Documento
Metadados
Número de registro
AF(ERE)_00044
Título
Fotografia vencedora (2.º lugar) do concurso “Olhares sobre o Ensino Remoto” – Edital Campus Erechim nº 31/2021
Fundo/Unidade do IFRS
Data
15 de outubro de 2021
Ano
2021
Fotógrafo
Local em que ocorreu o evento
Cidade em que o evento ocorreu
Tipo de evento
Descrição do evento
Fotografia contemplada com o 2.º lugar no Concurso de Fotografias “Olhares sobre o Ensino Remoto” - Edital Campus Erechim nº 31/2021, que teve como objetivo selecionar as três melhores fotografias que representassem o ensino remoto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Erechim. A fotografia, de autoria da funcionária terceiriza Geni Machado, traz o cenário do campus sem atividades presenciais, com árvore em destaque.
Depositário do Acervo
Forma de aquisição do acervo
Doação
Tipo de suporte
Natodigital
Tipo de fotografia
Colorida
Estado de conservação
Bom
Termos de indexação (palavras-chave)
Informações adicionais
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Erechim, através do Núcleo de Memória do IFRS – Campus Erechim e do projeto de extensão “IFRS – Campus Erechim: espaços de memória” realizou o concurso de fotografias “Olhares sobre o Ensino Remoto” - Edital Campus Erechim nº 31/2021, que teve como objetivo selecionar as três melhores fotografias que representassem o ensino remoto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Erechim.
Para o Coordenador do NuMem Campus Erechim, servidor Técnico Administrativo, Fábio Roberto Krzysczak, “o concurso propôs uma leitura do momento em que estamos vivendo através da fotografia, e que a união entre arte, tecnologia e criatividade foi a grande motivação deste concurso fotográfico”.
Considerando que desde março de 2020, mês em que a pandemia da Covid-19 despontou no Brasil, o contato físico se tornou escasso e as relações se mantiveram através das lentes digitais. As câmeras, computadores e celulares se tornaram os meios pelos quais era possível registrar o movimento contínuo da vida nas etapas de isolamento. Assim, esse trabalho também teve a intenção de ampliar o conhecimento dos alunos e servidores sobre o momento atual enfrentado pelo país em decorrência a COVID-19. Em tempos de prevenção da Covid-19, a ideia foi estimular que os participantes enviassem registros do seu cotidiano em relação ao ensino, expressando sentimentos e visões das situações a partir da vivência dentro de casa ou através do Campus.
Puderam participar do concurso à comunidade interna Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Erechim e comunidade externa. Foram critérios para o julgamento das propostas pela comissão julgadora: criatividade, originalidade e relação com o tema.
Responsável pelo Registro
Marcelo Vianna