Exposição 15 Anos de História e Memória do IFRS

Entre os dias 23 e 24 de novembro de 2023, durante o 8ª edição do Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino, foi realizada a II Exposição História e Memória do IFRS.

Intitulada “15 Anos de História e Memória do IFRS – registros de uma trajetória da Educação Profissional Tecnológica (EPT)”, a exposição apresentou a expansão da rede a partir de 16 pôsteres que contaram a trajetória da Rede Federal de EPT, do IFRS e seus campi.

A exposição contou também com recursos audiovisuais, registros de época e itens antigos cedidos pelos Núcleos de Memórias Locais e que representam a trajetória de nossa instituição e sua comunidade. Houve demonstrações de digitalização de acervos e demonstrações de tecnologias antigas, como mimeógrafo. Em 2024, os pôsteres da exposição irão circular pelos campi para compartilhar um pouco mais sobre nossas memórias – não deixe de acompanhar!

Confira um pouco mais sobre nossa exposição que marcou a história e a memória de nossa instituição.

Vídeos

Fotografias

A exposição foi uma iniciativa do NuMem/IFRS com apoio da Proex e de todos os Núcleos de Memória Locais, em especial os campi Alvorada, Bento Gonçalves, Erechim, Feliz, Ibirubá, Osório, Sertão e Viamão. Também agradecimentos à Enoteca (IFRS Campus Bento Gonçalves) e ao Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA/IFRS).

Banners exposição

Os banners da exposição irão percorrer os campi ao longo do ano de 2024. Além de contar um pouco da (longa) história da EPT e do IFRS, também contam com imagens e QRCodes, permitindo acessar materiais históricos sob guarda do NuMem/IFRS. Para acessar as informações, basta clicar no banner selecionado.

O material foi concebido por Marcelo Vianna (NuMem/IFRS), com revisão de Maria Augusta Martiarena de Oliveira (NuMem Campus Osório) e demais NuMem Locais. Sua realização teve apoio da Proex/IFRS.