Estudantes do Campus Canoas participam de Olimpíada Internacional de Matemática

10 de abril de 2015

No final da tarde de sexta-feira, dia 10 de abril, estudantes do Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), participaram da fase única da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. A prova, de acordo com as regras da organização, foi realizada em grupo e teve uma hora e meia de duração. Participaram 11 estudantes convidados dos quartos anos dos cursos Técnico em Administração e Técnico em Informática, ambos integrados ao Ensino Médio.

De acordo com a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, Jaqueline Molon, e a Diretora de Ensino do Campus Canoas, Cristiane Silva da Silva, a participação no evento foi um desafio para os estudantes, uma vez que o campus foi convidado a participar há apenas uma semana.

– Fomos informados do evento pela Pró-reitoria de Ensino do IFRS e, como vimos que ainda dava tempo de se inscrever, decidimos que seria uma boa oportunidade para estimular nossos alunos, mesmo sem muito tempo para nos prepararmos – explicou Cristiane.

–  É também uma chance de desenvolvermos o trabalho em equipe e o espírito de grupo, uma vez que a prova é colaborativa [em grupo]. É um desafio, mas temos certeza de que também é uma ótima experiência – destacou Jaqueline.

As provas ocorreram em 30 países, além do Brasil, em horários diferenciados, mas no mesmo dia. O teste foi composto de 13 questões dissertativas sendo que uma delas deveria ser respondida em uma língua estrangeira (espanhol, inglês ou alemão), na escolha da equipe de estudantes.A competição foi criada na França em 1990 e passou a ter a participação de estudantes brasileiros em 2010. Nesta edição, em todo o mundo, era prevista a participação de cerca de 244 mil estudantes. As questões foram formuladas de modo a estimular a imaginação, a racionalização e a formalização de situações cotidianas e também a diversão, a iniciativa pessoal, a organização e a cooperação. A premiação ocorre por meio de medalhas. O resultado da competição deve ser divulgado no dia 9 de junho. Saiba mais acessando o site do evento. (Notícia publicada originalmente no site do Campus Canoas).

Estudantes no momento da prova.