O Núcleo

O Núcleo de Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – NuMem/IFRS tem por finalidade organizar, preservar, difundir, salvaguardar e permitir acesso ao patrimônio cultural de natureza imaterial e material do IFRS de forma sistemática e permanente. Sua origem remonta à Política de Comunicação do IFRS (2015), que apontou como necessidade a criação de um espaço para preservação e salvaguarda da memória institucional. O NuMem/IFRS foi efetivado em 2018 e teve seu regulamento aprovado pelo Consup/IFRS em 02 de março de 2021

Suas atividades são guiadas de maneira interdisciplinar, compreendendo a necessária  relação entre os diversos saberes na construção do conhecimento, e do princípio da indissociabilidade, retratado na Lei de criação dos Institutos Federais (Lei nº 11.892/2008). Desta forma, atende também a missão do IFRS, de ‘ofertar educação profissional, científica e tecnológica, inclusiva, pública, gratuita e de qualidade, promovendo a formação integral de cidadãos para enfrentar e superar desigualdades sociais, econômicas, culturais e ambientais, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e em consonância com potencialidades e vocações territoriais’ (PDI 2019-2023).

O NuMem/IFRS  possui compromisso estratégico com a composição da identidade e da estabilidade institucional, no sentido de que o IFRS possa se auto reconhecer e auto afirmar como detentor do seu papel fundamental no desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica.

Além destes objetivos, o NuMem/IFRS ampara por meio do Regulamento Geral, o desenvolvimento de projetos e ações indissociáveis, de ensino, de pesquisa e de extensão na área de memória e história que envolvam o IFRS e suas comunidades de abrangência.

Composição:
O NuMem/IFRS conta com comissões específicas na Reitoria e nos Campi, em permanente permuta de informações. Acesse mais informações em Contato.


Conheça mais sobre o NuMem/IFRS

Documentos norteadores

Compêndio “Implementação de um Núcleo de Memória: como desenvolver projetos e ações em memória e identidade institucional” – Autora: Caroline Cataneo

Regulamento Geral do Núcleo de Memória do IFRS

Projeto do Núcleo de Memória do IFRS

Termos de doação de acervo: 

  1. Termo de doação de acervo audiovisual.
  2.  Termo de doação de acervo documental.
  3. Termo de consentimento para entrevistas.