Metadados
Número de registro
348233.1931.326999.28022020
Título
NEABI - IFRS Campus Erechim - Religiosidades e danças afro-brasileiras
Data inicial
1 de maio de 2020
Data final
30 de novembro de 2020
Coordenadora/Coordenador
Fundo/Unidade do IFRS
Dimensão
Extensão
Descrição
O projeto 'NEABI - IFRS Campus Erechim - Religiosidades e danças afro-brasileiras' está composto de duas partes que se complementam e que buscam garantir mais espaço no currículo para a história Afro-Brasileira, atendendo assim as Leis 10.639/03 e 11.645/08. A primeira parte vai ser desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo de Erechim com uma turma (9º ano) do ensino fundamental. Está voltada à iniciação à pesquisa, conta com a contribuição da professora de Ensino Religioso da turma e da professora de História Elisa Pilotto e sua pesquisa regional sobre as religiões de Matriz Afro-Brasileiras. A ideia é criar possibilidades para superar preconceitos e racismos religiosos materializados na intolerância, através da metodologia utilizada de uma pesquisa em grupo desenvolvida nas aulas de ensino religioso. A segunda parte visa aproximar os movimentos populares da educação básica em suas manifestações culturais desenvolvendo uma oficina de danças afro-brasileiras com a criação de um grupo pré-denominado AfroIF. Esse grupo será formado com estudantes da turma acima, comunidade externa, movimentos populares, acadêmicos do IFRS e outros. Ao final, o projeto terá, portanto duas produções, sendo uma a pesquisa das religiosidades afro-brasileiras e a outra um grupo de danças. Essas duas produções serão concluídas com a participação em eventos científicos e culturais intensificando as relações do IFRS com as instituições públicas da educação básica na região.
Palavras-chave
Dança | Ensino Religioso | Escola pública | História afro-brasileira | movimentos populares
Público-alvo
Estudantes do 9º ano de 2020 e professores de Ensino Religioso, História e Geografia da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo de Erechim, comunidade local, movimentos populares e discentes do IFRS Campus Erechim/RS.
Situação
Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato/observações
Um banner por trabalho é importante não apenas para a divulgação do projeto na escola, mas também para a apresentação no seminário final ou eventos científicos.
Sistema de registro
SIGProj
Responsável pelo Registro
NuMem/IFRS
