Lei de criação dos Institutos Federais e vinculação ao IFRS

O Campus Rio Grande, assim como Bento Gonçalves, Sertão e Porto Alegre é uma das unidades mais antigas do IFRS. Sua origem advém do Colégio Técnico Industrial (CTI) criado em 1964 junto à Escola de Engenharia Industrial, futuramente FURG. Possui, portanto, uma história de décadas de atuação na Educação Profissional junto à comunidade. A partir da publicação da lei nº11.892 que reorganizou a Educação Profissional e Tecnológica no país, o CTI passou a integrar o IFRS. Nesse período foram criados e estruturados novos cursos – em especial os superiores de tecnologia – que após o período de transição de desvinculação da FURG, que durou até 2013, passaram a ser plenamente integrados ao quadro de formação do Campus.