No dia 03 de maio de 2024, o IFRS Campus Porto Alegre foi atingido pelas inundações decorrentes dos eventos climáticos que acometeram o Rio Grande do Sul. Foram cerca de 15 dias de cheias do Guaíba que afetaram diversos setores e laboratórios situados no térreo do prédio do IFRS Campus Porto Alegre. Entre eles, encontra-se o Arquivo do campus. Este diário busca registrar, de forma periódica, as iniciativas da equipe composta pelo IFRS Campus Porto Alegre, NuMem/IFRS e voluntários, nas atividades de tratamento do acervo. Trata-se de um esforço pela preservação do patrimônio material existente, visando recuperar registros do arquivo intermediário e permanente do campus, sendo uma contribuição para memória do IFRS e um incentivo às instituições que também tiveram seus acervos danificados e buscam salvá-los.
Grupo de trabalho
- Flávia Helena Conrado Rossato – IFRS Campus Porto Alegre (Arquivo) – Arquivista
- Ângela Flach – IFRS Campus Porto Alegre – Docente
- Marcelo Vianna – Núcleo de Memória do IFRS
- Claudineli Carin Seiffert – Coordenadoria de Gestão Documental – Técnica em Arquivo
- Guilherme Garcia Teixeira – Coordenadoria de Gestão Documental – Arquivista
Voluntários
- Núbia Laux (IFRS Campus Feliz – Núcleo de Memória IFRS Campus Feliz)
- Martha Helena Weizenmann (IFRS Campus Porto Alegre)
- Rosângela Carvalho da Rosa (IFRS Campus Porto Alegre)
- Camila Pedrazza (IFRS Campus Porto Alegre)
- Aline Krümmel (IFRS Campus Porto Alegre)
- Eduardo de Oliveira da Silva (IFRS Campus Porto Alegre)
- Filipe Xerxeneski da Silveira (IFRS Campus Porto Alegre)
- Magali Lippert da Silva Almeida (IFRS Campus Porto Alegre)
- Alex Martins de Oliveira (IFRS Campus Porto Alegre, apoio exaustores estante secadora)
- Angela Beatriz Pomatti (MUHM/RS, apoio eventual)
- Gabriele Meira dos Santos (Bolsista de Extensão 2024 IFRS Campus Porto Alegre)
- Letícia Peixoto Porto (Bolsista de Ensino IFRS 2024 Campus Porto Alegre)
- Malu Saturno (Bolsista de Pesquisa CNPq NuMem/IFRS, História UFRGS, apoio eventual)
- Eduarda Puerta Martins (Bolsista de Pesquisa Fapergs, IFRS Campus Alvorada – filmagem dia 27/06/24)
- Nalbert Ferreira Viana (Bolsista NuMem/IFRS)
- Natália Mottola Dartora (Bolsista Extensão 2024 – Arquivo IFRS Campus Porto Alegre – bolsista Ação Recuperação 2024/2025)
- Bruna Dias Veras (Bolsista Extensão 2024 – Arquivo IFRS Campus Porto Alegre – bolsista Ação Recuperação 2024/2025)
- Nathaliê Flores Martins (Bolsista Ação Recuperação 2024/2025)
- Raquel Lucas de Lima (Bolsista Ação Recuperação 2024/2025)
- Raissa Pereira Reis (Bolsista Ação Recuperação 2024/2025)
- Simone Pereira Felbermayer (Bolsista Ação Recuperação 2024/2025)
- Ticiane Guimarães Arteaga (Bolsista Ação Recuperação 2024/2025)
- Wagner Francisco Dotto Savegnago (idealizador secadora documentos)
- Tenente Kimura (Força Aérea Brasileira – Cooperação técnica Arquivo Nacional – 30 dias)
- Tenente Cleicr (Força Aérea Brasileira – Cooperação técnica Arquivo Nacional – 30 dias)
- Tenente Portela (Força Aérea Brasileira – Cooperação técnica Arquivo Nacional – 30 dias)
- Tenente Leonardo Lessa (Exército Brasileiro – Cooperação técnica Arquivo Nacional – 30 dias)
- Tenente Marques (Exército Brasileiro – Cooperação técnica Arquivo Nacional – 30 dias)
Referências: https://drive.google.com/drive/u/5/folders/1ULBAgYYcu1rzPOucXnIi7YWoKnZ_PNLQ
Atividades 03/05 a 27/05/2024
- Comunicação do sinistro ao Arquivo Nacional (Flávia)
- Elaboração Plano de Ação para Resgate do Acervo Arquivístico do IFRS Campus Porto Alegre (Flávia)
- Levantamento e obtenção de materiais de EPI, de higienização e de recuperação do acervo (via DAP do campus, doações e aquisições próprias)
- Formação/preparação para intervenção no acervo
No dia 23/05 (quinta-feira), foi realizada a primeira visita ao Arquivo, identificando-se a extensão do dano. Realizada primeira intervenção para higienização do acervo, com aplicação de Lysoform sobre o material, de forma a deter a proliferação de micro-organismos (fungos).
Atividades 28/05 a 03/06/2024
No dia 28/05, houve autorização da Direção-Geral do campus para remoção do acervo documental. Início dos trabalhos no campus para limpeza das áreas afetadas, exigindo remoção do material. Avaliação sobre a extensão dos danos: 85 metros lineares afetados pela inundação.
Até o dia 03/06, os esforços do grupo foram em realizar o transporte do acervo para uma área segura, com apoio da Infraestrutura do campus e do IFRS Campus Alvorada.
Para fins de organização do processo de tratamento, foi realizada uma divisão preliminar do acervo atingido – 1) muito danificado (contato direto com a inundação, documentos molhados); 2) danificado (não houve contato direto da água, mas se encontram úmidos); 3) razoável (não atingido pela inundação, mas com risco).
O acervo recebeu o primeiro tratamento: documentos foram retirados das caixas (quando danificados), enquanto livros (encadernações) foram abertos, todos dispostos à ventilação natural no local provisório.
Insumos especiais (celulose pura, para absorção) e mobiliário foram cedidas pelo laboratório do curso técnico de Biblioteconomia do campus (Ângela), enquanto demais itens (papel toalha, papel pardo, instrumentos) foram obtidos, permitindo a preparação para o trabalho. Um desumidificador foi emprestado pelo IFRS Campus Farroupilha.
Atividades 04/06 a 07/06/2024
Foram estabelecidas as salas de trabalho de recuperação no 8.º andar do prédio Sul, com autorização da Direção-Geral. Nas salas de trabalho, a equipe está procedendo o tratamento da documentação, em seus diferentes níveis de danos. Duas salas para tratamento do acervo foram organizadas, uma com pia para lavagem de documentos. As salas de trabalho estão com ventiladores para circulação do ar, sem incidência direta sobre os documentos, e uma delas está com o desumidificador e um termômetro para temperatura e controle da umidade do ar.
Para o tratamento do acervo, foi priorizado os registros estudantis dos anos 1950 aos 2000 que se encontravam em estado “muito danificado”. Em linhas gerais, está sendo realizada:
- Retirada e descarte de invólucros plásticos nos documentos;
- Limpeza inicial;
- Inserção de folhas de papel toalha para secagem
Parte dos documentos menos críticos se encontram em uma estante de secagem. Outra parte é transferida para uma segunda sala, para posterior troca do material de secagem (papel toalha).
No dia 07/06 foi realizada uma reunião com a equipe do Arquivo Nacional para discussão sobre a situação do Arquivo e orientações gerais sobre o processo de recuperação.
Atividades 10/06 a 14/06/2024
Mantidas as atividades no 8.ª andar até o dia 14/06/2024, quando o acervo – em todos os estados – iniciou sua transferência para novas salas no 9.º andar do campus.
Primeiros avanços na secagem dos acervo – primeiros dossiês/registros estudantis secos e sem fungos.
A transferência do acervo será concluída no dia 17/06/2024, ficando um lugar permanente para trabalho da equipe e para guarda do acervo. Um dos motivos é a previsão de retorno às aulas no final do mês, com riscos de interferência nos trabalhos de recuperação do acervo devido ao trânsito de pessoas. Igualmente, a Gestão do campus estabelecerá grupos de trabalhos, no qual servidores voluntários poderão se agregar às atividades de tratamento.
Atividades 17/06 a 22/06/2024
Transferência do acervo em tratamento para o 9.º andar:
- Sala 909 – Armazenamento do material ainda aguardando restauro;
- Sala 911 – Sala para tratamento do acervo (intervenções para limpeza);
- Sala 908 – Material em secagem, após intervenção de tratamento.
Todas as salas estão com ventiladores, de forma a contribuir para secagem dos documentos. Na sala 908, o desumidificador tem contribuído para manter a média de 50% de umidade do ar, favorecendo a recuperação dos documentos localizados na sala. Um segundo desumidificador já se encontra em tratativas pelo DAP do campus para aquisição.
No 9.º andar também há uma sala para apoio da equipe, com EPIs e outros itens necessários para o trabalho e a higienização dos integrantes. No 8.º andar (Sala 822), encontra-se o acervo que não se encontra em risco, em sala apropriada para sua guarda provisória.
Foram mantidas as atividades de tratamento, com apoio da equipe de voluntários. No dia 20/06 foi realizada a Formação Pedagógica do campus, demarcando o retorno dos servidores e a preparação para retomada das atividades escolares em 24/06. Nesta oportunidade, o espaço de recuperação do Arquivo recebeu a visita do Reitor Júlio Xandro Heck.
No dia 21/06, a equipe recebeu a visita do conservador-restaurador em Patrimônio Documental, Bibliográfico e Artístico, prof. Eutrópio Pereira Bezerra, especialista contratado pelo Memorial/Tribunal Regional do Trabalho da 4.ª Região (TRT4). Sua visita trouxe propostas de melhorias no processo de recuperação, de forma a superar as restrições de espaço e de equipamentos.
Atividades 24/06 a 28/06/2024
O dia 24/06 foi marcado pelo retorno às aulas no IFRS Campus Porto Alegre.
Foram mantidas as atividades de recuperação do acervo, com exceção no dia 28/06 (não houve expediente devido a manutenção da rede elétrica do campus). Entre as novidades, uma estante secadora foi construída de forma artesanal por voluntários e já se encontra em uso pela equipe. Tem se mantido a prioridade de secagem do material, para posterior limpeza, das fichas de estudantes da instituição.
No dia 27/06, foram realizadas filmagens pela equipe para divulgação sobre o processo de recuperação do Arquivo. Foi gravado o depoimento de Flávia Rossato, apresentando os espaços atingidos pela inundação e os trabalhos desenvolvidos pelos voluntários.
Atividades 01/07 a 06/07/2024
A semana foi marcada pela visita de representantes do Arquivo Nacional para acompanhar o processo de resgate de arquivos das instituições federais atingidas pela enchente. No dia 01/07, houve uma reunião geral no Arquivo Público do Rio Grande do Sul com membros do Arquivo Nacional e das instituições, com a participação do IFRS. No dia 02/07, foi realizada a visita do Arquivo Nacional ao IFRS Campus Porto Alegre, sendo recebidos por integrantes do grupo de trabalho de recuperação do arquivo. Foi realizada uma visita aos espaços atingidos e às salas atuais de trabalho, sendo apresentada um histórico da intervenção realizada. Além de novas orientações técnicas do Arquivo Nacional, pode-se observar que o esforço de recuperação no IFRS tem sido um exemplo positivo do processo de resgate e tratamento de acervos.
De parte do NuMem/IFRS, como Programa Permanente da Extensão, foi proposto uma bolsa específica para atuação no processo de recuperação pelo Edital Proex n.º 17/2024. Para a bolsa de 16h, um dos requisitos era ser estudante do curso de Biblioteconomia ou Secretariado do campus, havendo posteriormente uma etapa de entrevistas no dia 04/07. O bolsista selecionado será divulgado no dia 08/07/2024.
Por conta dos esforços que o IFRS vem realizando nas diferentes frentes de trabalho envolvendo as comunidades atingidas pela catástrofe climática, foi lançado o Edital Proex n.º 18/2024. A equipe realizou uma proposta de projeto, visando contribuir para formação de trabalhadores de museus, arquivos e outras instituições atingidas.
Sobre os aparatos, a estante secadora de documentos artesanal recebeu uma nova adaptação, com a instalação de ventiladores de computadores antigos, funcionando como exaustores para acelerar o processo de secagem dos documentos.
Por fim, no dia 05/07 – último dia do evento “Salvando Histórias e Memórias” realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) – foi apresentado o vídeo do Arquivo do IFRS Campus Porto Alegre. Produzido pelo NuMem/IFRS, IFRS Campus Alvorada e IFRS Campus Porto Alegre, com apresentação de Flávia Rosseto, o vídeo traz um breve histórico da inundação do campus e seu arquivo, assim como as etapas de recuperação do acervo. O vídeo encontra-se publicado no canal do IHGRGS e do Núcleo de Memória do IFRS desde o dia 08/07/2024, junto a outras duas instituições que sofreram com a catástrofe climática – a Sociedade Polônia e a Fundação Pão dos Pobres.
Neste evento, no dia 04/07, Ângela Flach participou da mesa redonda relativa à conservação e restauro, promovendo a fala “Algumas reflexões sobre a preservação de acervos em suporte papel atingidos por água”.
Atividades 08/07 a 13/07/2024
Após muitas movimentações e visitas, a semana foi estritamente focada nas atividades de recuperação, sendo realizadas higienizações dos documentos com fungos, junto com o processo de secagem. Nesta semana foi selecionado e efetivado o bolsista para atuar no espaço, o estudante do curso técnico em Biblioteconomia, Nalbert Ferreira Viana (Edital Proex n.º 17/2024).
Atividades 15/06 a 20/07/2024
As atividades transcorreram normalmente até o dia 17/07, quando a falta de energia elétrica suspendeu as atividades no campus. Entre as novidades, a matéria “Documentos do Arquivo do Campus Porto Alegre passam por trabalho de recuperação após a enchente“, publicado pela Comunicação do IFRS no dia 17.
Atividades 22/07 a 26/07/2024
As atividades de recuperação do acervo foram retomadas após os cortes de energia elétrica que suspenderam as atividades no campus.
Nessa semana, houve um importante anúncio – a Medida Provisória n.º 1.244, de 17/07/2024, abriu crédito extraordinário para diversos ministérios para enfrentamento da calamidade pública no Rio Grande do Sul. O Arquivo Nacional, via Ministério da Inovação e Gestão em Serviços Públicos, disponibilizou R$14.678.000,00 para as instituições integrantes do SIGA (Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos) atingidas como forma de financiar a aquisição de bens de consumo e serviços para a recuperação dos acervos.
Foram realizadas duas reuniões com o Arquivo Nacional. Uma geral, no dia 22/07, para anúncio às instituições sobre a disponibilização de recursos. No dia 23/07, ocorreu uma reunião específica com o IFRS, tendo a participação de Flávia Rossato (Arquivo do IFRS Campus Porto Alegre), Claudineli Carin Seiffert (Coordenadora de Gestão Documental), Rafael Ferret (Pro-reitor adjunto de Administração), Ademir Troina Jr. (Diretor de Administração – IFRS Campus Porto Alegre) , Aline Nichele (Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional – IFRS Campus Porto Alegre), Guilherme Teixeira (Arquivista IFRS) e Marcelo Vianna (Núcleo de Memória do IFRS), com representantes do Arquivo Nacional.
Durante a reunião e nos dias seguintes, foram calculados os valores a serem concedidos via TED (Termo de Execução Descentralizada), a partir do Plano de Trabalho de recuperação. O montante definido para o IFRS, a fim de recuperação do arquivo, foi de R$218.526,00, sendo seu prazo de execução até 120 dias (60 dias prorrogáveis por igual período).
Atividades 29/07 a 21/08/2024
Devido às demandas, nosso diário tornou-se um pouco mais espaçado, contemplando algumas semanas. Isso não significa que não ocorreram atividades… aliás foram muitas!
O projeto de Extensão “Recuperação do patrimônio arquivístico do IFRS Campus Porto Alegre: compartilhando experiências e saberes” foi contemplado pelo Edital Proex n.º 18/2024 . O projeto não apenas trata do processo de resgate da documentação atingida, mas seu processo de recuperação e compartilhamento de saberes a partir dessas experiências com a comunidade do campus e externa. Entre as ações planejadas, estão palestras e visitas envolvendo profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus e demais instituições voltadas à preservação do patrimônio cultural, além do público interessado no tema. Outra envolve a produção de materiais educativos com orientações para preservação e recuperação de acervos documentais, além do desenvolvimento de soluções inovadoras, adaptáveis ao contexto de crise. A partir da aprovação, foram selecionadas as bolsistas Natália Dartora e Bruna Dias Veras, estudantes do curso técnico em Biblioteconomia, para atuar nas ações do projeto.
As atividades se mantiveram conforme a rotina estabelecida: monitoramento do nível de umidade dos documentos; interfolhamento de dossiês (com trocas de papéis toalha molhados) para secamento; disposição de documentos úmidos na secadora. Sob orientação de Flávia Rossato, o bolsista Nalbert passou a tratar documentos já secos, processo que envolveu desgrudar páginas que se encontravam coladas, com uso de bisturis de calosidade e de corte. Os documentos foram higienizados com álcool 70º e reorganizados em novas pastas. A falta de estantes para secagem envolveu algum grau de improvisação, como uso de um carrinho de biblioteca e mesmo de uma fruteira, para suporte dos documentos. Além dos dossiês envolvendo registros acadêmicos de diferentes décadas, está em curso a recuperação um documento encadernado (formato livro), intitulado Atas Conselho de Coordenadores do IFRS – Campus Porto Alegre (2009-2010), a partir do processo de secagem e desmontagem da encadernação original (comprometida pela inundação), para a devida higienização e futura digitalização.
Na semana do dia 14/08, iniciaram os trabalhos das bolsistas Natália e Bruna. Um dos trabalhos que passaram a ser desenvolvidos foi o tratamento do acervo não atingido diretamente pela enchente, que se encontra armazenado em sala própria, sem contato com os documentos sinistrados. Este processo envolve a troca das caixas originais de acondicionamento, havendo o tratamento para desinfecção dos documentos com álcool 70º. Também os colegas da Coordenadoria de Gestão Documental (IFRS Reitoria), Guilherme e Claudineli, estiveram presentes, dedicando-se ao trabalho de recuperação, contribuindo na organização das atividades, como o processo de acondicionamento de documentos.
No dia 15/08, a equipe recebeu a visita de membros do Arquivo Nacional. A visita objetivou observar o andamento dos trabalhos e prestar novas orientações sobre as técnicas de recuperação adotadas. O Arquivo Nacional apontou os avanços do trabalho, sugerindo que outras instituições pudessem trocar experiências.
Paralelamente aos trabalhos de recuperação, houve a preparação do Plano de Trabalho e elaboração do TED, contando com apoio do Arquivo Nacional e da Proad/IFRS para seu correto preenchimento. Após a tramitação, o TED foi assinado em 21/08.
Entre os dias 22 e 25/08, não foram realizadas atividades devido ao processo de dedetização do prédio do campus. A equipe começa a se preparar para apresentações de trabalhos.
Atividades 26/08 a 20/09/2024
O período foi marcado por intensas atividades e eventos relacionados ao processo de recuperação do acervo documental. Ocorreram novas visitas técnicas do Arquivo Nacional, como as ocorridas no dia 29/08 (fotografias abaixo). O acompanhamento técnico tem sido imprescindível – além do suporte para questões de tratamento, assegurando a correta manutenção dos documentos – oportuniza conhecer outras realidades das instituições federais que foram atingidas e se encontram em diferentes etapas de recuperação.
Nessa linha, o Arquivo Nacional realizou uma reunião técnica na Fabico/UFRGS no dia 12/09 para apresentar as ações realizadas no enfrentamento do desastre climático até o momento, com a presença do IFRS e outras instituições, que puderam trocar informações e experiências. O IFRS se colocou à disposição para prestar apoio às instituições que necessitassem, podendo atuar sob forma de projetos de colaboração técnica.
Entre as atividades desenvolvidas no período, a aplicação do quaternário de amônio na documentação ainda não tratada pela equipe foi uma das soluções encontradas para evitar proliferação de microrganismos, especialmente fungos. O sal quaternário é um eficiente desinfetante, contribuindo também para redução de odores da documentação afetada. Sua aplicação foi recomendada a partir de testes realizados pela Fundação Fiocruz a pedido do Arquivo Nacional, levando-se em conta que não traz riscos aos usuários.
Desta forma, os bolsistas receberam orientações para aplicação, pelo menos uma vez por semana, da solução do quaternário de amônio. Além disso, as atividades com o acervo em recuperação envolvem o processo de secagem e limpeza dos documentos, com extração de grampos e de invólucros plásticos, assim como aplicação de álcool (para eliminação ou suspensão da proliferação de fungos) e substituição de folhas de papel toalha de documentos em recuperação. A secadora artesanal recebeu mais um implemento, rodízios que facilitam seu deslocamento. O avanço do trabalho é acompanhado do redimensionamento do acervo atingido, para uma futura separação em duas salas, facilitando o trabalho da equipe. Até o momento foram recuperados quatro (4) metros lineares de documentos do acervo (fotografias Nalbert Viana e NuMem/IFRS).
Foi solicitado ao campus Farroupilha a prorrogação do empréstimo do desumidificador, enquanto o processo de compra dos novos aparelhos está em curso. Do ponto de vista orçamentário, também foi realizado um ajuste do TED firmado com o Arquivo Nacional para adequar serviços e produtos a serem contratados/adquiridos para cumprir a recuperação do Arquivo do IFRS Campus Porto Alegre. Por fim, uma visita breve da diretora-geral do IFRS Campus Alvorada, cujo campus contribuiu com alguns materiais (como rolo de papel pardo e máscaras) e o empréstimo da viatura para movimentação do acervo no final de maio.
Por sua vez, as obras para um novo espaço dedicado ao Arquivo do campus encontram-se em execução. O novo local será situado no 1.ª Andar da Torre Sul, considerado mais adequado para preservação do acervo documental. Registros do dia 11 de setembro de 2024 (fotografias Flavia Rossato).
Por fim, importante destacar o evento “Recuperação do patrimônio arquivístico do IFRS Porto Alegre atingido pela enchente”, realizado em 17/09/2024 às 16h no Auditório 923 da Torre Sul. O evento contou com boa presença de estudantes e profissionais de arquivos, bibliotecas e lugares de memória, oportunizando um relato sobre o processo de recuperação do Arquivo, com as incertezas iniciais, as primeiras ações e a continuidade dos trabalhos, com os desafios a serem enfrentados no tratamento do acervo atingido. O público também pode realizar uma visita guiada ao local de recuperação, onde foram apresentadas as salas de trabalho e detalhadas as etapas desenvolvidas pela equipe. A atividade foi conduzida por Flávia Rossato, sendo o evento uma ação esperada do Projeto de Extensão contemplado pelo Edital Proex n.º 18/2024, voltado ao enfretamento à calamidade climática no Rio Grande do Sul (fotografias NuMem/IFRS e Guilherme Teixeira)
Atividades 23/09 a 26/10/2024
A equipe manteve as atividades de recuperação, mantendo os procedimentos adotados até então. É importante observar que, apesar as oscilações de temperaturas, a aplicação do quartenário de amônio e a ventilação adequada estão contribuindo para a manutenção do acervo até o momento. No dia 21 de outubro, foram recebidos insumos (caixas de arquivo, máscaras…) adquiridos com recursos do Arquivo Nacional. Um dos desafios, no entanto, é a necessidade de desumificadores – no final do mês o aparelho cedido pelo IFRS Campus Farroupilha foi devolvido, enquanto a equipe aguarda a aquisição dos aparelhos com os recursos do campus. Agradecemos o campus Farroupilha pela cedência do equipamento, sua utilidade foi imprescindível.
Na primeira semana do mês de outubro houve a participação da colega bibliotecária Núbia Laux, coordenadora do Núcleo de Memória do IFRS Campus Feliz, que se somou aos esforços de recuperação do acervo. A cooperação, a partir dos recursos do Arquivo Nacional, se dará também por três dias em novembro e três dias em dezembro. Nosso agradecimento ao campus Feliz pela liberação da colega.
Outra contribuição ocorreu no dia 08 de outubro, quando estudantes do Curso Técnico em Biblioteconomia também participaram dos esforços de recuperação.
No dia 04 de outubro, a equipe recebeu a visita da Band TV para realizar uma matéria sobre a recuperação de arquivos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, entrevistando membros da equipe e destacando a relevância das ações para recuperação do patrimônio histórico.
A matéria foi ao ar no Band Cidade em 14/10/2024, podendo ser acessada no link.
O mês de outubro também foi oportunidade para as primeiras apresentações dos bolsistas, que apresentaram diferentes aspectos dos trabalhos realizados. No dia 09 de outubro, Nalbert Vianna apresentou “Salvamento da memória: ações de recuperação do acervo arquivístico do IFRS Campus Porto Alegre atingido pela enchente” na 7ª Mepex do IFRS Campus Alvorada. Nos dias 16 e 17, ocorreu a 24.ª MostraPoa, sendo apresentados “O panorama após a enchente: relato das ações de recuperação do acervo arquivístico do IFRS Campus Porto Alegre”, de Nalbert Vianna, e “Recuperação do patrimônio arquivístico do IFRS Campus Porto Alegre atingido pela enchente: as ações do projeto de extensão”, de Bruna Veras e Natália Mottola. Este último trabalho, apresentado de forma oral, foi premiado com Destaque no evento.
Com recursos do Arquivo Nacional, foi contratada a empresa para transferência do arquivo deslizante, sendo instalado no novo local do Arquivo, no 1.º andar da Torre Sul. A reinstalação se deu entre os dias 15 e 16 de outubro. Por sua vez, o espaço dedicado ao Arquivo possui três salas, as quais encontram-se em vias de finalização da reforma, garantido no futuro um local adequado para o arquivo do campus.
No dia 22 de outubro, ocorreu a 2.ª Edição do Ciclo de Relatos de Experiências dos Trabalhos de Recuperação de Acervos Arquivísticos. O evento contou com a presença de Sara Orcelli, arquivista da Trensurb, que relatou as atividades de recuperação do acervo atingido, com seus acertos e desafios no processo.
Atividades 27/10 a 25/11/2024
Na última semana de outubro e primeiras semanas de novembro, priorizaram-se os documentos considerados em estado mais crítico. Alguns dossiês do acervo encontravam-se com lama, sendo necessário banhá-los numa bacia com água e, num segundo momento, utilizar a solução de água + quaternário de amônio para ajudar na desinfecção e, então, colocá-los para secar. O avanço dos trabalhos exigiu que a equipe se mobilizou para desocupar uma das salas em que estavam os documentos atingidos, para acomodar os dossiês interfolhados para secagem. Nessa mudança, foi colocado um forramento de papel kraft no chão e foram remanejadas as mobílias da sala com a intenção de haver mais espaço para a secagem dos documentos.
A rotina de trabalho tem sido mantida, contando com a cooperação técnica de Núbia Laux (NuMem Campus Feliz) nos dias 05 a 07.11.2024. Também se agregaram às atividades estudantes voluntários Ana Cristina, Jonas e Simone. Claudineli e Guilherme, da Coordenadoria de Gestão Documental, mantiveram as vindas periódicas, enquanto Marcelo desenvolveu apoio institucional via Núcleo de Memória.
No dia 18/11, o IFRS esteve presente na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre, no Pavilhão de Parceiros, com diversas apresentações culturais promovidas pela Assessoria do Núcleo de Arte e Cultura. Entre as atividades, arquivista Flávia fez uma fala contando sobre o processo de recuperação do Arquivo do campus.
No dia 19/11, a representante do Arquivo Nacional (AN) realizou visita ao Arquivo do IFRS Campus Porto Alegre acompanhada de militares da Aeronáutica (FAB). Trata-se de uma cooperação entre o AN e a FAB para deslocar militares especialistas para atuarem na recuperação de acervos atingidos em órgãos federais no Rio Grande do Sul, sendo que um deles irá atuar diretamente no Arquivo do campus. Na semana do dia 25/11, o grupo irá realizar treinamento no campus.
Para dar continuidade às atividades de recuperação, foi lançado no dia 08/11 o Edital Proex n.º 46/2024 – Bolsa de Extensão Núcleo de Memória – Ação de recuperação do arquivo do IFRS campus Porto Alegre. O edital viabiliza o uso do TED/AN para sete bolsas de extensão até o mês de setembro de 2025, sendo que os bolsistas selecionados irão participar das diferentes etapas do processo de tratamento do acervo. Além disso, é esperado que contribuam na divulgação das atividades à comunidade, contribuindo para uma conscientização do patrimônio histórico-cultural da EPT.
Em termos de materiais de consumo e infraestrutura, foram adquiridos novos insumos e instrumentos de trabalho. Bisturis de corte e calosidade, lâminas, pinças, espátulas e sal quaternário de amônio foram comprados a partir do PAIEX contemplado pelo Edital Proex n.º 18/2024. Por sua vez, a equipe remanejou toda a sala de operações, tendo recebido novas mesas em aço inox no dia 19/11. A mudança trouxe mais espaço e um melhor fluxo dentro da sala, contribuindo, inclusive, para a secagem dos documentos. As mesas são adequadas para o processo, sendo adquiridas com recursos do TED/AN.