Campus Canoas iniciou as atividades letivas

27 de agosto de 2010

Ocorreu na sexta-feira, dia 27 de agosto, nos turnos da manhã e da tarde, a recepção aos alunos dos cursos técnicos subsequentes em Eletrônica e Informática, além de integrado em Manutenção e Suporte em Informática na modalidade PROEJA, os quais compõem as cinco primeiras turmas da instituição. Os alunos foram recebidos pelos servidores na sede do campus e a abertura do semestre foi realizada pela Diretora Geral Janete Jachetti, que destacou a importância deste momento histórico para o município de Canoas, dotado de uma escola técnica federal. O Vice-diretor Geral e Diretor de Ensino do Campus Porto Alegre, Júlio Xandro Heck, apresentou a história e a estrutura do IFRS. Para ele, “o Campus Canoas, por sua situação geográfica e demográfica, em pouco tempo terá uma grandeza incrível em termos de referência educacional. É o campus de maior potencial existente hoje”. Outrossim, Paulo Roberto Sangoi, Diretor Geral do Campus Porto Alegre, fez-se presente à tarde para prestigiar o evento e dar boas-vindas aos discentes.

O Diretor de Ensino do Campus Canoas, Adão Antônio de Souza Junior, apresentou as perspectivas e os desafios em educação, ciência e tecnologia para Canoas. Também se apresentaram os educandos, os servidores que compõem o corpo docente e técnico-administrativo do campus, além dos coordenadores de curso, que posteriormente levaram os alunos a suas respectivas salas para solucionarem dúvidas específicas sobre seus cursos. Estes puderam, ainda, conhecer as dependências do recém-formado Campus Canoas.

A aluna Bianca Dias Machado, do Curso Técnico Subsequente em Eletrônica, relatou que, dentre os motivos que a levaram a ingressar na instituição, estavam a necessidade de qualificação e de um melhor desempenho profissional, além da influência recebida do irmão, que cursava Engenharia Elétrica. “Minha expectativa aqui é de receber conhecimentos necessários à minha profissionalização e ao meu ingresso no mercado de trabalho”, afirma Bianca.

Já Ana Maria de Oliveira Correia, do Curso Técnico Subsequente em Informática, afirmou estar em busca de aprendizado, atualização e crescimento profissional. “Estou interessada no processo de criação existente na Informática”, afirmou a aluna, que observou essa oportunidade como essencial aos que não possuem condições financeiras para investir em sua formação. (Texto publicado originalmente no antigo site do IFRS – Campus Canoas).

Sentada ao centro, a Diretora Geral Janete Jachetti.
Discente Ana Maria de Oliveira Correia, do Curso Técnico Subsequente em Informática.
Discente Bianca Dias Machado, do Curso Técnico Subsequente em Eletrônica.