O Núcleo
O Núcleo de Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – NuMem/IFRS é um espaço virtual, interativo e permanente, onde são desenvolvidas ferramentas, mecanismos e projetos para a preservação e salvaguarda da memória institucional de forma sistemática e permanente.
Possui o caráter inquestionável de entender esta preservação como ação interdisciplinar, haja vista a compreensão de que se faz necessária a relação entre os diversos saberes na construção do conhecimento, e do princípio da indissociabilidade, retratado na Lei de criação dos Institutos Federais (Lei nº 11.892/2008) e na missão do IFRS, de ‘ofertar educação profissional, científica e tecnológica, inclusiva, pública, gratuita e de qualidade, promovendo a formação integral de cidadãos para enfrentar e superar desigualdades sociais, econômicas, culturais e ambientais, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e em consonância com potencialidades e vocações territoriais’ (PDI 2019-2023).
O Núcleo possui papel estratégico na composição da identidade e da estabilidade institucional, no sentido de que o IFRS possa se auto reconhecer e autoafirmar como detentor do seu papel fundamental no desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica.
Além destes objetivos, o NuMem/IFRS ampara por meio do Programa Institucional do Núcleo de Memória do IFRS, o desenvolvimento de projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão na área de memória e história que envolvam o IFRS e suas comunidades de abrangência, bem como incentiva a criação de núcleos em todas as unidades do IFRS. Para que isso ocorra, o NuMem se conecta com cada um desses projetos, colaborando com a elaboração das propostas e divulgando neste espaço.
Todos estão convidados a conhecer nossa história, construída desde os primórdios da educação profissional no Brasil, e agora perenizada neste espaço virtual.
Nada na vida de uma instituição escolar acontece, ou aconteceu por acaso, tanto o que se perdeu ou transformou, como aquilo que permaneceu.
Justino Magalhães. Tecendo nexos. História das instituições educativas. Editora Universitária São Francisco-EDUSF, 2004, p. 155.
Composição:
O NuMem/IFRS é composto por comissões específicas na Reitoria e nos Campi, em permanente permuta de informações.
Acesse mais informações em Contato.
Documentos norteadores:
Compêndio, clique aqui.
Projeto do Núcleo de Memória do IFRS na íntegra, clique aqui.
Redes sociais:
Acesse também nosso conteúdo de vídeos.