Campus Rolante

Fachada do Campus Rolante

Desde meados dos anos 2000 e ao encontro da expansão a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica ocorrida neste período, a comunidade do Vale do Paranhana- Encosta da Serra realizou uma intensa mobilização de diversos setores da sociedade civil para a implantação de uma escola técnica federal da região. Essas mobilizações ganharam força a partir de 2009 –  motivadas também pela publicação da Lei nº 11.892/2008 – com realização de audiências públicas e coleta de assinaturas para abaixo-assinados em prol da implantação dessa unidade. No ano de 2011, em audiência com gestores do MEC foi aprovada a criação do Campus Rolante vinculada ao IFRS. Em contrapartida, foi doada uma área de 57 hectares pela Prefeitura Municipal de Rolante, que por se tratar também de um campus agrícola, necessitava de uma maior área para o pleno desenvolvimento das atividades relativas às ciências agrárias.

No ano de 2013 são elaborados os primeiros projetos arquitetônicos para a construção dos prédios escolares. Oferta dos primeiros cursos vinculados ao campus através do Pronatec, tanto no município de Rolante quanto em cidades vizinhas. As atividades aconteciam em sedes provisórias em locais cedidos pela municipalidade. Em 2016 é ofertada a primeira turma regular através do curso Técnico em Administração subsequente ao ensino médio. Em julho de 2017 é inaugurada a sede definitiva do campus.

IFRS. Histórico do Campus Rolante.