Alunos e professores do curso Técnico em Manutenção e Suporte de Informática visitam a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre e conversam com o escritor Moacyr Scliar

novembro de 2010

Dentro da programação da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorreu entre 29 de outubro e 15 de novembro, os alunos do curso Técnico em Manutenção e Suporte de Informática do Campus Canoas conversaram com o médico e escritor Moacyr Scliar. Renomado escritor gaúcho, Scliar tem inúmeros livros publicados no Brasil e traduzidos para vários idiomas. A aluna Daniela Morais Bica perguntou ao escritor sobre como foi sua posse na Academia Brasileira de Letras. O escritor disse que a Academia prima pela formalidade, mas ele quebrou o protocolo, pois seu discurso de posse foi autêntico e informal, já que não o escreveu previamente.Depois da conversa, os alunos, juntamente com as professoras Cimara Valim, Fabiana Fidelis, Cristiane da Silva, Daniela Rodrigues da Silva e os professores Romir Rodrigues, Marlon Andre da Silva e Cláudio Leite, visitaram a Feira, onde tiveram a oportunidade de apreciar e comprar livros. Matheus Meneguetti comprou um livro de dúvidas gramaticais do professor Pasquale, pensando em melhorar sua escrita. Emerson Peres Dias é apaixonado pelo livro O cortiço e comprou uma versão em quadrinhos do romance, editado pela Escala Educacional. Já o aluno Eduardo Villa Nova obteve no estande da Secretaria Estadual do Meio Ambiente um DVD sobre as nascentes dos rios do Rio Grande do Sul, assunto pelo qual se interessa muito. Os professores compraram livros de suas respectivas áreas e também livros de literatura para doarem para o projeto Biblioteca do Proeja, que estimula que cada aluno leia pelo menos um livro de literatura por mês. A visita à Feira foi uma ótima forma de incentivar os alunos para a leitura e permitiu que todos compartilhassem seus gostos literários. (Texto publicado originalmente no site do Campus Canoas: http://www.canoas.ifrs.edu.br/site/conteudo.php?cat=1&sub=104 ).

Estudante Matheus Meneguetti pede autógrafo ao escritor Moacyr Scliar.
Estudante Emerson Peres Dias comprou o livro O cortiço na versão em quadrinhos.
Os estudantes visitaram os estandes e compraram livros motivados pelos professores.