Momento de conversa e de trocas no Cine-debate promovido pelo Núcleo de Pesquisas em Gênero e Sexualidade do IFRS Campus Feliz no dia 03/08/2022. Após a exibição do curta-metragem “Caleidoscópio: histórias LGBTQIA+”, que pergunta “onde estão as pessoas LGBTQIA+ na história do RS?”, o debate buscou ampliar as discussões sobre as violências sofridas pela comunidade LGBTQIA+ e suas trajetórias de vida.
O filme fomenta a pergunta “onde estão as pessoas LGBTQIA+ na história do RS?” e apresenta através da metáfora do caleidoscópio as trajetórias de vida dessas pessoas. O cine fomentará o debate e discussão com o público sobre a visibilidade e valorização de histórias de vida de pessoas LGBTQIA+ e trará como pauta o compromisso da escola com a valorização dos sujeitos, assumindo seu papel no cumprimento dos direitos de todes, garantindo uma formação integral de seus estudantes. A proposta de evento apresenta- se como uma ação que busca ampliar o debate sobre às violências sofridas pela comunidade LGBTQIA+ e suas trajetórias de vida.
O documentário apresenta uma narrativa caleidoscópica que articula depoimentos, imagens de arquivos e leituras dramatizadas de documentos históricos para contar experiências de pessoas dissidentes da cisheteronormatividade ao longo da história do Rio Grande do Sul. Três núcleos articulam a narrativa: “Histórias de violência e opressão”, “Histórias de afeto e alegria” e “Histórias de luta e resistência”.
O debate contou com a participação de integrantes da equipe de produção do documentário Camila Petró e Cristyelen Ambrozio Ferreira.