Metadados
Número de registro
126612.551.67267.06092012
Título
DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA SOCIAL E ASSISTIVA COM O USO DA INFORMÁTICA E DO GEOPROCESSAMENTO (Cópia) 06-09-2012
Data inicial
29 de fevereiro de 2012
Data final
29 de dezembro de 2012
Coordenadora/Coordenador
Fundo/Unidade do IFRS
Dimensão
Extensão
Descrição
Este programa é multidisciplinar, multiprofissional, de abrangência regional. Apresenta três propostas de ações a diferentes públicos e locais, que são independentes em alguns aspectos e interdependentes na questão da inclusão digital e do uso das tecnologias de informação, propõe intervenções que culminarão com melhorias na qualidade de vida dos sujeitos a qual se destinam. A atividade 1: Sistema de informações geográficas para diagnóstico de ocorrência de doenças no município do Rio Grande tem como objetivo utilizar técnicas do Geoprocessamento para gerar um Sistema de Informações Geográficas (SIG), permitindo o mapeamento dos casos de Hepatite A e Dengue no município, para planejar e executar ações de promoção de saúde pela educação da comunidade para prevenção destas patologias. A atividade 2: Inclusão digital para alunos surdos do PROEJA e comunidade objetiva usar as tecnologias assistivas Free para disponibilizar aos educandos com necessidades especiais, condições de aprendizagem sem prejuízos por suas condições diferenciadas de aprendizagem. A atividade 3: Desenvolvimento de Tecnologia Social Assistiva para Escolas e APAEs visa promover autonomia e independência a pessoas com necessidades educacionais especiais, expandindo as parcerias desenvolvidas no Núcleo de Tecnologia Assistiva a Pessoas com necessidades educacionais especiais e pesquisar novos softwares para o publico em questão.
Palavras-chave
Geoprocessamento | Inclusão | saúde. | Tecnologias assistivas | Tecnologias Digitais
Público-alvo
Atividade 1 destina-se ao seguinte público: Comunidade municipal de Rio grande considerada de risco devido ao quantitativo de casos ocorridos na região de Hepatite A e focos do mosquito da Dengue; Atividade 2 destina-se ao seguinte publico: Aos educandos com necessidades especiais do Campus Rio Grande, de escolas regulares e escolas especiais do município; A atividade 3 destina-se ao seguinte público: a educandos da rede municipal de ensino com necessidades especias de ensino e APAEs do município da zona Sul de Porto Alegre.
Situação
Atividade CONCLUÍDA
Contato/observações
Núbia Martinelli, fone: 53 32338687. Campus Rio Grande do IFRS, R. Alfredo Huck, 475. Rio Grande, RS.
Sistema de registro
SIGProj
Responsável pelo Registro
NuMem/IFRS
