Campus Restinga (Porto Alegre)

Campus Restinga está localizado no extremo sul da cidade de Porto Alegre, no bairro Restinga. É um dos 17 campi do IFRS e se caracteriza pelo papel preponderante da comunidade na sua criação, com a participação ativa de uma comissão comunitária na sua implantação desde o ano de 2006. A região possui características peculiares em relação aos demais bairros da cidade, pois sofreu com um longo período de negligência por parte do poder público.

No final da década de 1960, o modelo de desenvolvimento urbano adotado pelo país e implantado em Porto Alegre promoveu a remoção de significativos contingentes populacionais da região central da cidade. Os grupos que não possuíam condições de adquirir terra naquela região foram deslocados para a região da Restinga, distante, aproximadamente, 25 km do centro da cidade.

Foi a partir da mobilização dos moradores que gradualmente a população passou a usufruir de alguns benefícios. Uma característica marcante da comunidade é a contínua reivindicação de seus direitos em favor do desenvolvimento da região, que  se constitui de um grande mosaico artístico e cultural. A história do Campus Restinga remonta à busca da comunidade pela “Escola Técnica Federal de Porto Alegre na Restinga”, que iniciou em 08 de maio de 2006, com a criação da Comissão Pró-implantação dessa unidade de ensino. Esse grupo foi composto por movimentos sociais com militantes da educação, da economia solidária e das ONGs. A mobilização da comunidade coincidiu com um contexto nacional de valorização da educação profissional através dos Planos de Expansão da Rede (o campus foi contemplado pela Chamada Pública SETEC-MEC 01/2007) e, um ano mais tarde, com a publicação da Lei 11.892/2008 de criou os Institutos Federais.

No ano de 2009 foram realizados seminários e audiências públicas para definir as áreas de atuação do Campus Restinga. Através deste espaço de construção coletiva, foram identificados os arranjos produtivos locais, aprovando os seguintes eixos tecnológicos para o Campus Restinga:

• Controle e Processos Industriais;
  • Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Hospitalidade e Lazer;
  • Gestão e Negócios;
  • Edificações.

O dia 26 de junho de 2010 é o marco oficial de início das atividades do campus, em sede provisória alugada, localizada na Estrada João Antônio da Silveira, enquanto o complexo de prédios de sua sede definitiva permanece em obras, no Distrito Industrial da Restinga. E 2012 foi o ano que marcou a história: com o primeiro dos seis prédios liberado, o campus mudou-se para a sede definitiva e, paulatinamente, mais cursos passaram a ser ofertados à comunidade que tanto demandou a instalação de uma unidade educacional federal do bairro.