Mostra Cultural teve exposição, roda de leitura, teatro e música

17 de outubro de 2015

Paralelamente à 1ª Feira das Profissões, ocorreu no sábado, dia 17 de outubro de 2015, outra edição da Mostra Cultural no Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Estudantes de vários projetos culturais promoveram exposição de fotografias e ilustrações, reeditaram o programa Roda Leitura, apresentaram uma peça teatral e as atividades se encerraram com a apresentação da banda do campus.

TEATRO

Criada em 2014, a oficina de teatro do Campus Canoas apresentou pela segunda vez a peça O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. De acordo com a coordenadora do programa, a aluna Brenda Karoline Cruz Nogueira, 17 anos, estudante do curso de Administração Integrado ao Ensino Médio, até então, o grupo apresentava esquetes separadas e, a partir de 2015, passou a interpretar uma peça completa. As apresentações também ocorreram em outras escolas que convidam o grupo.

Segundo Brenda e o coordenador do projeto, professor Gustavo Neuberger, os dez alunos envolvidos resolveram interpretar para ir além do currículo normal.

– O teatro ajuda o ser humano a se desenvolver. Precisamos de mais do que os conhecimentos de sala de aula para enfrentar o mercado de trabalho e situações da vida. Alguns de nossos colegas eram bastante tímidos e tinham dificuldades de se expressar. Hoje nota-se uma melhora muito grande – explica a estudante.

A peça foi encenada no saguão central e durou 40 minutos arrancando, no final, aplausos da plateia.

RODA LEITURA

O projeto Roda Leitura foi um dos mais apreciados pelos estudantes do campus. Por meio dele, conseguiram compartilhar as suas experiências no mundo da literatura. Enquanto um lia e comentava suas impressões, os outros ouviam atentos, comendo pipoca e se deliciando não só com o cereal, mas com as palavras.

A ação cultural contribuiu para o desenvolvimento das mais diversas formas de leitura do mundo e valorizou o patrimônio artístico-cultural, utilizando espaços responsáveis por ampliar o prazer pela leitura.

BANDA

A banda do Campus Canoas neste sábado teve a seguinte formação:

• Matheus Rodrigues (vocal)
  • Luigi Oliveira (bateria)
  • Leonardo Job (guitarra)
  • Rafael Finkler (guitarra)
  • Leonardo de Souza (contrabaixo)

(Notícia publicada originalmente no site do Campus Canoas: http://www.canoas.ifrs.edu.br/site/conteudo.php?cat=1&sub=1052 )

Roda de leitura durante a Mostra Cultural.
Banda do Campus Canoas.
Exposição fotográfica realizada durante a Mostra Cultural.