Pular para o conteúdo
Início do conteúdo

Falecimento de Reitor Osvaldo Casares Pinto

2 de dezembro de 2017

Reitor Osvaldo Casares Pinto em sua mesa de trabalho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) perdeu o Magnifico Reitor, professor Osvaldo Casares Pinto, na manhã de 02 de dezembro de 2017.

Osvaldo tinha 55 anos, natural de Rio Grande. Atuou no magistério por mais de 34 anos, sempre na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, e pela mesma instituição: o Colégio Técnico Professor Mário Alquati, hoje Campus Rio Grande do IFRS. Se orgulhava por ter sido estudante da Rede Federal e lutou contra um câncer há mais de um ano.

Graduado em engenharia civil (1986) e matemática (1988) pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Possuía especialização na área de engenharia civil (1989) pela Furg, mestrado (1993) e doutorado (1999) na mesma área pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Foi Diretor-geral do Campus Rio Grande por dois mandatos (2009 a 2013) e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS por três anos (2013/2015).

O reitor foi eleito pelos servidores e estudantes no pleito realizado no dia 8 de outubro de 2015 e recebeu posse no dia 18 de fevereiro de 2016, pelo então Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Em seu discurso de posse, o reitor agradeceu à comunidade pelo reconhecimento do seu trabalho, quando expressou: “São 33 anos trabalhando para a Rede Federal. Tomo posse com o intuito de continuar a expansão para possibilitar que um número cada vez maior de pessoas tenha a chance de frequentar um instituto federal”.

Os atos fúnebres foram realizados no átrio da Reitoria do IFRS, em Bento Gonçalves – Rua General Osório, 348. Em Rio Grande, sua cidade natal, os atos fúnebres foram realizados no dia 03, no anfiteatro Earle Barros do Campus Rio Grande – Rua Engenheiro Alfredo Huck, 475.

O IFRS decretou luto oficial de três dias.

A comunidade do IFRS agradece pelo seu comprometimento para com a instituição e por sua atuação em busca do fortalecimento do Ensino público, gratuito e de qualidade.

Atualizado em: 27 de julho de 2020 às 08:58
Fim do conteúdo