Ações desenvolvidas em 2024

Reitoria e Projetos Coletivos

NuMemCast

Aproveitando a crescente popularidade dos podcasts, o NuMem criou seu próprio canal de podcast batizado de NuMemCast. O canal divulga a história do IFRS por meio de dois tipos de episódios: o Drops, contendo breves trechos da história do instituto; e Entrevista, onde diversas pessoas que fizeram a diferença no IFRS são questionadas sobre os acontecimentos, bastidores e motivações para as decisões que transformaram o instituto na instituição que é hoje.

Link para o NuMemCast

Instagram NuMem IFRS

Com a intenção de resgatar a história e a memória do IFRS para a comunidade, o NuMem desenvolveu seu próprio espaço no Instagram, no qual divulga momentos históricos que envolveram estudantes, servidores e comunidade externa, além de dar visibilidade ao acervo documental e fotográfico do NuMem.

Link para o Instagram

Quando todos aprenderam e todos ensinaram. Experiências da comunidade escolar do IFRS durante a pandemia de covid-19

Projeto coletivo envolvendo os NuMem Locais e Reitoria visando registrar nos 17 campi as experiências da comunidade escolar do IFRS durante a pandemia da Covid-19.

Link para o projeto

O processo de formação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto de Pesquisa com recursos CNPq/FAPERGS (2022/2023) que busca historicizar a proposta e execução de uma nova institucionalidade da EPT, proposta nos anos 2000 e que resultou, entre outras transformações, na criação dos Institutos Federais pela Lei n.º 11.892/08.

NuMem Alvorada

Registrando memórias de uma instituição e sua comunidade: o Núcleo de Memória IFRS Campus Alvorada

O Núcleo de Memória (NuMem) do IFRS Campus Alvorada, como parte da Extensão do IFRS, tem como objetivo atuar na preservação da memória institucional do campus e de sua comunidade. Entre as ações previstas, encontram-se a prospecção, organização e realização de entrevistas com antigos servidores, ex-servidores e egressos do campus, especialmente aqueles que atuaram em seus primeiros anos, assim como membros da comunidade que tiveram participação em sua instalação.

História da Escolarização em Alvorada

Constituição de um acervo digital relativo ao processo de escolarização do município de Alvorada/RS, a partir do projeto de Pesquisa “Contando a História de Alvorada” coordenado por Fábio Marçal e Fabiano Soria Vaz, visando a sistematização e análise de fontes documentais que abarquem elementos da cultura e relações sociais, no período dos séculos XVIII ao final do século XX nos territórios que vieram a compor o município.

Link repositório: https://memoria.ifrs.edu.br/historia-da-escolarizacao-em-alvorada/

NuMem Bento Gonçalves

Enoteca IFRS – Bento Gonçalves – História Engarrafa

O Projeto foi executado anteriormente de modo a digitalizar e publicisar o acervo existente na sede da vinícola-escola e ampliar o acervo digital, durante o período de afastamento social, na pandemia de COVID-19. Com o retorno das atividades presenciais, busca-se retomar a ampliação dos acervos físico e virtual, bem como possibilitar o enriquecimento acadêmico a partir do reconhecimento dos fatores de evolução do mercado do vinho nacional através da consulta ao acervo histórico e atual. A Enoteca física foi fundada na década de 1970, revitalizada em 2009, digitalizada em 2019 e disponibilizada no site da Reitoria – NuMem/Tainacan. Assim, torna-se necessária a busca de parcerias com entidades e empresas que atuam no segmento da Enologia, para a ampliação do acervo e a disponibilização do recurso desenvolvido a um público maior.

Saiba mais no link: https://memoria.ifrs.edu.br/enoteca/

NuMem Osório

Núcleo de Memória do IFRS – Campus Osório: histórias e memórias de uma instituição e sua comunidade

O Núcleo de Memória (NuMem) do IFRS Campus Osório, instituído por ocasião das comemorações de dez anos de funcionamento do referido campus (2020), tem como objetivo atuar na preservação da memória institucional do campus. Entre as ações previstas, a realização de entrevistas com antigos servidores, ex-servidores e egressos do campus, e encontros virtuais, organizados por temáticas de interesse e por segmentos (egressos do Ensino Médio, Superior e Pós-Graduação, técnicos, docentes e demais membros da comunidade). 

NuMem Porto Alegre

Projeto Fatos & Fotos

O projeto de extensão “Fatos & Fotos: preservando a memória e divulgando a história do Campus Porto Alegre do IFRS” teve início em 2021 e é uma ação vinculada ao programa de extensão Núcleo de Memória – NuMem do Campus Porto Alegre do IFRS.

Saiba mais no link: https://sites.google.com/view/fatosefotosifrspoa/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0 (texto original do NuMem Campus Porto Alegre)

NuMem Restinga

Observatório da Comunidade

O Observatório da Comunidade é um instrumento do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Restinga para o diálogo permanente entre a instituição e a comunidade (interna e externa), de modo presencial e virtual a partir de plataforma digital e de formações e encontros presenciais. Atua na perspectiva da pesquisa-ação, envolvendo a comunidade do bairro Restinga, onde o campus se localiza. O projeto consiste em um repositório virtual de informações, dados, estudos, metodologias sobre o bairro Restinga e sua comunidade ou produzidas por seus moradores e profissionais atuantes. Outro escopo de atuação são as ações de capacitação e interlocução permanente entre instituição e comunidade, numa retro-transformação a partir da conjunção de diferentes tipos de saberes. Desta forma, são realizadas trocas de conhecimentos com diferentes metodologias (palestras, cursos, rodas de conversa, mostras, exposições, atividades artísticas, entre outras). Este ano pretendemos retornar as ações de história oral e registro da memória do bairro que foram propostas nos projetos do Núcleo de Memória do Campus Restinga para dentro do escopo do projeto, a exemplo de anos anteriores à instituição do NUMEM. É uma ação que vem sendo implantada no Campus Restinga desde o ano de 2013, e utiliza metodologias diversificadas de atuação, tais como oficinas, rodas de conversa, site, informativos, exposições, entre outras. Ao longo dos dois últimos as principais ações do projeto estão relacionadas às temáticas de gênero, raça e território.

Saiba mais no link: https://observatorio.restinga.ifrs.edu.br/

NuMem/IFRS

Tainacan – Acervo digital

01/02/2024 – Principais novidades: Acervo fotográfico: Reitoria (reuniões diversas, 2013); Campus Sertão (Gestões da Cooperativa-escola, 1976-1995); Campus Feliz (Volta às aulas, 2014); Campus Ibirubá (I MOPEX, 2012; Salão do Ensino Técnico, 2012; Mostra científica ETAJ, 2003). 10303 itens atualmente em seis coleções (acervo documental, acervo fotográfico, acervo audiovisual, acervo tridimensional, Enoteca Virtual, História escolarização Alvorada).