Concurso de fotografias “Olhares sobre o ensino remoto”

15 de outubro de 2021

O Campus Erechim, através do seu Núcleo de Memória e do projeto de extensão “IFRS – Campus Erechim: espaços de memória” realizou o concurso de fotografias “Olhares sobre o Ensino Remoto” – Edital Campus Erechim nº 31/2021, que teve como objetivo selecionar as três melhores fotografias que representassem o ensino remoto no campus. Para o Coordenador do NuMem Campus Erechim, servidor Técnico Administrativo, Fábio Roberto Krzysczak, “O concurso propôs uma leitura do momento em que estamos vivendo através da fotografia, e que a união entre arte, tecnologia e criatividade foi a grande motivação deste concurso fotográfico”.

Considerando que desde março de 2020, mês em que a pandemia da Covid-19 despontou no Brasil, o contato físico se tornou escasso e as relações se mantiveram através das lentes digitais. As câmeras, computadores e celulares se tornaram os meios pelos quais era possível registrar o movimento contínuo da vida nas etapas de isolamento. Assim, esse trabalho também teve a intenção de ampliar o conhecimento dos alunos e servidores sobre o momento atual enfrentado pelo país em decorrência a COVID-19. Em tempos de prevenção da Covid-19, a ideia foi estimular que os participantes enviassem registros do seu cotidiano em relação ao ensino, expressando sentimentos e visões das situações a partir da vivência dentro de casa ou através do Campus. Puderam participar do concurso tanto a comunidade interna do Campus Erechim quanto a comunidade externa. Foram critérios para o julgamento das propostas pela comissão julgadora: criatividade, originalidade e relação com o tema.

A comissão julgadora foi formada por representantes da 15ª Coordenadora Regional de Educação (CRE), Secretaria Municipal de Educação (SMED) e Núcleo de Memória (NuMem) do IFRS/Reitoria, que escolheram as três melhores fotografias.

1º Lugar
Autora: Deborah Pellicioli (aluna do IFRS Campus Erechim)

2º Lugar
Autor: Geni Machado (Terceirizada)