O IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela Lei n°11.892, junto com outros 37 IFs. Por força desta lei, o IFRS é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), tendo prerrogativas como autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-científica e disciplinar. Assim como os outros IFs, pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Em sua criação, o IFRS se estruturou a partir da união de três autarquias federais: o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Bento Gonçalves, a Escola Agrotécnica Federal de Sertão, e a Escola Técnica Federal de Canoas, criadas respectivamente em 1959, 1957 e 2007. Logo após, incorporaram-se ao instituto dois estabelecimentos vinculados a Universidades Federais: a Escola Técnica Federal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com criação em 1909 e o Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati, de Rio Grande, de 1964. No decorrer do processo, foram federalizadas unidades de ensino técnico nos municípios de Farroupilha, Feliz e Ibirubá e criados os campi de Caxias do Sul, Erechim, Osório e Restinga. Com a criação do IFRS, iniciou-se seu processo de expansão: a partir das demandas da comunidade, foram implantados os campi Alvorada, Rolante, Vacaria e Viamão em 2011, iniciando suas atividades no ano seguinte. Por fim, em 2012, os núcleos avançados de Ibirubá e Farroupilha se tornaram campi, e, no ano de 2014, foi criado o campus Veranópolis. Desta maneira, trata-se de uma instituição plural por excelência. 

Linha do tempo do IFRS

Atualmente o Instituto possui 17 campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. A Reitoria está sediada em Bento Gonçalves.

Mapa do IFRS

Entretanto, não são apenas datas  marcantes e instrumentos legais  que é construída uma instituição. Todos os alunos, servidores e nossas comunidades de abrangência fazem parte de nossa história. E é a partir desse conceito ampliado de memória que o NuMem/IFRS inicia seus trabalhos, acreditando que todas as pessoas que passaram e estão nas nossas unidades, constroem a nossa trajetória.

Galeria de gestores

Informações sobre a gestão atual encontram-se no link: https://ifrs.edu.br/institucional/gestao-atual/