Enoteca (IFRS Campus Bento Gonçalves)

Inaugurada em outubro de 1975, a Enoteca do Campus Bento Gonçalves encontra-se localizada nas dependências da vinícola-escola e possui um acervo de mais de 3.000 itens, sendo uma importante referência material da história e memória da Enologia e Viticultura no país, contribuindo também para o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem envolvidos nessas áreas. Atualmente o acervo encontra-se sob responsabilidade da equipe do projeto Enoteca Virtual do IFRS, coordenado por Raquel Bondan de Lima, com apoio do NuMem IFRS – Campus Bento Gonçalves.

A Enoteca e a Sala de Degustação foram criadas em 1975 com o propósito de atender ao Curso Técnico em Viticultura e Enologia, ofertado de forma pioneira desde 1960. Em 1995 é criado o curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, também inédito no Brasil. Em 2009, o acervo físico foi disponibilizado em novo espaço dentro da vinícola-escola, que hoje compõe a infraestrutura disponível para aulas teóricas e práticas.

Estudantes visitam o acervo da Enoteca (anos 1970, data estimada). Acervo: NuMem IFRS Campus Bento Gonçalves.

Para divulgar esse acervo, foi criado o Projeto Enoteca Virtual teve sua primeira fase no ano de 2019 dentro das comemorações dos 60 anos do campus, executada no âmbito do Ensino. Nessa etapa foi desenvolvido um sistema online que disponibilizaria virtualmente o acervo da Enoteca da instituição. A plataforma foi elaborada a partir de levantamento junto à comunidade acadêmica que atua nos cursos de Viticultura e Enologia, com o propósito de identificar as funcionalidades que deveriam ser disponibilizadas pelo sistema.

Dessa forma, buscou-se estimular a utilização da Enoteca como recurso tecnológico disponível para o processo de ensino/aprendizagem relacionado à formação de técnicos e tecnólogos em Viticultura e Enologia. Na primeira fase, o projeto contou com a participação de dois bolsistas, que atuaram no desenvolvimento do Sistema e digitalização do acervo. Com a plataforma encaminhada, percebeu-se a necessidade de ampliar o público da Enoteca Virtual do IFRS-BG, além de catalogar novos itens, por meio de parcerias com empresas e outras entidades do segmento enológico. Tais atividades ocorreram no ano de 2020, como projeto de extensão e contou com o trabalho de dois bolsistas e dois voluntários. Na ocasião, foram necessárias adaptações às atividades propostas, uma vez que a pandemia de covid-19 afastou a todos, impossibilitando a continuidade de catalogação dos itens físicos e restringiu o contato presencial com as empresas e instituições parceiras, que também adaptaram suas rotinas a restrição de pessoal.

Entre os anos de 2021 e 2022, o Projeto Enoteca Virtual uniu-se ao Núcleo de Memória do IFRS – Campus Bento Gonçalves em função da estreita relação entre o prédio da vinícola-escola e a atuação do núcleo, uma vez que boa parte da documentação resgatada por este, se originou ou faz referência à vinícola. O próprio espaço físico da vinícola constitui-se em patrimônio arquitetônico do Campus Bento Gonçalves e abriga aquela que foi a primeira Enoteca pública do país. Em relação ao espaço físico da Enoteca, vale destacar que sua coleção faz referência à memória e à evolução da indústria enológica nacional, com itens representativos que abrangem quase um século de história. Em 2022 o acervo da Enoteca Virtual começou a ser disponibilizado no site do NuMem da Reitoria do IFRS, constituindo uma coleção específica dentro desse acervo.

Embaixadora do Vietnã, sra. Pham Thi Kim Hoa, e comitiva conhecem a Coleção Enoteca (setembro de 2021). Acervo: NuMem IFRS Campus Bento Gonçalves.

Contatos:

Raquel Bondan de Lima – coordenadora projeto Enoteca Virtual – [email protected]

Caroline Poletto – coordenadora NuMem Bento Gonçalves – [email protected]

Você sabia que pode consultar o acervo digital da Enoteca do IFRS Campus Bento Gonçalves? Basta acessar este link.