Entre os dias 03 e 04 de outubro de 2023 ocorrerá o I Encontro NuMem/IFRS: História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo Núcleo de Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, com objetivo discutir a história e a memória da educação profissional e tecnológica no Brasil.
Apresentação
O I Encontro NuMem/IFRS: História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo Núcleo de Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul tem por objetivo discutir a história e a memória da educação profissional e tecnológica no Brasil.
Com o tema Memórias e Acervos da Educação Profissional e Tecnológica, o evento é direcionado aos estudantes, servidores e pesquisadores/extensionistas de instituições de Ensino Técnico e Tecnológico, assim como pesquisadores e instituições vinculadas à História da Educação de todo o Brasil. As pesquisas e ações apresentadas devem contribuir para a conscientização histórica e o desenvolvimento de ações de cidadania e políticas voltadas ao aprimoramento do ensino profissional no País.
O evento será realizado entre os dias 03 e 04 de outubro de 2023 em formato virtual, durante esse encontro serão apresentados estudos, pesquisas e ações de extensão, que tratam da valorização e da salvaguarda do patrimônio histórico educativo, empregando documentos e referenciais teóricos da cultura escolar, da história institucional, da história do currículo, da história das disciplinas e da história dos profissionais da Educação e dos estudantes, que são categorias de investigações empregadas nos projetos de memória e história da educação profissional e tecnológica.
Nesse encontro, profissionais de diferentes áreas do conhecimento estarão reunidos durante esses dois dias para discutir as interfaces entre arquivos escolares e os documentos de registros de entrevistas, de modo a gerar publicações de textos científicos para a preservação da memória e o aprimoramento da educação profissional e tecnológica.
O encontro será realizado através de palestras, mesas redondas e sessões de comunicações.
Serão bem-vindas submissões de trabalhos sobre a História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente as que contemplem a temática do evento. Entre os trabalhos esperados, encontram-se:
– História e memória institucional (instituições e campi);
– História dos profissionais da Educação e dos estudantes;
– Patrimônio escolar;
– História de culturas escolares da EPT;
– Arquivos e História da Educação Profissional;
– História do Trabalho e Educação;
– Experiências de História Oral na EPT.
Os artigos apresentados e aprovados nas sessões de comunicação serão publicados em livro eletrônico.
CONTAMOS COM SUA PARTICIPAÇÃO!
Cronograma e inscrições
- Submissão de resumos de trabalhos: de 24 de maio a 31 de agosto de 2023 –
formulário de inscrição apresentação de trabalhos(inscrições encerradas) - Cartas de aceite:
até10 de setembro de 2023até 15 de setembro de 2023 – ATENÇÃO! CARTAS DE ACEITES ENVIADAS POR E-MAIL! - Programação das sessões de apresentação: até 19 de setembro de 2023
- Inscrições ouvintes:
até 15 de setembro de 2023até 25 de setembro de 2023 –formulário de inscrição ouvintes(inscrições encerradas) - Evento: 03 e 04 de outubro de 2023.
- Envio de trabalhos completos para publicação e-book do evento (com ISBN): até
31 de janeiro de 202419 de fevereiro de 2024. - E-book do evento em produção: disponível a partir de 15 de novembro de 2024.
Volume 1 – ISBN 978-65-5950-194-6, Volume 2 – ISBN 978-65-5950-195-3, Volume 3 – ISBN 978-65-5950-191-5
Programação
Transmissão via Canal do Núcleo de Memória do IFRS no YouTube (www.youtube.com/@nucleodememoriaIFRS): abertura, palestra e mesas redondas (em breve serão disponibilizadas)
Apresentações de trabalho (restrito aos apresentadores): Google Meet previamente encaminhado aos participantes
Caderno de Resumos já se encontra disponível no link:
03 de outubro de 2023
14h – Abertura e Conferência abertura do evento
Conferência de Abertura: O Trabalho como Fonte de Pesquisa – “O Rio dos Trabalhadores” e a História de Trabalho-educação
Profa. Dra. Maria Ciavatta – Professora Titular em Trabalho-educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense
Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1967) e em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1960), Mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas – RJ (1978) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990). Pós-doutorado em Sociologia do Trabalho em El Colegio de México, México, DF, (1994-95), na Università degli Studi di Bologna, Itália (1995-96) e no Departamento de Filosofia da La Sapienza Università di Roma, Itália (2017). Foi professora visitante na Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008 a 2013). Pesquisadora Sênior pelo CNPq. Coordenadora do Grupo THESE – Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF-UERJ-EPSJV-Fiocruz) (Currículo Lattes)
Link transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=pXycTGf6GW0
16h até 18h – 1.ª Sessões de apresentação de trabalhos
19h – Mesa Redonda: Acervos em Educação Profissional e Tecnológica
- Profa. Dra. Olivia Morais de Medeiros Neta – Centro de Educação UFRN/PPG em Educação Profissional IFRN – Currículo Lattes
- Profa. Dda. Júlia Naomi Kanazawa – Centro Paula Souza/SP – Currículo Lattes
- Link transmissão: https://youtube.com/live/79VwJCXbZHg
Licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista. Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo. Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas. Docente da Etec Cônego José Bento / CEETEPS-SP. Professora coordenadora de projetos no Centro Paula Souza. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional do Centro Paula Souza. Integrante do Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação – MEMÓRIA, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem. Atua como pesquisadora nos seguintes temas: história e memória da educação profissional, cultura material escolar e imigração japonesa.
Doutorado em Educação, mestrado em História e graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista Produtividade em Pesquisa – PQ 2/CNPq. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte exercendo o cargo de Pro-reitora Adjunta de Pesquisa (2023-atualidade). É professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Defensora da escola pública e sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Editora da Revista Brasileira de História da Educação (ISSN 2238-0094), Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (ISSN 1983-0408) e History of Education in Latin America – HistELA (ISSN 2596-0113). Coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE-ANPEd) e vice-coordenadora do Laboratório de História e Memória da Educação (Lahmed/UFRN). Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em história da educação, teoria e metodologia da história, historiografia e educação profissional.
04 de outubro de 2023
9h30min às 12h30min – 2.ª Sessões de apresentações de trabalhos
14h às 18h – 3.ª Sessões de apresentações de trabalhos
19h – Mesa Redonda: Experiências de história e memória da Educação Profissional e Tecnológica
- Profa. Dra. Maria Cristina Caminha de Castilhos França – PPG Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) IFRS Campus Porto Alegre – Currículo Lattes
- Prof. Dr. Mário Lopes Amorim – PPG em Tecnologia e Sociedade UFTPR – Currículo Lattes
- Link transmissão: https://youtube.com/live/v1WOb9fLVlo
Estágio pós-doutoral no Banco de Imagens e Efeitos Visuais (Biev) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGECi/UFRGS). Editora-chefe da Revista ScientiaTec (IFRS). Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Trabalho (CNPq/IFRS).
Professor Titular da Graduado em História pela Universidade Federal do Paraná (1986), mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Paraná (1992), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2004), com pós-doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Ingressou na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 1996, onde atualmente é professor titular do Departamento Acadêmico de Filosofia e Ciências Humanas, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), e chefe do Departamento de Patrimônio Histórico da referida universidade. Tem experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação profissional, educação profissional e tecnológica, ciência tecnologia e sociedade (CTS).
Sessões de apresentação de trabalhos
– As sessões ocorrerão através da plataforma Google Meet, sendo que o link será enviado ao e-mail dos autores dos trabalhos até a véspera dia da apresentação;
– Informamos que os apresentadores devem estar cinco minutos antes do horário de início de sua sessão;
– Em caso de queda do apresentador durante a sessão, será aguardado seu retorno até dois minutos, a fim de retomar a apresentação. Caso não retorne a tempo, a Comissão Avaliadora passará ao próximo trabalho. Se nesse período, o apresentador voltar à sessão, aguardará que a Comissão Avaliadora o autorize a terminar sua exposição;
– Os apresentadores devem permanecer até o final da sessão;
– As atividades são restritas aos apresentadores de suas respectivas sessões.
– Tempo de apresentação por trabalho: 15 minutos
- Modelos de template em formato PPT (não obrigatório, o apresentador pode fazer seu próprio modelo)
- Logo do evento
- Caderno de Resumos
03/10/2023 – 16h até 18h – 1.ª Sessões de apresentação de trabalhos
Arquivos e História da Educação Profissional (sessão I)
Coordenadoras: Maria Augusta Martiarena de Oliveira (NuMem Campus Osório) e Cristine Stella Thomas (NuMem Campus Porto Alegre)
Número trabalho | Título (do trabalho) | Autor principal | Instituição e campus/departamento |
---|---|---|---|
21 | Histórias e memórias docentes em formação | Nahara Moewius | Instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Feliz |
37 | HISTÓRIA E MEMÓRIA DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA – CAMPUS ILHÉUS (2011-2021): UMA VISÃO A PARTIR DE DOCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO | Anna Karenina Santos da Silva Moura | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Ilhéus |
57 | NUMEM E ENOTECA: A VITIVINICULTURA BRASILEIRA ENGARRAFADA | Maria Eduarda Alves Berbert | IFRS Campus Bento Gonçalves – Estudante Curso Técnico Viticultura e Enologia |
82 | Catalogação de acervos fotográficos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Osório | Giulia Marques Alves | Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Osório |
38 | Fontes Digitais: Uma análise acerca das Redes sociais e Acervos digitais na História da Educação | Keila da Silva Souza | IFRS – Campus Osório |
42 | A utilização do Instagram na divulgação do NuMem – Projeto Fatos e Fotos IFRS Porto Alegre | Michelle Leal Racheli da Silveira | IFRS Porto Alegre |
Experiência e vivências da História e Memória da EPT (sessão I)
Coordenadores: Marcelo Vianna (NuMem/IFRS) e Luciana de Oliveira (IHGRGS)
Número trabalho | Título (do trabalho) | Autor principal | Instituição e campus/departamento |
---|---|---|---|
60 | Campus Ibirubá: resgatando o passado. | Marcus Vinicius da Costa | IFRS-Campus Ibirubá |
85 | RESGATE DA TRADIÇÃO TEATRAL NO IFPE: QUASE 100 ANOS DE HISTÓRIA | Mário Luiz do Nascimento Júnior | Universidade Federal de Pernambuco – Campus recife; Instituto Federal de Pernambuco – Campus recife |
76 | Uma história de democracia, luta e resistência: os 10 anos do IFRS – Campus Alvorada | Guilherme Brandt de Oliveira | IFRS – Campus Alvorada |
17 | MEMÓRIA INSTITUCIONAL: O RESGATE DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO IFFAR CAMPUS SANTA ROSA EM MAIS DE UMA DÉCADA DE ATUAÇÃO | JOICE MARIA DULLIUS | INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA / DIREÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO |
19* | A educação tecnológica no extremo norte brasileiro: 30 anos do Instituto Federal de Roraima | Vagner Basqueroto Martins | Universidade Estadual de Maringá/Programa de Pós-Graduação em História |
90 | REVIVENDO MEMÓRIAS: MEMORIAL DO IFRS – CAMPUS SERTÃO (2018-2020) | Luciana da Costa de Oliveira | IHGRGS |
Memória e Patrimônio da EPT: análises e práticas educativas (sessão I)
Coordenadores: Fábio Krzysczak (NuMem Campus Erechim) e Marcos Vinícius Luft (NuMem Campus Veranópolis)
Número trabalho | Título (do trabalho) | Autor principal | Instituição e campus/departamento |
---|---|---|---|
31 | MEMÓRIAS DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFRS CAMPUS ERECHIM | Giovane Rodrigues Jardim | IFRS/ Campus Erechim/ Departamento de Ensino |
62 | O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: EXPECTATIVAS E POSSIBILIDADES | JORDANE PEREIRA DA SILVA | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS |
5 | PROJETO DE ENSINO: MEMÓRIAS DO MEU LUGAR EM MINAS GERAIS | José Simplício | IFNMG/Campus Teófilo Otoni/Depto. Ensino |
24 | A FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS: O QUADRO DE EGRESSOS | Milena Guedes do Espirito Santo | Universidade Federal do Pará – UFPA, Campus Universitário de Abaetetuba. |
49 | “Caminhos da educação em Porto Alegre: entre o consagrado e o esquecido” | Guilherme Rodrigues Bierka | UFRGS – FACED |
04/10/2023 – 9h30min às 12h30min – 2.ª Sessões de apresentações de trabalhos
Experiência e vivências da História e Memória da EPT (sessão II)
Coordenadores: Sandra Cristina Donner (NuMem Campus Canoas) e Marcos Vinícius Luft (NuMem Campus Veranópolis)
Número trabalho | Título (do trabalho) | Primeiro autor | Instituição e campus/departamento |
---|---|---|---|
27 | RECORDANDO MÉMORIAS DA MORADIA ESTUDANTIL DO IFFAR – CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL | Margarete Dorneles Saucedo | Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul |
9 | A Experiência do Trote | Leila de Almeida Castillo | IFRS campus Canoas/Ensino |
22 | “UM POUCO DE MIM E UM POUCO DAQUI”: O CAMPUS PINHEIRAL ENTRE RELATOS E MEMÓRIAS | MARCELA MARTINS FOGAGNOLI ERTHAL | IFRJ/CAMPUS PINHEIRAL |
2 | CAMPI CENTENÁRIOS DO IFAL COMO LUGARES DE MEMÓRIA E DE IDENTIDADE: A PRODUÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO COMO INSTRUMENTO DE PRESERVAÇÃO INSTITUCIONAL | Gerônimo Vicente dos Santos | Instituto Federal de Alagoas – Campus Benedito Bentes |
70 | Núcleo de Memória do Campus Restinga | Naomi Gomes Amaro Dias | IFRS Restinga |
81 | Projeto de Extensão – INSIGNAR | Jerônimo Silveira Maiorca | IFRS – Campus Rio Grande / NUMEM |
História e Memória da EPT
Coordenador: Marcelo Vianna (NuMem/IFRS)
Número trabalho | Título (do trabalho) | Primeiro autor | Instituição e campus/departamento |
---|---|---|---|
29 | Trajetória do ensino profissional agrícola no Brasil: legislação e instituições (1910-1946) | Bruno Santos Conde | Universidade Federal do Espírito Santo/PPGE |
78 | As Escolas Técnicas Federais na implantação da Lei nº 5.692/1971 | Tainá da Silva Bandeira | PPGEP/IFRN |
35 | Educação Profissional e Tecnológica: uma modalidade sob a aparência de Rede muito recente. | Graziella de Camargo da Costa | Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Santa Maria |
80 | Uso da história oral para o registro das memórias sobre o processo de formação dos Institutos Federais | Marcelo Vianna | NuMem/IFRS |
39 | Narrativas memoriais da constituição dos Institutos Federais: Uma análise de dissertações do Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | Eduardo Pereira dos Santos | IFFar – Campus Jaguari/Discente – Mestrado do ProfEPT |
48 | ALGUNS MOMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) ATÉ A CONCEPÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS | Lucinda Arsego | Universidade de Caxias do Sul |
11 | História da Educação Profissional e as perspectivas geradas sobre os Cursos Técnicos | Renata de Souza Pires | PUC-Campinas |
Memória e Patrimônio da EPT: reflexões e práticas de divulgação
Coordenadoras: Maria Augusta Martiarena de Oliveira (NuMem Campus Osório) e Cristine Stella Thomas (NuMem Campus Porto Alegre)
Número trabalho | Título (do trabalho) | Primeiro autor | Instituição e campus/departamento |
---|---|---|---|
14 | Podcast Memória IFSP: difusão de histórias e memórias institucionais e coletivas | Fernanda Ferreira Boschini | Instituto Federal de São Paulo – IFSP |
63 | HISTÓRIA E MEMÓRIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO | MARILSA APARECIDA ALBERTO | CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MNEIRO |
52 | Diálogo entre Lugares de Memória Escolar: Reflexões sobre a Preservação do Patrimônio Educativo | Danielle Brum Ginar Telles | UFRGS PPGEDU |
64 | Memória e Patrimônio Histórico-Educativo do IFPE: o edifício da Escola de Aprendizes Artífices de Pernambuco | Lêda Cristina Correia da Silva | IFPE Campus Recife |
47 | UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DA PARCERIA ENTRE O IFRS E O PNMO ATRAVÉS DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO | Rosangela Leal Bjerk | IFRS- Campus porto Alegre – ProfEPT |
4 | Espaço Memória do IFAM – Campus Manaus Distrito Industrial. | Sarley de Araújo Silva | Campus Manaus Distrito Industrial/DES |
Memória e Patrimônio da EPT: análises e práticas educativas (sessão II)
Coordenadores: Caroline Cataneo (NuMem Reitoria) e Fábio Marçal (NuMem Campus Alvorada)
Número trabalho | Título (do trabalho) | Primeiro autor | Instituição e campus/departamento |
---|---|---|---|
28 | Análise dos Movimentos de Sentidos sobre valorização profissional dos Cursos de Pedagogia do IFRS. | Luiza da Silva Braido | Universidade Federal de Santa Maria/ Campus Santa Maria |
36 | Análise dos Movimentos de Sentidos sobre experiências de um bolsista em um evento sobre Educação Profissional e Tecnológica | Gabriel Ávila Bagolin | Universidade Federal de Santa Maria (Campus Santa Maria) / Educação |
79 | Ensino de história e literatura: o residência pedagógica como espaço de criação. | Larissa Azevedo da Silva | UFPEL |
43 | OS ESPAÇOS DE MEMÓRIA COMO FONTE CIENTÍFICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS DE LICENCIANDAS | Amanda Vitória Santos da Silva | Universidade Federal de Pernambuco/campus Recife/Centro de Filosofia e Ciências Humanas |
88 | MEMÓRIA E PATRIMÔNIO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: CAMINHOS NO ENSINO DE HISTÓRIA | Maria Clara Asfora de Azevedo | UEPB – Universidade Estadual da Paraíba. Campus I |
68 | PATRIMÔNIO ESCOLAR IMATERIAL: A FESTA DE REIS DE QUEIMADAS – PB COMO RECURSO DIDÁTICO EDUCACIONAL PARA A EXPOSIÇÃO DE ASPECTOS DA HISTÓRIA LOCAL. | Milena Araújo de Souza | Universidade Estadual da Paraíba, Campus I / Departamento de História |
04/10/2023 – 14h às 18h – 3.ª Sessões de apresentações de trabalhos
Arquivos e História da Educação Profissional (sessão II)
Coordenador: Marcelo Vianna (NuMem/IFRS)
Número trabalho | Título (do trabalho) | Primeiro autor | Instituição e campus/departamento |
---|---|---|---|
26 | O Instagram como mediação no estudo da Educação Profissional e Tecnológica | Bruna Helfenstein Zanardo | IFRS, Campus Porto Alegre |
33 | O gosto pelo guardar: reflexões sobre os arquivos pessoais que habitam o Memória Faced/UFRGS | Dóris Bittencourt Almeida | UFRGS – Faculdade de Educação |
34 | Centro de Memória Dr. Edison João Geraissate (2016): lugar de guarda de artefatos do ensino técnico agrícola e de realização de pesquisas e estudos. | Ednéia Chinellato | Etec João Jorge Geraissate |
54 | Possibilidades a partir do acervo escolar do Colégio Estadual Pedro Colbachini, Nova Bassano/RS | Gisele Belusso | UCS/PPGEDU |
71 | ACERVOS E FONTES NA PESQUISA EM HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Alzenir Souza da Silva | PPGEP-IFRN |
74 | O repositório digital do Núcleo de Memória do IFRS: contribuições para história da Educação Profissional e Tecnológica | Marcelo Vianna | NuMem/IFRS |
51 | HISTÓRIA, MEMÓRIAS, ESQUECIMENTOS E RESGATES: O IFPE em sua gênese. | Solange Lopes de Alencar | IFPE-Campus Recife/CHMD |
História de culturas escolares
Coordenadora: Cristine Stella Thomas (NuMem Campus Porto Alegre) e Diana Patrícia Mauer (UERGS)
Número trabalho | Título (do trabalho) | Primeiro autor | Instituição e campus/departamento |
---|---|---|---|
8 | Projetos Pedagógicos de Educação Profissional e Tecnológica no IFSP campus Sorocaba: concepções, disputas e perspectivas no contexto da Indústria 4.0 | Fernando Silveira Melo Plentz Miranda | Universidade de Sorocaba, PPGE |
67 | AS ARTES COMO UM COMUM NA RELAÇÃO EDUCAÇÃO-COMUNIDADE | Gabriela Silva Morél de Oliveira | IFRS – Campus Osório/Uergs – Litoral Norte |
73 | Trajetórias e expectativas de futuro: um olhar sobre as experiências históricas | Naiara Migon | IFRS – Campus Sertão/ DAE |
53 | AS FESTAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ATENDIMENTO À INFÂNCIA COMO RITUAIS DE LEGITIMAÇÃO DE VALORES | Diana Patrícia Mauer | UERGS – Litoral Norte/PPGED |
45 | Análise dos Movimentos de Sentidos sobre a Iniciação Científica nos Institutos Federais Rio Grande do Sul. | Mirian Vargas de Alvarenga | Universidade Federal de Santa Maria/ Campus Sede Santa Maria – Programa de Pós-graduação em Educação |
87 | ANÁLISE DOS MOVIMENTOS DE SENTIDOS SOBRE O TEMA DA QUALIFICAÇÃO NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | Gislei José Scapin | Universidade Federal de Santa Maria |
86 | Residência Estudantil do IFRS – Campus Sertão | Vanessa Carla Neckel | IFRS – Campus Sertão/ Departamento de Assistência Estudantil |
30 | A HISTÓRIA ORAL: A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA | Márcia Cicci Romero | Universidade Federal de Uberlândia |
41 | A FORMAÇÃO POLÍTICA-IDEOLÓGICA DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA | Aline de Jesus Peixinho | Universidade Federal de Uberlândia |
75 | NORDESTE: CAMINHOS DE EDUCADORES E EDUCANDOS NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO | Nathan Frederico Taveira Silveira. | Universidade Estadual da Paraíba – Campus I. Departamento de História |
História e Memória das Mulheres na EPT
Coordenadoras: Luciana de Oliveira (IHGRGS) e Angela Beatriz Pomatti (MUHM)
Número trabalho | Título (do trabalho) | Primeiro autor | Instituição e campus/departamento |
---|---|---|---|
6 | Portos Capixabas: A modernização e Integração das mulheres nos trabalhos portuários | Gracineide Maria de Souza | UFES / PPGHIS |
10 | A professora Leolinda Figueiredo Daltro para deputada Constituinte no pleito de 1933 | Priscila Muniz Coutinho | Universidade Federal de Uberlândia / Programa de pós graduação em Educação |
20 | 3X4 – UM RETRATO DA FACE FEMININA NA DIREÇÃO DA ETEC FERNANDO PRESTES | Daniele Torres Loureiro | Etec Fernando Prestes – Centro Paula Souza |
61 | Fichas sociais de meninas na Escola Técnica Senador Ernesto Dornelles (Porto Alegre/RS, anos 1940): características e anseios das alunas | Natália Gil | UFRGS / Faculdade de Educação |
55 | Memórias, afetos e intercâmbios: experiências de professoras das Escolas Profissionais femininas | Juliana de Azevedo Pereira | Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis (Campus 1)/Departamento de Moda |
32 | Memórias de uma professora israelita: O percurso profissional e formativo de Matilde Groisman Gus | Fabiana Pinheiro da Costa | Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
44 | Professoras na Educação Profissional e Tecnológica? Análise sobre a inserção das mulheres no trabalho pedagógico do eixo Controle e Processos Industriais no IFRS. | Luisa Palma Menezes | UFSM – campus Sede |
77 | Além das Palavras: desvelando gênero nos memoriais acadêmicos (USP/Unicamp – 2000/2015) | Rafaela Duarte Vieira | Unesp / Assis |
História do Trabalho e Educação (sessão I)
Coordenador: Fábio Krzysczak (NuMem Campus Erechim) e Cristiano de Brum (PUCRS)
Número trabalho | Título (do trabalho) | Primeiro autor | Instituição e campus/departamento |
---|---|---|---|
84 | Espiritualidade, educação e trabalho na América Colonial: Jesuítas e Beneditinos | Bruno Freitas Carneiro | Universidade Salgado de Oliveira |
1 | A contribuição de Tarquínio de Sousa Filho para a Educação Profissional no Brasil | Érika Aparecida Corrêa | CEFET/Divinopolis-MG |
13 | O LICEU TRIÂNGULO MINEIRO E A ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO COMO OPORTUNIDADE DE TRABALHO. | Edilene Alexandra Leal Soares | Universidade Federal doTriângulo Mineiro |
18 | Preservação da Memória por meio do Fundo Pedro Braz: um personagem marcante do Instituto Federal de Sergipe. | Manuela do Nascimento Silva | Coordenadoria de Arquivo Histórico e Memorial (CAHISM) Reitoria – Instituto Federal de Sergipe IFS |
25 | AS DEMANDAS DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI) PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (1998 – 2022) | Fernanda Franz Willers | Universidade Federal de Uberândia – Campus Santa Mônica – Programa de Pós-Graduação em Educação |
56 | A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS JORNAIS EM POUSO ALEGRE/MG (1917-1930) | Giovane Silva Balbino | Faculdade de Educação – USP |
66 | O Ensino Industrial nos discursos dos intelectuais do Instituto de Organização Racional do Trabalho | Gabriela Botelho Braga/Irlen Antônio Gonçalves | Cefet /MG – Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica |
58 | História, memórias e perspectivas do Curso Técnico em Contabilidade da Escola Estadual Ensino Médio Campinas do Sul | Fabio Roberto Krzysczak | IFRS Campus Erechim |
40* | POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DA CULTURA ALEMÃ NA CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA CIDADE DE TAQUARA | Renan Ziglioli de Sousa | IFRS – Campus Porto Alegre |
História do Trabalho e Educação (sessão II)
Coordenadora: Caroline Cataneo (NuMem Reitoria)
Número trabalho | Título (do trabalho) | Primeiro autor | Instituição e campus/departamento |
---|---|---|---|
59 | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: ESTUDOS ACERCA DA HISTÓRIA DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PAROBÉ | Poty Emilio Ribeiro Silva | IFRS / Campus Porto Alegre |
69 | As concepções sobre ensino de desenho e educação profissional na obra ‘Geometria Prática Popular’ de Abílio César Borges | Sheila Vanessa Afonso de Loiola/Irlen Antônio Gonçalves | CEFET – Belo Horizonte/Programa Pós Graduação de Educação Tecnológica |
83 | DE COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL (CTI/ FURG) A INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS): HISTÓRIA, MARCAS INSTITUCIONAIS E SOCIAIS | Jerônimo Silveira Maiorca | IFRS – Campus Rio Grande/NUMEM |
89 | Tecnólogo em Viticultura e Enologia: fragmentos da história do primeiro curso superior público de Bento Gonçalves/RS (1988-1995) | Caroline Cataneo | IFRS – Reitoria |
15 | Relação entre arte e técnica na formação profissional e tecnológica: futuros pausados. | Sueli Soares dos Santos Batista | Centro Paula Souza |
72 | Os Engenheiros-educadores na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro | Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
65 | BIBLIOTECA CLÓVIS VERGARA: O DOCUMENTO, A HISTÓRIA ORAL REVELANDO A HISTÓRIA INSTITUCIONAL DE UM CENTRO DE INFORMAÇÃO | Suzinara da Rosa Feijó | Campus Porto Alegre / Biblioteca |
12* | Memórias e docência: vivência e experiência dos ex-professores do CEFORES. | Edilene Alexandra Leal Soares | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
50 | Era uma vez uma formatura: os convites e suas capacidades de relatar sobre a história do Curso de Pedagogia/UFRGS (1981—2017) | Gabriela Kohlrausch Henkel | UFRGS/FACED |
A planilha com as sessões de apresentação de trabalhos com autores completos pode ser acessada neste link: programação
Orientações submissão de trabalhos
Artigos completos: apenas para trabalhos que tiveram seus resumos aprovados e apresentados no evento – submissão até 31 de janeiro de 2024
- Orientações sobre formatação e modelo do texto completo disponível no link ao lado: modelo formato DOC
Organização e apoio
Caroline Cataneo (NuMem Reitoria)
Cristine Stella Thomas (NuMem Porto Alegre)
Fábio Krzysczak (NuMem Erechim)
Marcelo Vianna (NuMem e NuMem Alvorada)
Maria Augusta Martiarena de Oliveira (NuMem Osório e ProfEPT IFRS Porto Alegre)
Apoio: Pró-reitoria de Extensão
Contato
Dúvidas ou sugestões, não deixe de enviar ao nosso e-mail: [email protected]