Metadados
Número de registro
261324.1344.276289.02032017
Título
Programando Fácil: Conhecendo a Computação
Data inicial
31 de julho de 2017
Data final
30 de dezembro de 2017
Coordenadora/Coordenador
Fundo/Unidade do IFRS
Dimensão
Extensão
Descrição
Esta proposta tem por objetivo proporcionar aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental, bem como os alunos do Ensino Médio, das escolas da região, um primeiro contato com a Computação, através do desenvolvimento do raciocínio lógico com o uso de ferramentas da Tecnologia da Informação. Desta forma, pretendemos apresentar aos alunos um pouco do universo que envolve a grande área da informática, a fim de contribuir para o seu conhecimento, e a fim de divulgar o curso Técnico de Informática do IFRS Campus Osório, e o curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Neste sentido, o objetivo deste projeto será contribuir para a consolidação do conhecimento dos alunos (tanto dos alunos bolsistas participantes quanto dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio), oferecendo oficinas de programação, de forma lúdica, envolvendo o uso de jogos e o raciocínio lógico. Para isso, pretende-se trabalhar em uma parceria desenvolvida com a Universidade Feevale, que vem aplicando um projeto similar (chamado de Logicando) na região que abrange o Vale dos Sinos e o vale do Paranhana. Dentre os resultados, espera-se que os alunos conheçam um pouco de programação, a fim de que possam desenvolver o próprio jogo através de sites como code.org e scratch.mit.edu, contribuindo positivamente para a desenvolvimento do raciocínio lógico, oferecendo e compartilhando momentos de aprendizado e trocas de experiências junto aos professores e alunos bolsistas participantes.
Palavras-chave
Ferramentas de Tecnologia da Informação | Programação | Raciocíno Lógico
Público-alvo
Alunos do IFRS – Campus Osório, alunos das séries finais do ensino fundamental das escolas da região que abrange a cidade de Osório e cidades vizinhas, bem como professores os professores destes alunos. A quantidade de alunos atendidos nas escolas poderá variar de 20 a 40 alunos por oficina, de acordo com a disponibilidade de computadores dos laboratórios de informática. Quando as oficinas forem oferecidas no IFRS Campus Osório, cada turma terá no máximo 30 alunos, observando sempre os limites de capacidade da instituição para as oficinas.
Situação
Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato/observações
Prof. Anelise e alunos bolsistas. Prof. Sandra (Feevale). Prof Fernanda (Matemática) - Instituto Estadual de Educação Barãod e Tramandaí. Prof. Juliana (vice-diretora) - Instituto Estadual de Educação Barãod e Tramandaí.
Sistema de registro
SIGProj
Responsável pelo Registro
NuMem/IFRS
