSO DIDÁTICO EDUCACIONAL PARA A EXPOSIÇÃO DE ASPECTOS DA HISTÓRIA LOCAL.Milena Araújo de SouzaUniversidade Estadual da Paraíba, Campus I / Departamento de História
04/10/202314h às 18h – 3.ª Sessões de apresentações de trabalhos

Arquivos e História da Educação Profissional (sessão II)

Coordenador: Marcelo Vianna (NuMem/IFRS)

Número trabalhoTítulo (do trabalho)Primeiro autorInstituição e campus/departamento
26O Instagram como mediação no estudo da Educação Profissional e TecnológicaBruna Helfenstein ZanardoIFRS, Campus Porto Alegre
33O gosto pelo guardar: reflexões sobre os arquivos pessoais que habitam o Memória Faced/UFRGSDóris Bittencourt AlmeidaUFRGS – Faculdade de Educação
34Centro de Memória Dr. Edison João Geraissate (2016): lugar de guarda de artefatos do ensino técnico agrícola e de realização de pesquisas e estudos.Ednéia ChinellatoEtec João Jorge Geraissate
54Possibilidades a partir do acervo escolar do Colégio Estadual Pedro Colbachini, Nova Bassano/RSGisele BelussoUCS/PPGEDU
71ACERVOS E FONTES NA PESQUISA EM HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAAlzenir Souza da SilvaPPGEP-IFRN
74O repositório digital do Núcleo de Memória do IFRS: contribuições para história da Educação Profissional e TecnológicaMarcelo ViannaNuMem/IFRS
51HISTÓRIA, MEMÓRIAS, ESQUECIMENTOS E RESGATES: O IFPE em sua gênese.Solange Lopes de AlencarIFPE-Campus Recife/CHMD

História de culturas escolares

Coordenadora: Cristine Stella Thomas (NuMem Campus Porto Alegre) e Diana Patrícia Mauer (UERGS)

Número trabalhoTítulo (do trabalho)Primeiro autorInstituição e campus/departamento
8Projetos Pedagógicos de Educação Profissional e Tecnológica no IFSP campus Sorocaba: concepções, disputas e perspectivas no contexto da Indústria 4.0Fernando Silveira Melo Plentz MirandaUniversidade de Sorocaba, PPGE
67AS ARTES COMO UM COMUM NA RELAÇÃO EDUCAÇÃO-COMUNIDADEGabriela Silva Morél de OliveiraIFRS – Campus Osório/Uergs – Litoral Norte
73Trajetórias e expectativas de futuro: um olhar sobre as experiências históricasNaiara MigonIFRS – Campus Sertão/ DAE
53AS FESTAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ATENDIMENTO À INFÂNCIA COMO RITUAIS DE LEGITIMAÇÃO DE VALORESDiana Patrícia MauerUERGS – Litoral Norte/PPGED
45Análise dos Movimentos de Sentidos sobre a Iniciação Científica nos Institutos Federais Rio Grande do Sul.Mirian Vargas de AlvarengaUniversidade Federal de Santa Maria/ Campus Sede Santa Maria – Programa de Pós-graduação em Educação
87ANÁLISE DOS MOVIMENTOS DE SENTIDOS SOBRE O TEMA DA QUALIFICAÇÃO NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAGislei José ScapinUniversidade Federal de Santa Maria
86Residência Estudantil do IFRS – Campus SertãoVanessa Carla NeckelIFRS – Campus Sertão/ Departamento de Assistência Estudantil
30A HISTÓRIA ORAL: A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIAMárcia Cicci RomeroUniversidade Federal de Uberlândia
41A FORMAÇÃO POLÍTICA-IDEOLÓGICA DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRAAline de Jesus PeixinhoUniversidade Federal de Uberlândia
75NORDESTE: CAMINHOS DE EDUCADORES E EDUCANDOS NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃONathan Frederico Taveira Silveira.Universidade Estadual da Paraíba – Campus I. Departamento de História

História e Memória das Mulheres na EPT

Coordenadoras: Luciana de Oliveira (IHGRGS) e Angela Beatriz Pomatti (MUHM)

Número trabalhoTítulo (do trabalho)Primeiro autorInstituição e campus/departamento
6Portos Capixabas: A modernização e Integração das mulheres nos trabalhos portuáriosGracineide Maria de SouzaUFES / PPGHIS
10A professora Leolinda Figueiredo Daltro para deputada Constituinte no pleito de 1933Priscila Muniz CoutinhoUniversidade Federal de Uberlândia / Programa de pós graduação em Educação
203X4 – UM RETRATO DA FACE FEMININA NA DIREÇÃO DA ETEC FERNANDO PRESTESDaniele Torres LoureiroEtec Fernando Prestes – Centro Paula Souza
61Fichas sociais de meninas na Escola Técnica Senador Ernesto Dornelles (Porto Alegre/RS, anos 1940): características e anseios das alunasNatália GilUFRGS / Faculdade de Educação
55Memórias, afetos e intercâmbios: experiências de professoras das Escolas Profissionais femininasJuliana de Azevedo PereiraUniversidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis (Campus 1)/Departamento de Moda
32Memórias de uma professora israelita:
O percurso profissional e formativo de Matilde Groisman Gus
Fabiana Pinheiro da CostaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
44Professoras na Educação Profissional e Tecnológica? Análise sobre a inserção das mulheres no trabalho pedagógico do eixo Controle e Processos Industriais no IFRS.Luisa Palma MenezesUFSM – campus Sede
77Além das Palavras: desvelando gênero nos memoriais acadêmicos (USP/Unicamp – 2000/2015)Rafaela Duarte VieiraUnesp / Assis

História do Trabalho e Educação (sessão I)

Coordenador: Fábio Krzysczak (NuMem Campus Erechim) e Cristiano de Brum (PUCRS)

Número trabalhoTítulo (do trabalho)Primeiro autorInstituição e campus/departamento
84Espiritualidade, educação e trabalho na América Colonial: Jesuítas e BeneditinosBruno Freitas CarneiroUniversidade Salgado de Oliveira
1A contribuição de Tarquínio de Sousa Filho para a Educação Profissional no BrasilÉrika Aparecida CorrêaCEFET/Divinopolis-MG
13O LICEU TRIÂNGULO MINEIRO E A ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO COMO OPORTUNIDADE DE TRABALHO.Edilene Alexandra Leal SoaresUniversidade Federal doTriângulo Mineiro
18Preservação da Memória por meio do Fundo Pedro Braz: um personagem marcante do Instituto Federal de Sergipe.Manuela do Nascimento SilvaCoordenadoria de Arquivo Histórico e Memorial (CAHISM) Reitoria – Instituto Federal de Sergipe IFS
25AS DEMANDAS DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI) PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (1998 – 2022)Fernanda Franz WillersUniversidade Federal de Uberândia – Campus Santa Mônica – Programa de Pós-Graduação em Educação
56A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS JORNAIS EM POUSO ALEGRE/MG (1917-1930)Giovane Silva BalbinoFaculdade de Educação – USP
66O Ensino Industrial nos discursos dos intelectuais do Instituto de Organização Racional do TrabalhoGabriela Botelho BragaCefet /MG – Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica
58História, memórias e perspectivas do Curso Técnico em Contabilidade da Escola Estadual Ensino Médio Campinas do SulFabio Roberto KrzysczakIFRS Campus Erechim
40*POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DA CULTURA ALEMÃ NA CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA CIDADE DE TAQUARARenan Ziglioli de SousaIFRS – Campus Porto Alegre
*Trabalho alocado para sessão 04.10 (14h) – História do Trabalho e Educação (sessão II)

História do Trabalho e Educação (sessão II)

Coordenadora: Caroline Cataneo (NuMem Reitoria)

Número trabalhoTítulo (do trabalho)Primeiro autorInstituição e campus/departamento
59EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: ESTUDOS ACERCA DA HISTÓRIA DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PAROBÉPoty Emilio Ribeiro SilvaIFRS / Campus Porto Alegre
69As concepções sobre ensino de desenho e educação profissional na obra ‘Geometria Prática Popular’ de Abílio César BorgesSheila Vanessa Afonso de LoiolaCEFET – Belo Horizonte/Programa Pós Graduação de Educação Tecnológica
83DE COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL (CTI/ FURG) A INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS): HISTÓRIA, MARCAS INSTITUCIONAIS E SOCIAISJerônimo Silveira MaiorcaIFRS – Campus Rio Grande/NUMEM
89Tecnólogo em Viticultura e Enologia: fragmentos da história do primeiro curso superior público de Bento Gonçalves/RS (1988-1995)Caroline CataneoIFRS – Reitoria
15Relação entre arte e técnica na formação profissional e tecnológica: futuros pausados.Sueli Soares dos Santos BatistaCentro Paula Souza
72Os Engenheiros-educadores na Rádio Sociedade do Rio de JaneiroLaís Paula de Medeiros Campos AzevedoUniversidade Federal do Rio Grande do Norte
65BIBLIOTECA CLÓVIS VERGARA: O DOCUMENTO, A HISTÓRIA ORAL REVELANDO A HISTÓRIA INSTITUCIONAL DE UM CENTRO DE INFORMAÇÃOSuzinara da Rosa FeijóCampus Porto Alegre / Biblioteca
12*Memórias e docência: vivência e experiência dos ex-professores do CEFORES.Edilene Alexandra Leal SoaresUniversidade Federal do Triângulo Mineiro
50Era uma vez uma formatura: os convites e suas capacidades de relatar sobre a história do Curso de Pedagogia/UFRGS (1981—2017)Gabriela Kohlrausch HenkelUFRGS/FACED
* Trabalho alocado para sessão 04.10 (14h) – História do Trabalho e Educação (sessão I)

A planilha com as sessões de apresentação de trabalhos com autores completos pode ser acessada neste link: programação

Orientações submissão de trabalhos

Artigos completos: apenas para trabalhos que tiveram seus resumos aprovados e apresentados no evento – submissão até 31 de janeiro de 2024

  • Orientações sobre formatação e modelo do texto completo disponível no link ao lado: modelo formato DOC

Organização e apoio

Caroline Cataneo (NuMem Reitoria)

Cristine Stella Thomas (NuMem Porto Alegre)

Fábio Krzysczak (NuMem Erechim)

Marcelo Vianna (NuMem e NuMem Alvorada)

Maria Augusta Martiarena de Oliveira (NuMem Osório e ProfEPT IFRS Porto Alegre)

Apoio: Pró-reitoria de Extensão

Contato

Dúvidas ou sugestões, não deixe de enviar ao nosso e-mail: [email protected]