Metadados
Número de registro
348354.1931.73030.27022020
Título
Desenvolvimento de rótulos e embalagens com identidade territorial para produtos minimamente processados e derivados de cana-de-açúcar comercializados nas Feiras do Produtor da cidade de Erechim/RS
Data inicial
1 de maio de 2020
Data final
30 de novembro de 2020
Coordenadora/Coordenador
Fundo/Unidade do IFRS
Dimensão
Extensão
Descrição
Os consumidores estão cada vez mais atentos às informações dos rótulos e exigentes na escolha dos seus alimentos. Com o aumento de pessoas intolerantes aos diversos compostos presentes em alimentos industrializados, o rótulo tornou-se um elemento essencial de comunicação entre produto e consumidor, sendo importante que as informações nele contidas sejam claras e fidedignas, facilitando a escolha adequada do produto na hora da compra. Diante disso, este projeto tem por objetivo elaborar embalagens e rótulos para produtos minimamente processados e derivados de cana-de- açúcar fabricados por produtores pertencentes à Agricultura Familiar da cidade de Erechim/RS, que atendam à legislação brasileira e que valorizem elementos da cultura local. Para compor as informações obrigatórias de rotulagem pertinentes ao alimento, normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) serão estudadas e empregadas. Para obtenção dos valores de composição nutricional dois métodos serão utilizados: base de cálculo e análises físico-químicas dos alimentos. Os rótulos e embalagens dos produtos serão desenvolvidos utilizando uma adaptação do modelo de processo de design DIM (Design Inova Moda). Este é composto por cinco fases e dispõe ao longo de seu desdobramento, um conjunto de técnicas e ferramentas que privilegiam a inovatividade ao longo do processo de desenvolvimento de produtos. Além dessas contribuições técnicas, o cálculo dos custos das embalagens e rótulos proporciona uma realidade maior para as negociações dos produtos comercializados. Assim, este trabalho espera contribuir diretamente com a qualidade de produtos comercializados pelos produtores através do desenvolvimento de rótulos e embalagens adequadas atendendo a uma demanda da comunidade local.
Palavras-chave
Composição nutricional | Design territorial. | Rotulagem de alimentos
Público-alvo
Produtores da Agricultura Familiar da região do Alto Uruguai/RS que comercializam seus produtos na Feira do Produtor da cidade Erechim/RS; Discentes de cursos superiores; Docentes de diferentes áreas do Campus; Técnicos Administrativos.
Situação
Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato/observações
extensã[email protected]
Sistema de registro
SIGProj
Responsável pelo Registro
NuMem/IFRS
