Metadados
Número de registro
362161.2034.114694.14122020
Título
Raspberry PI e Aplicações
Data inicial
31 de dezembro de 2020
Data final
31 de dezembro de 2022
Coordenadora/Coordenador
Fundo/Unidade do IFRS
Dimensão
Extensão
Descrição
O curso MOOC (Curso Online Massivo e Aberto) Raspberry PI e Aplicações foi lançado em agosto de 2020 na plataforma EaD do IFRS. Contou com 842 inscritos; destes, 53 responderam ao questionário de avaliação do curso; 40 consideraram- no muito bom e 11, bom. Este primeiro curso ofertado está, agora, sendo dividido em dois: Raspberry PI básico para IoT e Raspberry PI e Aplicações - descrito nesta proposta. O primeiro contempla os três primeiros módulos do original, enquanto o segundo, que manteve o nome, os três últimos módulos. Tais cursos resultam de um trabalho inciado em 2015 que envolveu cinco projetos de extensão, um projeto de pesquisa e um projeto de ensino. Atualmente, o trabalho está centrado no projeto 'Oficinas de Projeto com Plataformas acessíveis de Hardware para a Internet das Coisas' que foi selecionado na Chamada Pública IFES 03/2020 e receberá recursos para bolsas e para a montagem de um laboratório de Internet das Coisas no campus. O objetivo principal do projeto é possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências em estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas do município de Bento Gonçalves/RS, de tal forma a capacitá-los para atender às demandas da sociedade e prepará-los para que possam atuar no cenário da Economia 4.0. Isto será realizado por meio de atividades de iniciação tecnológica, cursos e oficinas, ... Os cursos, referidos como atividades de iniciação, são: Raspberry PI básico para IoT e o Raspberry PI e Aplicações, este último sendo proposto aqui.
Palavras-chave
curso massivo online e aberto | Economia 4.0 | Internet das Coisas | Raspberry PI
Público-alvo
O perfil de público dos cursos online massivos e abertos do IFRS, conforme explicitado a seguir. A maioria do público que busca os cursos é da comunidade externa (77,31%), seguido de alunos do IFRS (13,13%), servidores (5,37%), e egressos (4,32%). Em relação à faixa etária, há uma concentração de alunos entre 26 e 30 anos (32,97%), seguido de 21 a 25 anos (18,69%) e 16 e 20 anos (17,50%). Os cursistas, em sua maioria, estudam e trabalho (53,24%) ou somente estudam (26,02%), sendo que é mais frequente que estejam fazendo o ensino superior. E dentre os que apenas trabalham (20,74%) eles já tenham concluído uma pós-graduação. Na oferta de 2020 deste curso online massivo e aberto, houve 842 inscritos. Estipulou-se, entretanto, um valor mais conservador nesta proposta que abrange 4 cursos ao longo de 4 semestres. Estipulou-se, igualmente, um valor para o público interno prevendo o retorno das atividades presenciais. Neste caso, o curso MOOC será ofertado no Laboratório de Internet das Coisas do campus sob o comando de um instrutor, em substituição aos minicursos presenciais tradicionais oferecidos entre 2015 a 2019.
Situação
Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato/observações
O curso estará disponível no ambiente virtual do IFRS. Em 2020, foram usados emails e a página do campus no Facebook para a divulgação.
Sistema de registro
SIGProj
Responsável pelo Registro
NuMem/IFRS
