Metadados
Número de registro
369298.2034.76322.14052021
Título
Segurança Alimentar em Comunidades Indígenas Mbyá-Guarani de Viamão-RS
Data inicial
1 de julho de 2021
Data final
31 de janeiro de 2022
Coordenadora/Coordenador
Fundo/Unidade do IFRS
Dimensão
Extensão
Descrição
As comunidades Mbya Guarani de Viamão possuem 105 famílias em 4 aldeias, onde a média de área de cultivo por família é de apenas 0,20 ha. A renda provém basicamente da comercialização do artesanato e políticas sociais (bolsa família). Nas três aldeias principais, há unidade de saúde e escola estadual. Cultivam diversos alimentos tradicionais, como milho, feijão, batata doce, aipim, amendoim, abóboras e um pouco de frutíferas e aves. A dieta, porém, é pobre em sais minerais, proteína e vitaminas. Desde 2016, se começou a produzir hortaliças com assistência da Emater, para subsistência, alimentação escolar (PNAE) e alguma renda suplementar. Porém, ainda há limitações e não há cooperação como a conhecemos para a comercialização e consumo. Além disso, a comunidade demanda sempre melhorias do solo, que está bastante desgastado, para ampliar a qualidade da produção, em especial daquelas famílias interessadas em produzir para sua dieta, para alimentação escolar local e eventuais feiras de produtores. Também se quer incrementar a mata nativa via sistemas agroflorestais, enriquecendo a mata com espécies como a erva-mate (para consumo próprio) e taquara (para o artesanato). A produção agroflorestal se apresenta como uma alternativa sustentável, em especial num contexto de fragilidade nutricional e de poucos recursos para investimento e custeio da produção. Os recursos são muito importantes, apesar de escassos, para viabilizar serviços de preparo do solo, aquisição de sementes e mudas, enfim, para amenizar a situação de insegurança alimentar.
Palavras-chave
Agroecologia | Hortas | Segurança alimentar | Sementes | Solos
Público-alvo
107 famílias (320 pessoas) moradoras das Comunidades Mbyá Guarani das aldeias (Tekoás) do Cantagalo, Estiva e Itapuã Alunos dos cursos técnico-tecnólogo da área ambiental e , serviço público e cooperativismo Docentes, técnicos
Situação
Atividade EM ANDAMENTO
Contato/observações
- uso do facebook e sites institucionais - confecção de folder do projeto e banners para participação em mostras e eventos. - mala direta para participantes (mailing)
Sistema de registro
SIGProj
Responsável pelo Registro
NuMem/IFRS
